Moontera
Cuba internet

Cuba alarga o acesso à internet para os seus cidadãos e reduz preço da tarifa cobrada por hora

Por Tiago Araújo a 22/Jun/2015

O governo Cubano anunciou na semana passado a expansão dos lugares com acesso à internet em Cuba e a redução do preço de acesso por hora às redes Wi-Fi.

O governo Cubano expandiu os pontos de acesso à internet no país. Cuba conta agora com mais 35 postos de acesso à internet ao longo da ilha. Estes pontos de acesso continuam altamente controlados pelo governo de Cuba, não permitindo o acesso a toda a internet. O preço por hora de utilização do Wi-Fi, também controlado e limitado, foi reduzido em mais de metade, custando agora 2$ por hora.

Estas medidas são no entanto insuficientes para conectar Cuba à internet e ao Séc 21. Os postos de acesso à internet continuam controlados e o conteúdo acessível é controlado pelos responsáveis do governo de Cuba. O mesmo governo aponta para que 25% da população tenha acesso à internet, enquanto que o grupo Freedom House aponta para números mais reduzidos, apenas 5% dos cubanos têm acesso à internet completa.

O possuir acesso à internet não quer dizer que a use, apenas que recebe o sinal. Isto porque o Wi-Fi de cuba possui um preço 2$ por hora, enquanto que o salário médio dos cubanos é de 20$ por mês. O anterior preço era de 4,5$ por hora de acesso ao Wi-Fi controlado pelo estado. Cuba conta ainda com 1 centro Wi-Fi, onde o acesso à gratuito. Os objectivos do governo Cubano são de levar a internet a 50% da população até 2020.

Em 2013 Cuba ligou-se a Venuzuela através de um cabo de fibra óptica. Permitindo assim a construção do centro Wi-Fi de acesso gratuito. A aproximação recente com o governo dos EUA pode acelerar a entrada de empresas privadas dos EUA em Cuba, onde o Google, Netflix e Airbnb já demonstraram o interesse na criação de serviços em Cuba. As duas ultimas já se encontram em funcionamento.

 

 

Categoria: Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *