Moontera
Angry Birds 2

Rovio, produtora dos Angry Birds, vai despedir 260 funcionários

Por Tiago Araújo a 26/Ago/2015

Rovio irá cortar em 260 funcionários, um pouco por todos os escritórios espalhados pelo mundo, com excepção feita à equipa de cinema.

A empresa que desenvolveu os diversos jogos Angry Birds para smartphones e plataformas mobile, a Rovio, está a passar por dificuldades. A empresa Finlandesa vai reduzir a sua força de trabalho, com um despedimento de 260 funcionários. A empresa já tinha reduzido os encargos com o pessoal no final do ano passado, despedindo cerca de 110 funcionários.

A Rovio ficou conhecida pela produção do jogo Angry Birds. No final de 2013 a empresa estava com cerca de 800 funcionários. O jogo Angry Birds foi durante muitos anos o jogo mais popular em praticamente todos os dispositivos mobile.

Esta noticia vem um pouco contra a corrente, após a Rovio ter lançado um novo jogo da saga, o Angry Birds 2, que já conta com 50 milhões de downloadas em apenas 1 mês. Este novo jogo ainda está no top 10 das principais lojas de aplicações dos EUA e China, na secção de jogos. Na Europa o novo jogo está também no top 20 de muitas lojas de aplicações.

O politica de pagar para ganhar do Angry Birds 2 não parece estar a funcionar na plenitude. Sendo este novo titulo um tipo de jogo normalmente apelidado de freemium. É gratuito para jogar, mas está limitado em alguns recursos, sendo muito convidativo para que os utilizadores invistam algum dinheiro para evoluir mais rápido.

Este jogo mobile, e todos os seus antecessores não parecem possuir o potencial económico necessário para manter os centenas de funcionários da Rovio, espalhados por todo o mundo, com escritórios em Espoo, Estocolmo, Londres, New York, Los Angeles, Vancouver, Shanghai, Seoul e Tokyo. O que não é propriamente uma politica comum no mundo das desenvolvedoras de jogos indie.

Contudo, a marca Angry Birds vai além dos jogos, possuindo vário material como peluches, camisolas e canecas que vendem por todo o mundo. Existe ainda um novo filme dos Angry Birds que vai ser lançado em Maio de 2016. Aliás, apenas a equipa que está a trabalhar no filme não sofrerá cortes de funcionários.

Categoria: Jogos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *