Moontera
Bash no Windows

Bash a linha de comandos do Linux vai chegar ao Windows!

Por Tiago Araújo a 30/Mar/2016

A Microsoft anunciou que a linha de comandos Bash do Linux estará disponível nativamente no Windows. Esta é uma excelente noticia para desenvolvedores.

Durante o evento Build 2016 a Microsoft anunciou que a Bash Shell do Linux irá ingressar de forma nativa no Windows. Esta adição resulta numa pareceria entre a Microsoft e a Canonical, empresa responsável por várias distribuições Linux, onde se destaca o Ubuntu.

A linha de comandos, conhecida por Shell, não será implementada via virtualização, mas sim de forma nativa nas futuras versões do Windows 10. Esta linha de comandos do Linux chegará às futuras versões do Windows 10 como aplicação. Poderás instalar a mesma a partir da loja de aplicações do sistema operativo.

Para quem desenvolve aplicações e programas em distribuições Linux, poderá agora utilizar os mesmos comandos de controlo do sistema operativo de código aberto Linux, no Windows 10. Os sistemas operativos Windows já possuíam alguns comandos próprios, mas é nas distribuições Linux onde estes são mais explorados.

A Microsoft afirmou ainda que vão existir muitas mais novidades provenientes desta parceria entre ambas as empresas, que sempre foram rivais. Ainda não existem datas concretas para a disponibilização da linha de comandos linux no Windows.

Categoria: Microsoft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *