Moontera
Adobe Experience Design

Adobe Experience Design, o programa para quem cria interfaces

Por Tiago Araújo a 14/Mar/2016

A Adobe lançou um novo software para a sua suite de aplicações, chama-se Adobe Experience Design e foi conhecido como Project Comet até então.

A Adobe lançou hoje para Mac OSx o seu novo software Adobe Experience Design. É um programa concebido a pensar em quem cria interfaces, sejam interfaces de websites, aplicações para smartphones, tablets, ou programas em geral.

O Adobe Experience Design está totalmente focado na criação de interfaces. Possui um ambiente idêntico a outros programas de design da Adobe, mas possui procedimentos que agradam bastante a quem cria interfaces. O Adobe Experience Design permite a edição ao pormenor, de determinados aspectos das interfaces criadas, mas também permite a edição em vários elementos semelhantes ao mesmo tempo.

Adobe Experience Design

Gestão de interface para diferentes plataformas no Adobe XD

O Adobe XD, iniciais do Adobe Experience Design, permite também o prenchimento automático de campos para a criação de protótipos. Por exemplo preencher um site de noticias com imagens, basta arrastar um conjunto de imagens para o desenho ao mesmo tempo, alterar a forma e dimensão de uma imagem, que todas as outras imagens arrastadas em simultâneo assumirão essa forma e dimensão.

Os exemplos dos métodos de trabalho do Adobe XD que visão facilitar a vida aos designers de interfaces são bastantes. Outra parte importante do XD é a capacidade de criar versões funcionais da interface, sem nenhuma linha de código por parte do designer. Ideal para apresentações a clientes, bem como apresentações internas às equipas de produção durante o desenvolvimento da interface.

Adobe Experience Design

Ligações e botões para a criação de protótipos no Adobe XD

O Adobe Experience Design vem também com kits de interfaces para aplicações Android, iOS e Windows.

Adobe Experience Design

Exemplos de interfaces para smartphones no Adobe Experience Design

O Adobe Experience Design está, para já, apenas disponível em ingles, bem como só pode ser instalado no sistema operativo da Apple, o OSx. Ainda não sabemos nenhuma informação sobre uma possivel versão do XD para plataformas Windows, ou, Linux (muito provavelmente Linux não terá). O Adobe Experience Design está incluído na Creative Cloud da Adobe, deverá aparecer disponível para quem já possui a subscrição do Photoshop, ou, Ilustrator.

Para mais informações sobre este software visite o site da Adobe dedicado ao XD.

Categoria: Noticias

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *