Moontera

Troca de arquitectura é a 1º novidade do Asus Zenfone 3

Por Tiago Araújo a 12/Mai/2016

A Asus revelou a data de apresentação oficial do novo Asus ZenFone 3. Revelou também algumas das primeiras características deste novo Zenfone, bem o que espera dos 3 modelos anunciados.

A Asus revelou a data de apresentação do ZenFone 3. Inicialmente, vão ser 3 novos smartphones, onde a marca asiática espera que o modelo Asus ZenFone 3 Max represente 2/3 das vendas. Ao lado deste novo modelo, vão estar a versão Asus Zenfone 3 básica, e a versão Deluxe, que deverá possuir um design mais arrojado, bem como um preço mais elevado.

A Asus não revelou as especificações e características completas dos novos Zenfone 3. Revelou sim a data de apresentação das especificações, que ocorrerá já no próximo mês de Junho. Os 3 smartphones vão ser modelos de gama média, tal como os anteriores Zenfone 2. Ainda assim, segundo o CEO da Asus, a média do preço destas 3 versões será ligeiramente superior à da versão anterior.

Asus troca x86 da Intel pela arquitectura ARM presente nos Qualcomm e MediaTek!

Os Asus ZenFone 3 garantem desde já uma novidade face às versões anteriores, a arquitectura dos processadores será ARM. Os modelos ZenFone 3 não vão vir equipados com processadores Intel. Segundo revelação da marca, mais de 90% dos modelos e variantes do ZenFone 3 utilizarão um chipset Qualcomm, enquanto que os restantes utilizarão um chipset MediaTek.

Esta pequena característica do Zenfone 3 pode significar algo importante no desempenho e no software desenvolvido pela Asus. Isto porque quer a MediaTek, quer a Qualcomm, utilizam processadores ARM. Praticamente todas as aplicações do Android são pensadas para funcionar com arquitectura ARM. Quando um produto utiliza uma arquitectura X86, presente nos processadores Intel, todas as tarefas necessitam de uma conversão de linguagem. Ou seja, nos Zenfone 2 com Intel, existia sempre um passo a mais na execução de uma tarefa. Passo esse que agora será desnecessário.

No que diz respeito ao mundo mobile, a Asus viu os seus lucros subirem a 40% no primeiro trimestre de 2016. Estes números são provenientes de mercados como o Europeu, Brasil, Ásia e Rússia.

Quanto ao lançamento do Asus Zenfone 3, nenhuma palavra a mais. Ao contrário do ano passado, onde o Zenfone 2 foi anunciado na CES 2015, logo no inicio do ano. Este novo modelo será anunciado em Junho, provavelmente no inicio de Junho, de forma a apanhar a Computex 2016. As vendas do smartphone deverão iniciar-se no final do verão, como ocorreu em Portugal e no Brasil para o modelo anterior.

O preço destes modelos Asus Zenfone 3 deverá andar na casa dos 250€ e 350€.

Nota: A imagem do artigo é referente ao Zenfone 2 Deluxe.

Categoria: Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *