Moontera
samsung ks9500

Samsung KS9500 a TV sem moldura com compressão de 10bit

Por Tiago Araújo a 21/Jan/2016

Saiba tudo sobre a nova TV curva Samsung KS9500, desde da nova profundidade de cor de 10bit, até à ausência de moldura desta KS9500.

As informações fornecidas pela Samsung sobre as novas TVs para 2016, estão todas focadas no modelo Samsung KS9500. Este será um dos topo de gama da marca coreana no que diz respeito a TVs Samsung para 2016. Como características principais estão a ausência de moldura no design e o suporte a conteúdo com compressão de 10bits.

O grande destaque na qualidade de imagem recai naturalmente na capacidade de reproduzir imagens com níveis de cor de 10bits. Esta capacidade necessita que o conteúdo esteja preparado para tal, o que não é muito comum, principalmente no conteúdo via streaming, onde uma compressão para um formato a 10bits resulta num ficheiro consideravelmente maior. A vantagem do suporte está na capacidade de reproduzir mais cores. Enquanto uma TV de 8bits reproduz aproximadamente 16.7 Milhões de cores diferentes, uma TV de 10 bits reproduz mais de mil milhões de cores.

Infelizmente para a Samsung KS9500, o conteúdo com este nível de profundidade de cor, está normalmente associado à pré-produção de conteúdo. Sendo que o conteúdo final, que chega ao consumidor, não possui uma compressão em 10bits, mas sim em 8 bits.

Samsung KS9500

Curvatura da Samsung KS9500

Olhando agora para o design, a ausência de moldura é um objectivo muito procurado pelas fabricantes de TVs. A Samsung KS9500 possui uma moldura, mas o seu tamanho reduzido é praticamente irrelevante. O objectivo desta ausência é tornar a KS9500 mais imersiva, objectivo de é comum ao seu corpo curvo.

Destaques da Samsung KS9500:

  • Design sem moldura;
  • Design Curvo;
  • Painel LCD LED com tecnologia Quantum dot;
  • Capacidade de reprodução de imagens com profundidade de 10bits;
  • HDR;
  • Sistema Tizen;
  • Resolução 4K;

A Samsung KS9500 conta naturalmente com o sistema de smartTV da Samsung, o Tizen. É o sistema operativo que costumamos encontrar em todas as smartTVs da Samsung nos ultimos anos. Nos modelos de topo, como esta Samsung KS9500, é recheado por melhores aplicações, como jogos mais desenvolvidos e aplicações que normalmente encontramos em smartphones. Não é tão desenvolvido como o Android TV, que encontra nas TVs da Sony, mas podes adicionar uma box com este sistema à Samsung KS9500.

Durante a apresentação desta nova TV da Samsung, a marca coreana chamou as atenção para a “internet das coisas”. A Samsung KS9500 será capaz de controlar outros dispositivos da sua casa, não só fazendo parte de casas inteligentes, mas também podendo ser o centro de controlo das mesmas. Isto graças ao Hub da SmartThings que possui na TV. Nesta Hub poderá controlar até 200 dispositivos compatíveis com as normas da SmartThings.

Como seria de esperar a Samsung KS9500 é uma TV com resolução 4K, suporta várias conectividades onde se encontra o Miracast, bem como possui suporte para conteúdo em HDR. A KS9500 continua a utilizar a tecnologia Quantum Dot LED para o painel do ecrã. É uma tecnologia em tudo semelhante à Triluminos da Sony. Em ambos os casos, os OLED da LG para 2016 continuam a possuir uma representação de cores superior, principalmente nos tons escuros.

Categoria: TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *