Moontera
Nos 4K canais

NOS responde à Vodafone com 2 canais em 4K

Por Tiago Araújo a 08/Jul/2015

Hispasat e Canal da NOS, são os primeiros canais 4K da operadora de TV cabo NOS.

A Vodafone lançou recentemente o primeiro canal de TV com resolução Ultra HD (4K) em Portugal. O canal é o FunBox 4K é um canal com conteúdo diversificado, mas não é propriamente um canal que lhe vá prender à TV. Já a NOS, anunciou hoje o lançamento de 2 canais com resolução 4K. Um deles é o canal da NOS, o outro é o Hispasat 4k, um canal dedicado à vida selvagem, com documentários sobre natureza, animais e cultura. 

Nenhum dos 3 canais é propriamente mediático, mas isso já seria de esperar. O canal NOS irá apresentar algum conteúdo interessante para quem gosta de musica, onde se destaca conteúdo sobre os festivais como NOS Primavera, entre outros, com marca NOS. O mesmo se passará no canal FunBox da Vodafone, que também cobre este tipo de conteúdo.

Já o Hispasat 4k é o tradicional canal que faz bom uso de excelentes imagens. Será certamente interessante ver a “vida selvagem” em 4K, principalmente para quem é fã deste tipo de conteúdo.

Em ambos os casos, os clientes abrangidos são os clientes Fibra. É necessária uma largura de banda 4 vezes superior ao HD, por isso existe este limite para clientes não fibra. O 4K possui uma resolução de imagem 4 vezes superior ao HD. Para desfrutar da resolução 4K, a sua TV precisa de suportar resoluções 4K. Embora note a variação de qualidade de HD para 4K, numa TV Full HD por exemplo.

A maioria dos canais em Portugal, ainda não chegou à resolução HD, como resolução base. Muitos dos canais de TV mais populares em Portugal ainda gravam em 4:3. No entanto já existe um leque considerável de canais em HD dentro da grelha do “cabo”. O 4K possui uma resolução de 3840 x 2160 pixeis, e utiliza cerca de 8,3 milhões de megapixeis. É também conhecido como Ultra HD, ou, por resolução em 2160p.

Categoria: Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *