Moontera
Samsung Galaxy J5 de 2016

Características do Samsung Galaxy J5 de 2016 vale a pena?

Por Tiago Araújo a 30/Abr/2016

A Samsung revelou de forma oficial as especificações e características do Samsung Galaxy J5 de 2016, será este o smartphone ideal para ti? É o que vamos ver neste artigo.

A Samsung prepara-se para lançar o  Samsung Galaxy J5 de 2016 entre os meses de Abril e Maio, dependendo do país. Em Espanha, por exemplo, o J5 de 2016 já foi lançado nas principais lojas do país.

No caso de Portugal, no momento em que escrevo este artigo, o Galaxy J5 de 2016 ainda não está disponível nas principais lojas de electrodomésticos em Portugal, como Worten, Fnac, ou, Rádio Popular. Por isso, ainda não sabemos o preço que será aplicado no nosso país, mas já sabemos todas as especificações e características do Samsung Galaxy J5 de 2016. É o que te vamos dar a conhecer neste artigo.

De notar, que este smartphone pode também ser conhecido como Samsung J510FN, ou como  Samsung Galaxy J5 Duos (2016), para a versão DualSIM.

Começando pelo aspecto exterior do  Samsung Galaxy J5 de 2016. Este é um smartphone bastante elegante. Possui um design muito idêntico ao  Samsung Galaxy J7 (2016), mas mais pequeno. A construção é na sua grande maioria em plástico, mas a moldura em volta do J5 de 2016 é de metal.

Este design lembra-nos muito os smartphones de topo da Samsung faz 2, ou, 3 anos. Modelos como Galaxy S4 e S5. A capa traseira do J5 de 2016 é removível, permitindo também remover a bateria de 3100mAh, o que é um excelente número para esta bateria. Podes também colocar cartões microSD até 128GB de espaço, o que é outra excelente característica.

 Samsung Galaxy J5 de 2016 cores disponíveis:

O  Samsung Galaxy J5 de 2016 está disponível em 4 cores diferentes. São elas o branco, preto, dourado e rosa dourado, também conhecido como Rose Gold. O smartphone pesa cerca de 159 gramas e possui uma espessura de 8.1mm.

Ecrã SuperAMOLED é uma característica muito positiva!

Na frente do Samsung Galaxy J5 de 2016 encontramos um ecrã de 5.2 polegadas com resolução HD. Quando comparamos estes números com outros smartphones, podemos achar que o HD vai perder para os outros smartphones ao mesmo preço que são Full HD. No entanto, isso não acontece, este ecrã é do tipo SuperAMOLED, o que lhe dá uma qualidade ao nível de cores e ângulos de visão muito boa.

Possuindo assim o J5 uma experiência mais positiva na utilização do ecrã.

Especificações e características do  Samsung Galaxy J5 de 2016:

  • Ecrã SuperAMOLED de 5.2 polegadas;
  • Resolução HD;
  • Android 6.0 Marhsmallow;
  • Chipset Qualcomm Snapdragon 410;
  • CPU QuadCore do tipo Cortex A53;
  • GPU Adreno 306;
  • 2GB de memória RAM;
  • 16GB de espaço;
  • Suporte a cartões microSD até 128GB;
  • 4G LTE;
  • Possui versão DualSIM;
  • Wi-Fi com suporte às normas 802.11 a/b/g/n;
  • Bluetooth 4.1 com A2DP;
  • NFC;
  • Rádio FM;
  • Porta microUSB;
  • Bateria de 3100mAh;
  • Câmara traseira de 13MP;
  • Câmara frontal de 5MP;

E ao nível do desempenho, o Samsung Galaxy J5 de 2016 é bom?

Mais, ou, menos. Tendo em conta o preço do Samsung Galaxy J5 de 2016, que anda na casa dos 200/250€ em Portugal, o desempenho pode ficar abaixo da média. Começando pela plataforma que controla esta smartphone, a Qualcomm Snapdragon 410. Não é um modelo muito recente, e sempre foi um modelo de gama média, passado 2 anos do seu lançamento, é modelo de gama média baixa para os padrões actuais.

Esta plataforma vai controlar um processador QuadCore baseado em núcleos Cortex A53 de baixo desempenho. Ao lado do processador vão estar 2GB de memória RAM, e um modelo único de 16GB de espaço interno para armazenamento.

São valores que superam claramente o Samsung Galaxy J3 de 2016, por exemplo. Ainda assim, na casa dos 250€ encontramos smartphones com maior capacidade de desempenho do que este J5 de 2016.

Samsung Galaxy J5 de 2016 cores

Cores do J5

Ao nível da conectividade o novo J5 cumpre os básicos. Está equipado com mobildiade 4G LTE, tal como Wi-Fi, Bluetooth, Rádio FM e NFC.

Este será um smartphone que vai aguentar com uma utilização mediana, ao nível da exigência. É importante referir que vais ter alguns problemas em aplicações mais pesadas, como jogos.

Parte interessante é que podes contar com uma boa autonomia. Como os componentes não são muito exigentes ao nível do consumo de energia, a boa bateria de 3100mAh deverá garantir 2 dias de utilização para a grande maioria das utilizações.

Câmaras do Samsung Galaxy J5 de 2016 são bastante interessantes.

Se o desempenho do J5 foi uma desilusão, as câmaras invertem essa opinião. Neste novo J5 encontramos a mesma câmara do novo J7. Ou seja, uma câmara traseira de 13MP e uma frontal de 5MP.

Na câmara traseira destacamos a excelente abertura de lente de F/1.9. Um valor que permite capturar muita luz, que facilitará a vida de alguns utilizadores que gostam capturar fotos em locais mal iluminados. A distância focal da lente é de 28mm, tal como no J7 de 2016.

Na frente encontramos características semelhantes, mas com menor resolução.

Opinião sobre o Samsung Galaxy J5 de 2016?

Bem, é mais apetitivo comprar o Samsung Galaxy J5 de 2016 do que os novos J3, e J7. Tendo em conta os rivais que competem com esses 3 Samsungs. Se procuras desempenho, e um smartphone que te dure 2/3 anos sem ficar lento, então podes esquecer o Samsung Galaxy J5 de 2016.

Os pontos positivos do J5 estão no bom design que possui, na autonomia que poderá ter, dependendo do uso e da forma como a interface da Samsung irá gerir os recursos. Deixamos em aberto a qualidade das câmaras, sobre eles só poderemos ter uma opinião formado quando fizermos uma review ao Samsung Galaxy J5 de 2016, que provavelmente não irá acontecer, pois a Samsung Portugal é a única marca que não nos envia produtos para testes.

Categoria:Opinião

Um comentário a “Características do Samsung Galaxy J5 de 2016 vale a pena?”

  1. joao paulo sampaio diz:

    Boa noite, eu estou tentado a comprar o Samsung galaxy j5 2016, fala-se em jogos, penso de que fora isso, não jogo, só o quero para o dia a dia, mails, aplicações habituais, as opiniões serão boas sobre o aparelho, obrigado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *