Moontera
Android N

Android N e todas as novidades

Por Tiago Araújo a 10/Mar/2016

O Google já disponibilizou a Developers Preview do Android N, a nova versão do sistema operativo Android para smartphones, tablets e derivados. Conheça todas as novidades do Android N, para já.

Android N é ainda um nome não oficial. Muitos apostam que esta versão Developers Preview será a base do Android Nuttela, este sim, possível nome oficial. Para já, sabemos que o nome oficial começará com a letra N, e sabemos também algumas das novidades base desse novo Android.

A versão Developers Preview do Android N já se encontra disponível para download. É um sistema operativo ainda em estado muito inicial, com vários problemas de estabilidade, como é normal em versões Developers Preview. Encontra a lista de dispositivos compatíveis com esta versão em baixo. Na data de lançamento final do Android N a lista de dispositivos será maior. É normal nas versões Developers Preview apenas fazerem parte da lista de dispositivos compatíveis os dispositivos mais recentes de cada categoria.

Dispositivos compatíveis com o Android N:

  • Google Nexus 6P;
  • Google Nexus 6;
  • Google Nexus 5X;
  • Google Nexus 9;
  • Google Pixel C;
  • Google Nexus Player;
Android N

Divisão do ecrã do Android N

Divisão do ecrã do Android N:

Entre as novidades, a que chama toda a atenção é a divisão do ecrã. Quer smartphones, quer tablets vão poder dividir os seus ecrãs com duas aplicações em simultâneo. O processo vai acontecer através do menu da multi-tarefa, que também sofreu algumas alterações ao nível do design.

Alterações na barra de notificações:

A barra de notificações é também outro ponto onde as alterações são visuais. Nesta versão do Android N é possível reparar que os ícones rápidos de definições estão mais pequenos e podem ser acedidos com mais facilidade. No entanto, a novidade da barra de notificações está nas próprias notificações. Estas agora possuem ainda mais informações, sendo possível tomar acções mais complexas a partir da própria notificação.

Android N

Alterações na interface da barra de notificações do Android N

Definições com submenu novo:

Outra novidade é a presença de um submenu nas definições. Este menu permitirá alterar entre separadores das definições com maior facilidade, até mesmo dentro das definições de um separador X, será possível alterar para um separador Y.

Modo Doze começa a economizar bateria assim que desliga o ecrã:

Doze foi talvez a principal novidade do Android 6.0 Marshmallow. No Android 7.0 N este sistema de poupança de bateria está mais refinado. Na versão actual o Doze consegue poupar uma boa quantidade de bateria sempre que é colocado em espera, mas demora algum tempo até o Android se considere em espera/modo de repouso. No caso do Android N, o Doze será activo imediatamente após desligar o ecrã do smartphone, ou, tablet. Permitindo assim que o Android N consiga começar imediatamente a poupança de bateria.

Estas são, para já, as principais novidades do Android N. A Google deverá revelar mais melhorias e novidades de funcionalidades do Android 7.0 N no futuro. Esta é ainda uma versão para desenvolvedores. Contêm vários erros e ainda é bastante instável. Não é aconselhável instalar o Android N num smartphone principal. Se for impaciente, e quiser instalar o Android 7.0 N num dispositivo Nexus compatível, pode encontrar o download da imagem do sistema no site do Android.

Categoria:Android

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *