Moontera
Toshiba

Toshiba falsificou lucros nos últimos 6 anos

Por Tiago Araújo a 23/Jul/2015

Toshiba foi apanhada a falsificar os seus lucros nos últimos 6 anos da companhia japonesa.

A empresa Toshiba está a passar por um mal bocado, depois de ter sido descoberto que a empresa falsificou os lucros obtidos desde de 2008, com consentimento dos lideres da empresa. O escândalo foi revelado por um painel de auditores independentes.

A empresa japonesa Toshiba foi apanhada a falsificar os lucros dos últimos 6 anos pelos menos. Estima-se que a empresa tenha aumentado artificialmente os lucros em 1.2 mil milhões de $. Segundo os auditores independentes, o agora ex-presidente Hisao Tanaka e o seu antecessor, Norio Sasaki estavam a par da falsificação de lucros da Toshiba.

O esquema estava baseado no adiamento do registo das perdas nas contas finais dos resultados da Toshiba. Na empresa predominava a filosofia de não contrariar os superiores. Por isso, quando os superiores estipulavam objectivos que não eram alcançáveis, os trabalhadores inferiores alteravam a contabilidade para conseguir cumprir os objectivos. Apesar disso, era do conhecimento dos superiores que esta alteração acontecia.

Esta manobra fez com que a empresa Toshiba apresentasse resultados 3 vezes superiores às estimativas.

Hisao Tanaka já apresentou o pedido de demissão após descoberta esta manobra de falsificação de resultados. Será o chaiman Masashi Muromachi a assumir o lugar de CEO interinamente até que se resolva a situação da Toshiba.

Categoria: Noticias
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *