Moontera
HP Elite X3

HP Elite X3 a extraordinária visão que a Microsoft não teve

Por Tiago Araújo a 25/Fev/2016

A HP encarou o Windows 10 Mobile como muitos fãs dos sistema operativo desejavam, o HP Elite X3 é um topo de gama capaz de correr aplicações de computador.

A HP apresentou na MWC 2016 em Barcelona o seu novo smartphone, chama-se HP Elite x3 e está vocacionado para o mundo empresarial. Trata-se de um smartphone com Windows 10 Mobile, equipado com componentes de topo, desafiando o topo de gama da Microsoft, o Lumia 950 no que diz respeito ao melhor smartphone Windows.

Internamente, o HP Elite X3 possui tudo de melhor. A plataforma que irá segurar o Windows 10 Mobile é a Qualcomm Snapdragon 820. É a plataforma topo de gama de 2016, que irá controlar um processador QuadCore de elevado desempenho. Este processador vai estar acompanhado por 4GB de memória RAM, e por 64GB de espaço, suportando ainda cartões microSD externos até 2TB. Os processos gráficos ficam a cargo da GPU Adreno 530.

HP Elite X3 corpo

HP Elite X3 corpo

Na frente o HP Elite X3 irá apresentar o Windows 10 Mobile com uma resolução de 2k, num ecrã AMOLED de 5.96 polegadas, fazendo deste Elite X3 num dos maiores smartphones com Windows 10 Mobile. Ainda assim o corpo é bastante delgado no que diz respeito à espessura, 7.8mm. A par da grandiosidade do ecrã, conta também com uma grande bateria de 4150mAh, desafiando os 2 dias de utilização numa utilização de smartphone pesada. Por falar em peso, o HP Elite X3 contabiliza cerca de 195 gramas de peso total.

Para concluir a parte das especificações resta dizer que possui leitor de impressões digitais, tal como leitor de iris dos olhos. Possui uma câmara traseira de 16MP e uma frontal de 8MP. Mobilidade 4G LTE, Bluetooth, Wi-Fi e NFC estão naturalmente presentes no HP Elite X3.

HP Elite X3

HP Elite X3 saida de som de boa qualidade e porta USB-C

Gostou do que leu até aqui? O melhor vem agora. Este HP Elite X3 suporta, naturalmente, o Windows Continuum, a dock que o acompanha é da HP, que é consideravelmente diferente da dock da Microsoft. É pesada, adere bem à superfície, possui mais portas, onde de destaca a porta Ethernet para rápidas conexões. Na parte da frente da dock existem uma aderência magnética que fixa o HP Elite X3 à dock, ligando-se via porta USB-C.

Especificações completas do HP Elite X3:

  • Windows 10 Mobile;
  • Windows Continuum com suporte a programas de PC;
  • Ecrã AMOLED de 5.96 polegadas;
  • Resolução 2K;
  • Qualcomm Snapdragon 820;
  • CPU QuadCore (Kryo);
  • 4GB de memória RAM;
  • 64GB de espaço interno;
  • Suporte a cartões microSD até 2TB;
  • Mobilidade 4G LTE;
  • Wi-Fi a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0, NFC;
  • Câmara traseira de 16MP;
  • Câmara frontal de 8MP;
  • Leitor da Iris dos olhos;
  • Leitor de impressões digitais;
  • 7.8mm de espessura e 195 gramas de peso;
  • USB-C;
  • Bateria de 4150mAh;

A parte mais interessante do Windows Continuum da HP é que ele funciona com um software proprietário. Possui algo mais do que o Windows Continuum da Microsoft. Este algo mais é o HP Workspace. Este serviço é baseado na Cloud, e permite correr programas de computador no smartphone Windows 10 Mobile HP Elite X3, quando ele está no modo de Windows Continuum. Vai poder instalar qualquer programa de computador neste serviço HP Workspace. O desempenho irá depender do lado do servidor da HP, e não do lado do smartphone. Por isso, correr um render no Adobe Premiere Pro através do Windows Continuum do HP Elite X3 não será um problema, pois, todo o processamento ficará a cargo do servidor da HP.

HP Elite X3

Portátil acessório para o HP Elite X3

Este serviço terá um custo extra. Funcionará como outros serviços indenticos, com uma mensalidade. Ainda no que diz respeito à utilização do HP Elite X3 como computador, a HP possui ainda uma dock que é um portátil. Poderá ligar o Elite X3 a este portátil através de uma ligação de cabo, ou, através de Miracast, sem fios. O Portátil possui apenas um ecrã, teclado, bateria extra e algumas portas extras. Pesa cerca de 1Kg e tem a capacidade de carregar o X3 enquanto o utiliza como portátil, através do Windows Continuum.

Estas propostas da HP são bastante interessantes, mas o HP Elite X3 estará vocacionado para os utilizadores profissionais. Não foram revelados preços do smartphone, nem dos acessórios e serviços associados. Ainda assim, estas novidades no Windows 10 Mobile por parte da HP, mostram claramente que o potencial deste sistema operativo é enorme, e a marca HP teve a visão que a Microsoft ainda não teve.

Categoria: Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *