Moontera
Google Photos Gorilas

Google Photos categorizou duas pessoas negras como Gorilas

Por Tiago Araújo a 02/Jul/2015

O reconhecimento facil para pessoas de pele escura tem sido um obstáculos, agora foi a vez do Google Photos categorizar duas pessoas como Gorilas.

A aplicação Photos do Google começou mal esta semana ao categorizar duas pessoas negras como Gorilas. Esta categorização da aplicação da Google dificilmente poderia ser mais racista. No passado dia 29 de Junho Jacky Alciné descobriu que a aplicação Photos do Google tinha categorizado uma foto dele e da sua amiga, ambos negros, como gorilas. O mesmo entrou em contacto com a Google através do Twitter, para saber que tipo de erro era esta categorização.

Prontamente Yonatan Zunger, chefe pela comunicação social do Google respondeu pedindo desculpas. O Google está neste momento a corrigir o algoritmo de categorização da aplicação, até que complete esta tarefa a categorização de Gorila foi removida do código. O Google está a tentar perceber quais são os factores que estão a condicionar esta categorização por parte do código da aplicação Google Photos.

A nova aplicação do Google tinha como uma das novidades principais a categorização de eventos e pessoas, de forma a melhorar a organização das fotografias na aplicação. Por exemplo, todas as fotos de que capture de automóveis, serão guardadas numa pasta chamada automóveis. O mesmo se passa para outros exemplos. No caso agora revelado por Jacky Alciné, o Google Photos colocou as fotos dele com a amiga na pasta dos Gorilas. Na foto de capa apresentada como prova no Twitter, é possível ver os dois indivíduos na foto, onde a amiga faz um beiço considerável com os lábios, o clássico, “Duck Face”, poderá ter sido esta pose um dos motivos que tenha levado ao código do Google Photos identificar estas duas pessoas de cor preta como Gorilas.

O mundo da fotografia não têm sido fácil para as pessoas de cor escura. Várias companhias famosas como Kodak, ou, Nikon, já possuíram no seu historial problemas com o reconhecimento da pela escura. Mais recentemente a detecção de rostos foi também um obstáculo para as pessoas de pele escura.  Zunger finaliza dizendo que o problema não está só nas pessoas com pele escura, alguns indivíduos brancos também já relataram a categorização de Cães em algumas fotos.

Categoria: Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *