Moontera
Zowi Photobomb

Zowi o brinquedo inteligente da BQ para mudar a educação

Por Tiago Araújo a 15/Out/2015

Conheça o BQ Zowi, o brinquedo inteligente que quer mudar a forma como educamos as crianças.

No Open Day da BQ em Madrid, não vimos apenas produtos para a prateleira dos adultos, como o BQ Aquaris X5, ou a impressora 3D Witbox 2, mas também o brinquedo apelidado de inteligente pela BQ, o Zowi.

O Zowi quer começar a mudar a forma como educamos as crianças nas escolas. Com o Zowi a BQ pretende inserir 3 áreas de aprendizagem na educação, design, hardware e software. O Zowi permite desenvolver as 3 áreas, mas antes disso, é um brinquedo totalmente pronto a funcionar e muito simpático.

Assim que o ligar, o Zowi pode andar, girar, saltar, dançar, abanar, agitar um pé, inclinar-se, mas o Zowi permite fazer muito mais. Através de uma aplicação para Android, as crianças podem controlar o brinquedo, mas a BQ permite que estas possam também desenvolver os movimentos e comportamentos dos seus Zowi. A aplicação para o Android chama-se Robopad.

Para as crianças que quiserem desenvolver os seus Zowi de forma mais avançada, poderão instalar o software Bitbloq 2, que permite programar o seu robô através de blocos de programação, simples e de fácil compreensão. Existe também um site dedicado a este tipo de programação, onde pode encontrar tutoriais em texto e em vídeo sobre como desenvolver as aptidões e capacidades do Zowi.

Zowi

Zowi sorrindo para a foto, agora sem o amigo “emplastro”.

No que diz respeito ao hardware, o robô é facilmente desmontável. É possível imprimir a carcaça do robô, sendo que o projecto pronto a imprimir em 3D está disponível online, podendo este ser totalmente alterado ao nível do design. É através da personalização do Zowi que a BQ pretende estimular as 3 áreas de ensino já citadas.

Quanto às capacidades, o robô é capaz de emitir sons, os lábios são desenhados por uma matriz de LEDs 5x6px, podendo assim criar várias emoções. Os movimentos do robô são efectuados por 4 servos Furaba s3003. E para manter o Zowi a funcionar durante horas a BQ equipou-o com uma bateria de 4040mAh.

Zowi

Costas do Zowi. E frente pronta para o balé.

Na parte de trás encontra ainda uma porta microUSB, que será utilizada para carregar o Zowi e para instalar novas configurações. O controlo do robô é feito através da aplicação Android, via Bluetooth.

Inicialmente, o Zowi apenas vai estar disponível em Espanha, mas deverá chegar também a outros países na Europa, onde se incluiu Portugal. O preço praticado em Espanha é de 99,90€ e chega às lojas em Novembro.

Categoria: BQ
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *