Moontera
coraçao

Caixa permite que coração funcione até transplante

Por Tiago Araújo a 01/Set/2015

Foi desenvolvido um dispositivo, que é basicamente uma caixa que coloca um coração de um dador, em funcionamento até ao transplante.

Um dispositivo com a capacidade de reanimar órgãos de pessoas já mortas pode trazer boas noticias para as cirurgias de transplantes de órgãos. O MIT technology Review apelidou este dispositivo como “Coração numa caixa”. Esta “caixa” utiliza tubos e oxigénio para bombear o sangue no coração de pessoas que faleceram recentemente.  Estas pessoas tem de ser dadores de órgãos naturalmente.

Esta caixa foi desenvolvida em Massachusetts e já foi utilizada em 15 transplantes bem sucedidos no Reino Unido e na Austrália. A tecnologia irá aumentar assim o numero de dadores de corações disponíveis. Antes desta tecnologia, e o método ainda comum na maioria dos países, é o transporte rápido de órgãos após a morte de um dados. Em alguns casos, devido a temperaturas, distancia e acidentes de percurso, não é possível utilizar um órgão de um dador num paciente.  A caixa vem eliminar o problema da distancia e das temperaturas, pois como o coração continua a funcionar, o mesmo não se irá deteriorar, podendo demorar mais tempo, a temperaturas comuns, sem ter que viajar a temperaturas baixas.

Segundo os responsáveis, este dispositivo consegue aumentar o número de órgãos disponíveis para pacientes em cerca de 15 a 30%. Este dispositivo possui um custo de 250mil $, o que ainda é custo elevado, mas tendo em conta o que faz, os EUA estão já em fase de aprovação desta caixa.

Em baixo pode ver um vídeo com a caixa a bombear sangue pelo coração.

Categoria: Noticias
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *