Moontera
Asus ROG G20 AJ

Review ao Asus ROG G20, o PC de jogos para exibir

Não perca a nossa Review ao PC de jogos Asus ROG G20, uma maquina com um design único e um desempenho convincente

Por Tiago Araújo a 17/Jul/2015

Quando falamos em computadores para jogos, normalmente pensamos em maquinas grandes, robustas e extremamente potentes no seu interior. O Asus ROG (Republic of Gamers) G20 é quase isso, tirando a parte do grande. É potente, possui um design com linhas robustas, mas é pequeno, quando comparado com um PC comum. As linhas elegantes, conjugadas com as luzes dão-lhe facilmente um aspecto gaming, mas é sobretudo um PC que dá vontade de exibir.

No interior do ROG G20 estão componentes que te permitem desfrutar dos jogos actuais com elevados valores no teor gráfico, sem qualquer problema. Por isso mesmo, estão serão dois pontos chave na nossa análise, o design e o desempenho, mas sem colocar de lado outros aspectos não menos importantes, como aquecimento e ruído do G20.

Qualidade de design, ruído e aquecimento do ROG G20:

O mais provável é que ao leres esta Review do Asus ROG G20 já conheças as linhas deste computador. São elegantes, muito elegantes se tivermos em conta que é um computador. Contudo, é um produto Asus, e como já estamos acostumados, vamos encontrar várias referencias à Asus ao longo do corpo. Numa das laterais está o logo da Asus, na outra, está o logo da sub marca da Asus, a Republic of Gamers com o respectivo logo.

A maioria do corpo é cinza escura, enquanto que o núcleo do G20 é vermelho. Nativamente, as luzes vem configuradas para serem vermelhas também. E na nossa opinião, é nesta cor que se enquadram melhor com o restante corpo do G20. Podemos no entanto alterar a cor das luzes, para um grande leque de cores disponíveis dentro do universo RGB. Esta alteração de cor é controlada através de software.

Asus ROG G20

Asus ROG G20 de perfil

As saídas de ar estão focadas na parte de cima do Asus Rog G20, mas também estão localizadas atrás. Notamos que quando puxamos pelo G20 que uma das laterais aquece em demasia. No entanto o computador é silencioso na grande maioria das tarefas, e quando perde esse silencio quase absoluto, o ruído não é muito e está longe de incomodar.

Quanto ao tamanho, o G20 é bastante mais pequeno que um computador comum. É sensivelmente do mesmo tamanho que uma consola, e até pode passar como tal, quando associado ao software da Steam. Na embalagem encontram ainda teclado e rato da Asus, mas o design desses periféricos não está muito associado ao do computador.

Asus ROG G20

Logo da Asus numa das laterais

Especificações e capacidade de actualização:

Existem várias especificações disponíveis para o Asus ROG G20. Desde de modelos com processadores Core i3, até aos i7, passando também pelos i5. O modelo que testamos possui um poderoso Intel Core i7 4790 a 3.6GHz de velocidade. Ao lado deste processador estava uma Nvidia GeForce GTX 780 de 3GB. Uma dupla poderosa ao nível do desempenho. O G20 contou ainda com 16GB de memória RAM, 1TB no disco rígido e 256GB no SSD.

Com esta configuração, não existe a possibilidade de acrescentar mais nenhum componente. E a troca de componentes não é fácil, devido ao design arrojado do G20. O componente mais fácil de trocar é o SSD, que em algumas configurações mais baratas, é o único componente que se pode acrescentar. Neste caso, como já veio incluído, não existe possibilidade de acrescentar.

ROG G20

“Fonte” externa do ROG G20

De resto, em futuras actualizações, vai poder trocar peça a peça, onde SSD e placa gráfica são as mais faceis de alcançar. Existe duas slots de memória RAM, neste caso, cada uma com 8GB de memória RAM. Não são fáceis de aceder, necessitando de retirar algumas partes do chassi para tal.

Com a configuração do G20 que testamos, este vai precisar de duas ligações provenientes da tomada.

Especificações do Asus ROG G20 que testamos:

Desempenho do Asus ROG G20:

O Asus ROG G20 é uma maquina potente, mas possui limitações. Foi concebido para jogos, mas pode também ser utilizado como uma maquina de trabalho. Edições de Photoshop, After Effects, Premiere Pro, entre muitos outros programas são facilmente suportadas por esta maquina. Os 16GB de memória RAM e o processador Intel Core i7 4790 de 4º geração são os principais responsáveis por este bom desempenho neste tipo de aplicações. O disco SSD é também uma peça importante na gestão de ficheiros nesses softwares.

Nos jogos, o principal limite desta maquina é mesmo a placa gráfica. O modelo Nvidia GeForce GTX 780 de 3GB é um modelo de elevado desempenho, mas para correr alguns títulos ao máximo dos máximos é preciso mais do que uma placa gráfica muito boa. Por exemplo no jogo Shadow of Morder, os 3GB são insuficientes para correr o jogo nos gráficos ao máximo. A GTX 780 faz também parte de uma geração de gráficas já ultrapassada, a versão mais recente do G20 até já vem com a GTX 980 em Portugal. O que é uma modelo mais recente e mais actualizado.

Asus ROG G20

Lateral com logo da marca ROG

Ainda assim, o desempenho no jogo Shadow of Morder muito perto das configurações máximas foi mais do que excelente. O jogo correu sempre de forma fluída, com um nível de FPS sempre na casa dos 60fps. O mesmo se passou para outros títulos como GRID e Far Cry 4, que configurações muito perto nas máximas atingiram uma média superior, ou na casa dos 60fps.

O Asus ROG G20 obteve a pontuação de 13045 no GeekBench.

Vale a pena comprar o Asus ROG G20?

Comparando o valor unicamente ao nível do desempenho, a resposta seria uma não. Montar um Pc equivalente ao G20 sairia sempre mais barato. A questão é que o Asus ROG G20 é uma maquina com um design único! O tamanho é bastante reduzido para o que oferece, e neste ponto, a resposta é um claro sim!

Gostávamos de ver uma maquina como esta, com outro tipo de objectivo que não jogos. Não para menos potencia, mas sim para mais. Um Asus capaz de disputar lado a lado com o Mac Pro, por exemplo.

Este é um computador para colocar ao lado do seu monitor, sem perder espaço, nem beleza. É silencioso, é elegante, e é potente. A maquina que testamos, Asus 90PD00R1-M02270, possui um preço de 1766€. Existem modelos mais baratos, mas com configurações diferentes.

Categoria:Reviews
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *