Moontera
Kepler-452b Earth-2.0

Earth 2.0 é a alcunha dada ao Kepler-452b, o planeta mais parecido com a terra

Por Tiago Araújo a 23/Jul/2015

O telescópio espacial Kepler descobriu o que é até agora o planeta mais semelhante ao nosso, chama-se Kepler-452b e já foi apelidado de Earth 2.0

O telescópio espacial Kepler encontrou um planeta bastante semelhante ao planeta Terra, segundo a NASA. A descoberta foi anunciada hoje, o planeta chama-se Kepler-452b, mas já foi apelidado de Earth 2.0, devido às suas semelhanças com o planeta terra.

O Kepler 452b está localizado a orbitar numa zona habitável ao redor da sua estrela. Tal como a Terra, está numa posição do seu sistema que não é quente demais, nem fria demais, de forma a poder possuir a agua nos 3 estados, gasoso, solido e liquido. As semelhanças não se ficam por este enorme pormenor, o Earth 2.0, ou oficialmente, Kepler 425b, completa a sua orbita ao redor da estrela do sistema num período de 385 dias, apenas 20 dias a mais do que o nosso planeta.

Sistema Kepler 452

Sistema Kepler-452 comparado com sistema solar.

A estrela onde o planeta orbita é também muito semelhante ao nosso sol. A estrela com o nome de Kepler 452, possui um tamanho e temperatura semelhantes ao nosso sol. Apenas o brilho da luz produzida é que é 20% superior. A NASA calcula que a estrela possua 6 mil milhões de anos, aproximadamente 1,5 mil milhões de anos mais velha que o Sol.

Tendo em conta que Kepler 452b é mais velho que a Terra, é provável que a vida também se tenha desenvolvido no planeta.

O planeta em si, Kepler 452b, está a uma distancia de 1400 anos luz do nosso sistema solar. Está localizado na constelação Cygnus. A NASA ainda não sabe de que é composto este planeta, mas estudos anteriores afirmam que planetas do tamanho do Kepler 452b são normalmente rochosos. E tendo em conta que este planeta orbita à mais de 6 mil milhões de anos, é muito provável que a vida se tenha desenvolvido nesse planeta.

Kepler 452b vs Terra

Comparação entre o planeta Kepler-452b e o nosso.

Poderá ser esta Earth 2.0 a resposta à pergunta se estamos sozinhos neste universo? Talvez, John Jenkins do Instituto SETI afirmou na conferencia da NASA que ele e nós, não vamos viajar para planetas como este, mas talvez os filhos, dos filhos dos nossos filhos viagem.

Outros planetas já foram anteriormente “aproximados” ao nível de tamanho e aspecto, mas o Kepler 452b é o primeiro a possuir uma estrela e planeta semelhantes ao nosso. O telescópio Kepler foi lançada em 2009, com o objectivo de encontrar planetas e sistemas como o nosso. Até agora a sonda Kepler já encontrou 4696 exo-planetas.

Categoria: Astronomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *