Moontera
Vodafone roaming

A Vodafone não removeu as tarifas de Roaming na Europa

Por Tiago Araújo a 07/Mar/2016

A Vodafone vai começar uma campanha em Portugal anunciando a remoção das tarifas de Roaming na Europa. No entanto, não é bem assim, esta eliminação das tarifas é bastante limitada. Perceba neste artigo.

Recebemos um email da Vodafone que anunciava o fim das tarifas da roaming na Europa para os novos clientes da Vodafone. Todos os clientes que a partir de hoje adiram, ou, renovem, o seu tarifário Vodafone RED, ou, serviço convergente, de TV, Net e Voz, vão possuir um limite apertado de chamadas, sms e dados moveis que poderão utilizar na Europa. Sem serem cobradas tarifas de roaming na Europa, por não estarem localizados em Portugal.

Este limite é de 200 minutos para chamadas, 200 sms, e 200MB para dados moveis. Estes valores são contabilizados no plano mensal nacional. Limite mensal, no entanto com um período máximo de 15 dias por ano! A esta informação é importante acrescentar que todas as operadoras serão obrigadas a eliminar as tarifas de roaming na Europa em 2017.

A campanha será intitulada de “Power aos Viajantes”, mas será mesmo um poder para quem viaja muito? Não, quem passar mais do que 15 dias fora de Portugal poderá usufruir deste limite durante os primeiros 15 dias, mas depois volta a ser tarifado, sendo as tarifas de roaming dependentes do país onde praticar as chamadas, sms, ou, consumo de dados. Se esses 15 dias ocorrerem em meses diferentes, até poderá ultrapassar os 200 minutos, sms, ou MB em dados moveis.

Novo tarifário Vodafone RED com a suposta eliminação de roaming na Europa:

  • Nacional (mensal):
    • Entre clientes Vodafone 5000 minutos, ou sms;
    • Outros clientes 2000 minutos, ou, sms;
    • 200MB de dados (400MB nos primeiros 12 meses se aderires até 31 de Março);
  • Europa (mensal, mas com limite de 15 dias anual):
    • 200 minutos de chamadas;
    • 200 sms;
    • 200MB;
    • Todos os valores são incluídos nos valores mensais nacionais;

Os clientes Vodafone actuais tem de renovar o contrato. Esta mudança implica uma alteração de contrato, devido às condições contratuais terem de ser modificadas após a implementação destas novidades. Apenas os tarifários Vodafone RED, e os planos convergentes de TV, NET e Voz serão afectados por estas alterações.

Podemos chamar a este novo Vodafone RED um tarifário sem tarifas de roaming? Logicamente não! Elas estão lá, estão no contrato e podem ser consultadas no site da Vodafone. Os 200 minutos e sms e MB, até são um número inicial bom, mas o limite de 15 dias é sem duvida um entrave para considerar-mos isto uma remoção das tarifas de roaming.

Explicando o porquê das tarifas continuarem presentes:

Na Vodafone, ultrapassar o limite de uma utilização razoável em chamadas em Portugal (5000 min entre Vodafones no tarifário RED Base) custa cerca de 12 cêntimos por minuto. Se ultrapassares esse limite (200min) no Reino Unido, já te custa 23 cêntimos. A tarifa está claramente presente. O preço por chamada até podia ser diferente consoante o país, mas no Reino Unido continuamos a pagar quando recebemos chamadas, 6.15 centimos. E como já dissemos, só podes usufruir dos 200 min durante 15 dias. Se viajares 30 dias, metade dos dias serão cobradas tarifas de roaming na Europa.

Em 2017, NOS, MEO e Vodafone vão as 3 ter que remover as tarifas de roaming dos seus tarifários para os países Europeus. E nessa altura não estamos a contar com períodos de 15 dias como limite. Provavelmente alguns clientes Vodafone vão ter que renovar novamente em 2017, quando a União Europeia obrigar a todas as operadores a remover as tarifas de roaming.

Não temos nada contra a Vodafone, mas como somos um site focado em tecnologia olhamos para estas informações de forma diferente. E neste caso, as tarifas continuam lá e temos de informar esta presença ao contrario do meios generalistas, que normalmente não aprofundam tanto neste tipo de noticias.

Categoria: Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *