Moontera
Hairworks 1.1 nvidia

Nvidia HairWorks 1.1 entra na luta pelo melhor cabelo nos jogos

Por Tiago Araújo a 07/Jul/2015

Todos sabemos o quão complicado é desenhar cabelos, desde de muito cedo que desenhar cabelos realistas é um problema para qualquer criança. O mesmo se passa na computação 3D, principalmente se estivermos limitados na computação. A missão do software HairWorks 1.1 é precisamente essa, conceber um cabelo com movimentos e aparência reais, sem comprometer o desempenho dos jogos. Tarefa ainda assim complicada.

Esta luta pelo melhor cabelo começou na rival AMD. Em parceria com os desenvolvedores do jogo Tomb Raider da Eidos Montreal, a empresa que tanto desenvolve CPUs como GPUs, conseguiu uma melhoria drástica nos movimentos e aspecto dos cabelos de Lara Croft, com o software TRESSFX 3.0, mas a Nvidia não podia ficar atrás e apresentou ao mundo a sua solução, o software HairWorks 1.1. Uma nova versão que permite a criação de cabelos ainda mais realistas.

É só carregar no play do vídeo em baixo, para ver o trabalho de Tarkan Sarim utilizando o programa HairWorks 1.1. São cerca de 500 mil longos fios de cabelo, a serem penteados pelo vento. O software permite a integração rápida com trabalhos já existentes. O HairWorks 1.1 funciona em combinação com programas de terceiros, como Maya e 3DSmax. O software permite a edição do cabelo em vários aspectos, desde do brilho, ondulação, volume, forças, entre muitos outros aspectos.

O vídeo é realmente fascinante, mas é preciso ter em atenção que o render do vídeo em cima é totalmente dedicado ao cabelo. Aplicar este pormenor num jogo pode necessitar de equipamento capaz de aguentar este, e muitos outros processamento em simultâneo. Provavelmente o HairWorks será mais utilizado para as cenas cinematográficas.

Alguns jogos já lançados utilizam versões anteriores do HairWorks, títulos como Witcher 3. É ainda inapropriado colocar um realismo tão elevado no cabelo das personagens dos jogos, pois a capacidade de processamento ainda está abaixo do recomendado para trabalhar aspectos como este. O melhor mesmo é apostas em personagens carecas. O software é também utilizado para a criação de pelo. O vídeo em baixo demonstra a utilização do HairWorks na criação do pelo de personagens.

Categoria: Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *