Moontera
iPhone 6S

iPhone 6s com A9 da TSMC é até 50% mais eficaz que o A9 da Samsung (Chipgate)

Por Tiago Araújo a 09/Out/2015

O iPhone 6s e 6S Plus pode possuir um processador Apple A9 produzido pela Samsung, ou, pela TSMC. Espera que a sorte lhe dê um TSMC para o bem da sua bateria.

Os iPhone 6S e 6S Plus já foram lançados nos EUA à duas semanas, e na ultima semana os utilizadores depararam-se com um cenário pouco comum, processadores Apple A9 produzidos por empresas diferentes. Existem iPhones 6S e 6SPlus com um processador Apple A9 produzido pela Samsung, e outros com o mesmo processador produzido pela empresa TSMC. Não existe forma de saber qual é o processador de determinado iPhone, antes da compra.

Depois de ligar pela primeira vez o seu novo iPhone 6S, ou, iPhone 6S Plus, poderá instalar a aplicação Lirum, que permite saber qual é o seu Apple A9, o da Samsung, ou, o da TSMC. E como seria de esperar, existem diferenças de desempenho entre estas duas versões do Apple A9, com clara vantagem para o Apple A9 que é produzido pela TSMC. São vários os testes online do A9 da Samsung vs o A9 da TSMC. A grande diferença entre esses processadores está na eficiência, sendo o modelo da TSMC mais eficaz.

A eficácia do Apple A9 da TSMC resulta num aumento ligeiro na duração da bateria. Em alguns cenários a diferença chega até os 50% no nível da bateria, o que pode significar muitas horas de autonomia extra. Olhando para as especificações dos processadores, o Samsung A9 até deveria ser superior na eficiência, mas nos testes práticos isso não acontece. O modelo da Samsung foi fabricado segundo um processo de 14nm. Já o A9 da TSMC foi fabricado segundo o processo de 16nm. O TSMC é ligeiramente maior que o modelo da Samsung, e tendo em conta que o desempenho é igual, a arquitectura do A9 é igual, a diferença do TSMC pode estar neste ponto.

Já nos testes de desempenho, os mesmos iPhone 6S, mas com processadores diferentes, resultaram em eficiências distintas a rodar as mesmas aplicações em simultâneo. Por exemplo o Geekbench a correr em ambas as plataformas concluiu que o modelo da TSMC é 33% mais eficiente que o Samsung. Em consecutivas utilizações deste teste exclusivo do processador, o modelo da TSMC pode atingir uma diferença de 50%, face ao modelo da Samsung.

Claro que estes testes de desempenho não significam desempenho real, e por esse motivo alguns utilizadores decidiram fazer testes comuns entre estes diferentes iPhones. Por exemplo, gravando um timelapse de 30 minutos na câmara do iPhone, o modelo com o processador Apple A9 TSMC ficou com 89% da bateria, já o modelo da Samsung ficou com 84%. Partiram ambos dos 100%. Depois desta gravação, o utilizador gravou ainda um vídeo de 10 minutos em 4K, ambos desceram 9% na bateria. Depois o mesmo utilizador exportou uma edição do vídeo em 4K no iMovie, o modelo do A9 TSMC ficou com 66%, e o A9 da Samsung com 60%.

A diferença entre estes dois processadores fabricados por empresas diferentes, TSMC e Samsung, resultam em eficiências diferentes. Quanto mais uma aplicação usar o CPU Apple A9, maior será a diferença entre ambos, na percentagem da bateria. Como já dissemos, não existe forma de saber que processador terá o seu iPhone 6S, ou, iPhone 6S Plus, antes de o comprar.  Existem várias comparações online, principalmente no Youtube, com iPhones de processador A9 Samsung vs A9 TSMC, mas na grande maioria dos casos, se não em todos, o TSMC sai por cima ao nível da eficiência.

Saiba o preço do iPhone 6S e iPhone 6S Plus em Portugal.

Categoria: Apple

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *