Durante os jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, as modalidades de judo, futebol, natação e basquetebol serão transmitidas com uma resolução de 8K no Japão. Serão cerca de 130 horas de transmissão em Super Hi-Vision video com uma resolução de 7680x4320px. Ao lado desta definição de imagem vai estar um som surround de 22.2 canais de audio. Tudo isto, de forma exclusiva no Japão.

Já a transmissão de Realidade virtual, da cerimónia de abertura dos jogos Olímpicos de 2016 no Brasil será disponibilizada globalmente, podendo ser visualizada em qualquer parte do mundo, após o download do vídeo em vr. O mesmo se passará para a cerimónia de encerramento dos jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, bem como alguns desportos que não foram especificados no anuncio.

Apesar de o conteúdo em 4K ainda estar longe de chegar às TVs do Ocidente, é interessante de se ver e analisar como o Japão incentiva a adopção de tecnologias emergentes. No caso do 8K, as TVs que suportam esta resolução são ainda muito escassas, até mesmo no Japão. O único modelo disponível no momento é uma TV Sharp LV 85001. Ainda assim é sempre importante pensar nas gerações futuras. E no caso das modalidades já citadas dos jogos Olímpicos de 2016, vão possuir gravações em 8K, para quando a tecnologia se cimentar, for possível recordar estes jogos, com uma resolução bastante boa.

Tecnologias como HDR também serão aplicadas nas gravações dos jogos Olímpicos de 2016, novamente, com exclusividade japonesa. Por cá, o conteúdo de realidade virtual, das cerimónias de abertura e encerramento será muito bem vindo. Ficará disponível para download e funcionará com, ou, sem headset de realidade virtual. Os desportos que serão gravados em VR ainda não foram revelados, mas também serão disponibilizados para download, tal como as cerimónias.

Será sempre interessante tentar perceber como serão os jogos Olímpicos de 2020, no que diz respeito à tecnologia, quer de transmissão, quer presente nas modalidades olímpicas e nos recintos. Pois os jogos olímpicos de 2020 serão realizados em Tóquio, no Japão.