Moontera
chatbot api

Facebook Messenger dá inicio à era dos chatbot com nova API

Por Tiago Araújo a 12/Abr/2016

O Facebook dá hoje inicio a uma era os os bots vão ser parte presente da nossa comuinação, qualquer pessoa poderá desenvolver o seu bot para o Facebook Messenger

O Facebook lançou hoje uma nova API para a criação de bots para o Messenger, chama-se chatbot API e está disponível para qualquer negócio. Esta plataforma de desenvolvimento de robôs para o Facebook Messenger irá permitir navegar por menus e efectuar compras no Messenger do Facebook, conversando apenas com bots.

O chatbot foi apresentado em palco, com o exemplo da compra de umas sapatilhas, através do Facebook Messenger. Esta nova ferramenta foi também apresentada para conversas relacionadas com a informação, como um gato que possui a capacidade de apresentar o tempo via o Facebook Messenger. Tudo isto foi criado no Chatbot API que o Facebook vai disponibilizar hoje para utilização global de todos os negócios presentes no Facebook.

Os bots para o Facebook Messenger serão capazes de várias funcionalidades, desde de enviar links, apresentar imagens e de fornecer descrições detalhadas de produtos, serviços, ou, funcionalidades. Também será possível “falar” com serviços de media, como o Moontera, e perguntar o que há de novo hoje e receber cartões de noticias publicadas hoje, pro exemplo.

Capacidades do Chatbot do Facebook Messenger:

  • Conversar automaticamente;
  • Enviar Links;
  • Apresentar imagens;
  • Descrever produtos, serviços e funcionalidades;
  • Apresentar informações variadas;

Estas conversas poderão ter a participação automática do bot, consoante a chatbot API for desenvolvida, no entanto, a participação de um humano, ou, de ambos, também está prevista na API desenvolvida pelo Facebook.

Todas estas funcionalidades serão disponibilizadas hoje para os desenvolvedores. Lojas, pequenas aplicações e empresas fornecedoras de serviços serão os principais alvos deste novo sistema de chatbot do Facebook Messenger. Durante a apresentação o Facebook começou por comparar o sistema de bots do Messenger, como uma conversa mais agradável do que um sistema automático no telefone, como normalmente encontramos nos números de operadoras.

Para mais informações sobre como funciona esta nova plataforma, consulte o artigo para desenvolvedores do Facebook.

Categoria: Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *