Moontera
youtube newswire

Google criou o canal online de noticias YouTube Newswire

Por Tiago Araújo a 18/Jun/2015

Em parceria com a agência de noticias Storyful, a Google criou no Youtube o canal de noticias YouTube Newswire

O Google lançou o canal de noticias YouTube Newswire que marcará presença no próprio site Youtube e na rede social Twitter. O Objectivo do YouTube Newswire não é criar conteúdo, mas sim utilizar conteúdo dos utilizadores do Youtube e do Twitter para ajudar jornalistas e utilizadores a consumirem e criarem noticias com veracidade.

Para ajudar o Youtube nesta missão, a Google contratou os serviços da agência de noticias Storyful, que também já trabalhou com o Facebook por exemplo. O objectivo dos jornalistas da Storyful será encaminhar o conteúdo com mais e melhor informação para os canais de informação do YouTube Newswire. Estes também vão ser responsáveis por verificar a veracidade das imagens e informações recolhidas a partir do Youtube Twitter.

O conteúdo continuará a ser apresentado no canal dos Youtubes que fizerem o upload dos vídeos. Este YouTube Newswire será apenas um local onde os jornalistas e consumidores comuns, poderão ter acesso a conteúdo real e com veracidade, validade pelo YouTube Newswire. Conteúdos como as cheias na Geórgia, divergências entre policias e cidadãos dos EUA muito comuns ultimamente, entre muitos outros tipos de informação são o alvo predilecto do Newswire. Este tipo de informação, que depende quase 100% do conteúdo que pessoas comuns que vivenciam os acontecimentos na hora e na pele, é o principal alvo deste meio de informação do Youtube.

Recentemente o Youtube serviu de fonte para muitos jornais e meios de comunicação sobre as cheias da Geórgia. As imagens que foram visualizadas dos animais que fugiram do zoológico na Geórgia, foram quase na totalidade capturados por pessoas comuns, com câmaras e smartphones. Este filtro aplicado pelos jornalistas experientes da Storyful vai tentar impedir que imagens como a do furacão em Évora, cheguem a jornais como o Correio da Manha, por exemplo. Imagem que para quem não sabe, foi montagem e capa no jornal Correio da Manha.

O YouTube Newswire terá ainda um resumo diário das noticias mais importantes, e este será do pouco conteúdo que será criado pelos responsáveis do canal. O YouTube Newswire já se encontra em funcionamento, quer no Youtube, quer no Twitter. Pode ver o vídeo de introdução do canal em baixo.

Categoria: Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *