Moontera
facebook manipular

Editores do Facebook são encorajados a manipular tendências

Por Tiago Araújo a 13/Mai/2016

Contrariando as afirmações do Facebook, de que seria um algoritmo a decidir o que é relevante, ou, não, foi divulgado um documento onde os editores do Facebook são encorajados e manipular essa informação.

Segundo um documento publicado ontem pelo reputado jornal The Guardian, os editores do Facebook são encorajados a manipular manualmente as tendências da rede social.

As instruções presentes no documento vêm contrariar a afirmação dos responsáveis do Facebook sobre uma primeira acusação do site Gizmodo, de que toda a informação apresentada aos utilizadores, incluindo as “postagens” dentro das tendências, não seriam todas elas decididas através de algoritmos e que havia uma tendência para apresentar noticias conservadoras.

Este documento vem provar que as noticias inseridas como tendências, nas aplicações do Facebook, seja nos separadores de informação, ou, no mural dos utilizadores, são controladas manualmente. Isto significa que os editores do Facebook têm a capacidade de manipular o que querem que os utilizadores vejam.

Anteriormente o Facebook tinha afirmado que essa escolha era baseada em algoritmos.

O documento revela ainda que essas tendências devem ser escolhidas a partir de um leque de fontes predefinidas, como New York Times, BBC News, CNN e Fox News. O Facebook tem assim o poder de escolher uma tendência, mesmo que essa informação, não tenha criado viralidade, ou, impacto nos utilizadores, antes de ser tornada tendência.

O manipular dessa informação é bastante útil, principalmente para quem deseja criar, mudar e manipular opiniões de grandes massas. Como é o caso dos mil milhões de utilizadores da rede social Facebook.

Esta capacidade de manipular sempre existiu. O que não se sabia, ou, o que não se conseguia provar até agora, era que havia um incentivo à manipulação dentro do Facebook. Em termos políticos, esta é uma arma muito poderosa. Se o Facebook tiver intenções de manipular a opinião do seu publico face a um tema especifico, pode facilmente fazê-lo, colocando noticias especificas no seu mural, mesmo que essas não sejam provenientes de paginas que normalmente o utilizador interaja com frequência.

Quem assiste à serie House of Cards já presenciou algo semelhante, mas no caso da serie, com o Google. Este é um poder que os media sempre possuíram, mas que se torna mais assustador, quando plataformas que divulgam os media, como Google e Facebook, o utilizam.

Categoria: Facebook
Tags:

Um comentário a “Editores do Facebook são encorajados a manipular tendências”

  1. dudu diz:

    Esse moleque é um canalha da pior espécie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *