Moontera
BMW Vision Next 100

BMW Vision Next 100, a ideia alemã para o carro do futuro

Por Tiago Araújo a 14/Mar/2016

A BMW apresentou ao mundo a sua visão para os próximos 100 anos do mundo automóvel, apresentando um conceito de carro do futuro, BMW Vision Next 100, na comemoração do seu centenário.

Na comemoração dos 100 anos de existência da marca BMW em Berlim, a empresa apresentou ao mundo a sua visão para o próximos 100 anos do mundo automóvel, com um conceito de carro do futuro, apelidado de BMW Vision Next 100. Este exemplar que a BMW colocou em palco trouxe consigo algumas ideias interessantes, desde inteligência artificial, até ao design geometricamente vivo.

Começando pelo interior, o grande destaque deste BMW Vision Next 100 recai na inteligência artificial. BMW Companion foi o nome escolhido para este software que terá como missão ser o seu companheiro de navegação. A função do Companion será perceber os hábitos e gostos do condutor. Esta informação deverá ser combinada com rotinas e tarefas do condutor, de forma a oferecer uma experiência mais pessoal. O funcionamento do Companion irá depender do tipo de modo de condução que estiver a ser utilizado.

BMW Vision Next 100

O Companion do BMW Vision Next 100 conseguiu perceber um obstáculo escondido.

E já que falamos dos modos de condução, a BMW acredita que dentro dos próximos 100 anos os carros possuam dois modos de condução. Um autónomo, em que o BMW Vision Next 100 assume a condução e que a BMW apelidou de Ease Mode. O outro modo de condução é o Boost Mode onde o condutor assume a condução do automóvel.

O interior do BMW Vision Next 100 também poderá ser alterado. Os bancos rodam, de forma a permitir posições mais relaxantes entre os passageiros. O painel de controlo varia de forma consoante o modo de condução escolhido e todo o automóvel possui painéis de realidade aumentada, que podem passar diversos tipos de conteúdo. Dentro desse conteúdo estão informações sobre o que está a acontecer na estrada, como perigos eminentes e informações relativas aos outros condutores. No Ease Mode o conteúdo poderá também passar por entretenimento ao gosto do condutor.

BMW Vision Next 100

Na visão da BMW, os automóveis vão permitir dois tipos de condução, manual e autónoma.

É no ponto anterior onde a BMW introduz a geometria viva. É um tipo de design capaz de adaptar a sua forma para conseguir uma maior aerodinâmica. No caso do carro conceito BMW Vision Next 100 o grande destaque e uso desta tecnologia está na parte exterior. O automóvel é capaz de alterar a forma na zona das rodas, para ganhar uma aerodinâmica mais eficaz dependendo das condições exteriores e tipo de condução aplicada.

BMW Vision Next 100

Alteração das formas do BMW Vision Next 100 para uma melhor dinâmica consoante as condições exteriores.

Como já dissemos, este BMW Vision Next 100 é um carro conceito e não existe nenhuma data especifica para a aplicação/lançamento das tecnologias que nele foram apresentadas.

Categoria: Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *