Moontera
Nokia Ozo

Nokia Ozo, a câmara para gravar realidade virtual

Por Tiago Araújo a 29/Jul/2015

A Nokia está a entrar por outros mundos, a realidade virtual é um deles, com o lançamento da câmara Nokia Ozo, que irá permitir gravar vídeos num grande leque de angulos.

A Nokia apresentou uma câmara de realidade virtual ontem à noite em Los Angeles, chama-se Nokia Ozo e é uma câmara com 8 sensores e 8 microfones. Foi concebida a pensar nos estúdios de cinema, e não propriamente no consumidor comum. É capaz de gravar vídeos para headsets de realidade virtual.

Os rumores já apontam para que a Nokia entrasse no mundo da realidade virtual. A entrada ocorreu, mas pelo lado da criação e não no consumo. A Nokia Ozo está preparada para gravar vídeo e áudio em 360 graus. A criação do cenário de realidade virtual é realizado pela própria Nokia Ozo, o que é um facilitador e acelerador do processo de criação que as outras câmaras rivais não possuem. A Ozo é ainda capaz de apresentar um vídeo em baixa resolução para pré-visualização das cenas gravadas, 5 minutos depois dessas terem sido gravadas.

Nokia Ozo

A Nokia Ozo não flutua, ao contrário do que possa parecer.

A gravações capturadas pela Nokia Ozo estão prontas para serem visualizadas em headsets de realidade virtual, como os Cardboard da Google, Oculus Rift, ou HTC Vive, entre muitos outros. O Youtube também já suporta este tipo de vídeo. O corpo da Ozo possui o formato de uma bola, com cauda. Na parte circular da câmara é onde estão localizados os microfones e as câmaras. Sobre a parte de trás não existe muita informação, mas deverá ser utilizada para controlo e gestão de espaço da câmara.

Não existem informações sobre data de lançamento, ou, preços, porque a Nokia Ozo não está destinada para o publico comum, mas para os estúdios de cinema, como já dissemos.

Nokia Ozo

Corpo da Nokia Ozo visto de lado. Imagem do The Verge.

Categoria: Câmaras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *