Moontera
Philip Schiller

Apple riu e aplaudiu pobreza no mundo? Saiu-se muito mal!

Por Tiago Araújo a 22/Mar/2016

Uma frase que tentou criar uma necessidade de compra seguida de uma gargalhada, não foi a melhor estratégia da Apple.

Ontem dia 21 de Março foi a data escolhida pela Apple para apresentar uma serie de produtos mais pequenos e mais baratos do que os já existem da Apple no mercado. O iPhone SE de 4 polegadas e o novo iPad Pro de 9.7 polegadas. Até aqui nada de mal, o problema surge durante a apresentação do iPad Pro, onde as palavras e a reacção da audiência não foi a mais bonita.

O responsável pela Apple que subiu ao palco, Philip Schiller afirmou que a maioria das pessoas que compram um iPad são utilizadores de computadores Windows. Afirmou também que existem cerca de 600 milhões de utilizadores Windows com computadores com mais de 5 anos de idade, e que isto é triste, acabando aqui o discurso com uma gargalhada em simultâneo com a maioria da plateia. De recordar que nos eventos Apple, metade da plateia, ou mais, são funcionários Apple, e tudo é ensaiado antes.

O discurso original é o seguinte: ‘There are over 600 million PCs in use today that are over five years old. This is really sad, it really is.”

Depois do really is, veio a gargalhada, não caiu bem! No vídeo em cima, começam imediatamente antes do discurso citado.

85% dos computadores no mundo são Windows, logo, existem mais pessoas com Windows a comprar iPads.

Primeiro ponto que gostaríamos de dizer à Apple é que, claro! Claro que a maioria das pessoas que compra um iPad é um utilizador de Windows, porque simplesmente a maioria dos utilizadores de computadores, preferem computadores com Windows, do que computadores com OSx da Apple, ou, Linux. Aproximadamente 85% dos utilizadores de portáteis e computadores de secretária utilizam Windows. Menos de 8% utiliza OSx, por isso Apple, é normal que quem compre um iPad, seja proveniente de um PC Windows. E isto não significa que o PC seja substituído por um iPad. Posso dar o meu exemplo, tenho um iPad e mantenho o meu PC com 4 anos, passo mais tempo no PC.

Sabes Apple, os PCs podem ser modificados e melhorados ao longo dos anos! E não precisam de chaves especiais para os abrir!

O segundo ponto é que tirando o Mac Pro, nenhum dispositivo Apple consegue igualar o desempenho do meu PC com 4 anos. Porque a maioria dos desktops Windows de 2012 na mesma gama de preço dos iMac, continua a ser superior em desempenho aos iMac da Apple mais recentes, que utilizam equipamentos de portáteis. Ainda assim, neste ponto queria frisar que talvez as pessoas com computadores de 5 anos fiquem melhor servidas em desempenho, se gastarem metade do valor do iPad Pro mais barato, em melhorias, sejam eles computadores portáteis, ou, de secretária. Sim Apple, os computadores com 5 anos podem ser actualizados, menos os vossos!

Nem todas as marcas abusam na obsolescência programada!

O terceiro ponto vai bater na obsolescência programada, algo onde a Apple se especializou. As ultimas versões do iOS que colocaram alguns produtos Apple consideravelmente mais lentos, tais como o primeiro iPhone, iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5c. iPad, iPad 2. Não todos com a mesma versão, mas todos com a impossibilidade de recuar atrás, o que agrava esta atitude. O objectivo é criar uma necessidade nova. Algo que a Microsoft evitou já por 2 vezes no mundo mobile. A mais recente ocorreu à dias, afirmando que os smartphones mais antigos com Windows Phone 8.1 não iriam ser actualizados de forma oficial para o Windows 10. A Microsoft é um bom exemplo neste ponto, pois além disso, permite que estes utilizadores tomem o risco de actualizar via Insider, mas permite sempre que recuem para a versão anterior. E tudo isto para dizer que um computador com 5 anos, se estiver lento no Windows 10, pode sempre recuar para o 8, ou, 7, sem problemas, e mantém-se rápido e funcional. Consegue um Apple A9X superar uma Core i7 de primeira geração, ou, segunda geração? Não!

Não existe nada de triste em usar um PC com 5 anos, desde que ele funcione bem, e a maioria funciona!

Um bom PC com 5 anos continua a possuir um desempenho superior ao iPad Pro. Facto. Continuam a ser a preferência dos utilizadores que trabalham nos computadores. É raro encontramos alguém a criar conteúdo num iPad, até mesmo para a versão Pro.

Para consumir conteúdo o iPad é excelente, é neste tipo de conteúdo onde utilizo mais as minhas tablets, onde está um iPad. Contudo, o computador com 5 anos faz exactamente o mesmo, até mesmo mais velhos. Computadores de 2008 continuam a reproduzir filmes, jogos, musica, navegação web sem qualquer lentidão, ou, problema. Qual é a tristeza em usar um computador com 10, 8, 5 anos, se ele funciona bem. Apenas significa que a pessoa além de ter escolhido muito bem o produto, realizou uma escolha bastante inteligente na época.

Recebo várias mensagens de leitores do antigo Biovolts que foram recomendados por mim, a efectuarem determinada compra faz 5/6/7 anos atrás e apenas querem actualizar a maquina porque são jogadores, ou, necessitam de um poder de desempenho mais elevado para trabalhos, mas que a maquina deles funciona na perfeição ainda. Apple, nem todos somos aficionados pela tecnologia, nem todos trocamos de smartphone de 1 em 1 ano. Convém sair da gruta de vez em quando e apreciar o sol de Cupertino.

Poderia enumerar muitos motivos para refutar a tristeza de utilizar um computador com 5 anos, mas o principal é que nem todos têm o dinheiro para actualizarem os seus dispositivos tecnológicos com frequência. Muitas vezes a culpa está em marcas, que lançam produtos que inovam 0, com margem de lucros que triplicam o custo de produção, como é o exemplo do iPhone SE, apresentado ontem. É um bom smartphone, com um nicho especifico, mas a Apple não gastou um cêntimo em inovação, ou, pesquisa. Tudo o que vimos já existia nos ramos da macieira. O design é o mesmo do iPhone 5, e os componentes são os mesmos do iPhone 6S. O custo de produção andará na casa dos 100/150€ por iPhone, vai chegar a Portugal por 489€. Isto é triste.

Porque algumas pessoas continuam a usar PCs com 5 anos?

  • Não podem comprar um novo.
  • Actualizaram algumas peças do computador.
  • Não têm necessidade, para o que fazem, o PC funciona bem.
  • Possuem programas incompatíveis com outros sistemas, ou, hardware.
  • Gostam de usar leitores de CDs, DVDs, Blu-rays, várias portas USB, ou da velocidade de uma ligação Ethernet.
  • Não tem acesso a nova tecnologia, até porque nem todos os países são desenvolvidos como os Europeus, ou, Norte Americanos, mas todos contam para a cota de 600 Milhões de Windows em PCs com mais de 5 anos.

Apple não basta apresentarem a informação que querem, de forma incompleta. Podiam muito bem ter evitado essa gargalhada de mau gosto. Ainda assim, quantos iPads Pro venderam? Tantos números positivos sobre o Apple Watch, sobre o iOS, sobre o iPhone, porque não sobre o produto que lançaram em Setembro? Já que apresentaram dados sobre as primeiras semanas de alguns produtos, pois, nós percebemos.

Categoria: Opinião
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *