Moontera
Microsoft Lumia

Aplicações Microsoft vêm nativas em 74 marcas de Android

Por Tiago Araújo a 11/Fev/2016

São 74 marcas que produzem smartphones e tablets Android que celebraram um acordo para que os seus dispositivos cheguem às lojas com várias aplicações Microsoft.

A empresa americana celebrou um acordo que levará de forma nativa algumas das aplicações Microsoft mais conhecidas para o mundo Android. Este acordo vem de encontro da politica praticada pela Microsoft nos últimos anos, onde a forte presença em multi-plataformas das aplicações Microsoft foi crescendo. Anteriormente algumas dessas aplicações eram exclusivas do Windows Phone.

Entre estas 74 marcas encontramos várias gigantes, tais como LG, Samsung, Asus, Acer, Sony entre muitas outras. O acordo é bem simples para ambas as partes. Estas fabricantes de smartphones e tablets Android ficam livres do pagamento de patentes que os smartphones Android usam, pertencentes à Microsoft. A Microsoft perde o lucro que anteriormente tinha com as patentes, mas ganha um número considerável de smartphones que chegam às mãos dos utilizadores já com aplicações Microsoft instaladas.

O utilizador poderá remover essas aplicações posteriormente, mas a presença nativa no smartphone é um forte meio de publicidade da aplicação. Ferramentas Office e Skype vão ser algumas das aplicações Microsoft que vão estar nativas nestes smartphones Android. É provável que outras apps também sigam o caminho, como launchers, widgets e outras aplicações Microsoft que alteram a interface do Android. O Word Flow seria certamente muito bem vindo para alguns utilizadores, principalmente a versão em desenvolvimento para o iOS, que ainda não está disponível no Android, nem Windows 10 Mobile.

Alguns dispositivos que já testamos aqui no Moontera já possuem esses aplicativos Microsoft nativamente, como é o caso da tablet LG G Pad II 10.1 polegadas. No caso desta tablet as aplicações Microsoft até acabam por ser o trunfo da LG, pois incluem subscrições dos serviços do OneDrive e Microsoft Office.

A Cortana será também uma aplicação que a Microsoft quererá aplicar nos dispositivos das 74 marcas de smartphones e tablets Android. Ainda assim, cada negociação ocorre de forma individual e para já, não existem dados sobre quais aplicações Microsoft é que vamos ver nos smartphones Samsung, Sony, ou, Asus, entre as outras marcas. A empresa já tinha este tipo de acordo celebrado com um grande número de fabricantes, recentemente acrescentou mais de 30 à sua lista.

Categoria: Microsoft
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *