Sejamos sinceros, ainda não existe um jogo que faça real uso da realidade virtual e que seja divertido de jogar. A Steam sabe disso, e sabe também que os primeiros Steam VR chegam ao mercado este ano, como é o caso do HTC Vive, produzido em conjunto entre as duas marcas, HTC e Steam. A pensar nesse problema, a famosa loja de jogos desenvolveu um software capaz de converter qualquer jogo, num jogo em realidade virtual, usando os óculos.

Este software, que ainda não foi revelado a 100%. Irá permitir jogar os títulos já existentes na Steam, sem remover os óculos. Este software chama-se SteamVR Desktop Theater Mode, e terá dois tipos de adaptação. A mais interessante será transformar o jogo num jogo VR, onde os teus movimentos, resultam em movimentos no jogo. Se tal não for possível, ou, se este tipo de imersão não tiver logica para determinado jogo, o SteamVR Desktop Theater Mode irá criar um ecrã gigante virtual, onde poderás jogar o jogo como se estivesse a passar no monitor.

Algumas aplicações para smartphones já possuem funcionalidades idênticas à do SteamVR Desktop Theater Mode.

Esta adaptação irá funcionar com os HTC Vive e outros Steam VR que possam vir a ser lançados no mercado nos próximos meses. O software encontra-se em desenvolvimento, mas já está a ser testada uma versão Beta. A Steam deverá apresentar mais informações na próxima semana, durante a Game Developers Conference.

As capacidades da SteamVR Desktop Theater Mode ainda não são claras, mas o modo de ecrã virtual, já nos é conhecido do mundo mobile, onde existem várias aplicações que simulam uma sala de cinema, por exemplo. Sendo que nessa sala poderás projectar o vídeo armazenado no smartphone. Será uma forma interessante de se jogar, mas carregar os óculos na cabeça sem nenhuma vantagem na jogabilidade, em caso de não ser possível transformar o jogo em VR, poderá acabar por ser um peso negativo, literalmente.

Imagem via Tested.