Moontera
novo dashboard xbox one imagem

Novidades do novo Dashboard da Xbox One

Por Tiago Araújo a 19/Jun/2015

A E3 2015 foi um evento rico em novidades gratuitas para a Xbox One. Na grande maioria, melhorias nas funcionalidades, no desempenho e na interface, o novo Dashboard da Xbox One é o espelho disso mesmo.

A grande novidade, quer ao nível do design, quer ao nível da funcionalidade do novo Dashboard da Xbox One é a Cortana. A assistência pessoal do Windows 10 vai ser implementada na interface da Xbox One. A consola já permitia comandos com voz, mas agora vai poder declarar tarefas a executar em segundo plano à Cortana, ou seja, sem sair do que está a fazer. Conheça melhor as novidades do novo Dashboard da Xbox One.

Falar jogar Halo 4 já existia nas versões anteriores, mas eram apenas comandos de voz, em que era o utilizador que tinha que aprender a falar com a Xbox/Kinect. Com a Cortana, o Kinect continua a ser um requisito mínimo, mas é a maquina que tenta entender a sua fala, pelo menos os seus contactos e agendas. Um pedido simples de verificar se um amigo está online é agora possível, sem sair do jogo, sem perder qualidade no jogo e sem recorrer a menus, ou, botões, apenas usando a voz. E se o seu amigo estiver online, pode convida-lo para jogar consigo, recorrendo apenas à sua voz, sem sair do jogo.

A Cortana pode também ser utilizada para capturar imagens, vídeos e partilha-los com os amigos. E sem duvida que esta é a grande novidade do novo Dashboard da Xbox, apresentado na E3 2015.

Foco da interface mudou, mas mantêm esqueleto da anterior versão do dashboard.

A única interferência com o jogo é a barra lateral, caso queira verificar manualmente quais os amigos que estão online, alterar alguma opção de jogo, ler mensagens, ou, ver notificações. E nem a barra altera a resolução do jogo, comportando-se como uma barra de notificações tradicional que encontramos nos smartphones, mas pela lateral. Este tipo de iteração é ideal para quem gosta de jogar em grupo por exemplo.

O visual do novo Dashboard está também diferente, mas continua a possuir a mesma navegação por separadores que os anteriores designs já possuíam. Está mais focado na comunidade, está mais rápido e mais fluído. Os jogos e mais precisamente, os jogos que jogou mais recentemente, continuam a possuir um grande relevo na interface inicial.

A nova Dashboard da Xbox One vai chegar de forma publica à consola da Microsoft no final do presente ano. O mesmo acontece para a retro-compatibilidade com jogos da Xbox 360, que também será uma das novas funções. Streaming de jogos para um PC com Windows 10 é outras das novidades que este update trará à consola.

Categoria: Xbox

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *