Moontera
LG G4 câmara

É a câmara do LG G4 a melhor do mercado de smartphones?

Conheça a nossa análise dedicada apenas e exclusivamente às funcionalidades e potenciais da câmara do LG G4.

Por Tiago Araújo a 04/Ago/2015

Nos dias de hoje a luta nos lugares de cima é bastante influenciada pela capacidade fotográfica da câmara do smartphone, na nossa opinião, o LG G4 é o smartphone que possui a melhor câmara. Já testamos câmaras dos rivais como iPhone 6, HTC One M9 e Samsung Galaxy S6, mas ficamos rendidos ao LG G4, embora este não vença os rivais em todos os fatores, incluindo alguns fatores na câmara, que podem ser importantes para si.

Melhor do que saber a nossa opinião, é percebe-la. Não fomos atrás dos números, mas sim da capacidade do software e hardware em tirar partido deles. Ao dizer que o LG G4 possui a melhor câmara, não estamos a dizer que o G4 é o melhor smartphone do mercado, pode até ser, bem como até pode não ser a melhor câmara para si, se por exemplo, quiser criar vídeos com muito movimento.

Gostos à parte e fanatismos de lado, a nossa opinião é baseada em resultados, funcionalidades e experiencia profissional. Utilizamos o LG G4 como substituto das nossas câmaras de fotografar e de filmar. O objetivo não era substituir, ou, sequer comparar a utilização destes 3 produtos, mas sim perceber se as melhorias na câmara do LG G4 permitem uma utilização idêntica à das soluções profissionais.

Comparado com DSLRs, a câmara do LG G4 ainda possui muitas limitações, mas algumas funcionalidades tem convergido em direção ao mundo profissional. Já no vídeo, na nossa opinião o LG G4 nem é o melhor smartphone para a captura de movimento, em vídeo. Todas as imagens apresentadas neste artigo foram convertidas para JPG com uma percentagem de qualidade de 60%, para não pesar no carregamento da página.

LG G4 modo automático

Interface do modo automático do LG G4

Pegar, olhar e capturar!

Existem smartphones com excelentes modos fotográficos que os utilizadores nem sequer sabem que eles existem. O LG G4, infelizmente, não possui muitos modos artísticos. Aliás, nas definições básicas/automáticas, encontramos apenas 3 modos, Automático, Panorama e Duplos. Nada de criativo, pois não?

Podemos acrescentar o HDR, definir a resolução e enquadramento e pouco mais. Na realidade, os modos automáticos do LG G4 são muito básicos.

E estes modos artísticos, que o LG G4 não possui, são realmente necessários? Bem, para brincar sim, para pegar, olhar e capturar, talvez não. E neste ultimo aspeto o LG G4 é incrivelmente bom. A focagem é bastante rápida, graças ao laser que está ao lado da câmara.

Câmara do LG G4

Foto capturada no modo automático da câmara do LG G4

Nas definições de câmara mais básicas, apenas tem de tocar na área que quer focar e o G4 faz o resto por si. Quando habilitamos as configurações, ainda nos modos automáticos, a câmara deixa de capturar apenas com o toque no alvo. Permite focar, ver, analisar e depois, quando clicar-mos no botão para capturar, ele captura a foto.

Estes vão ser os dois tipos de captura em que o LG G4 mais vezes será utilizado para focar, sem qualquer tipo de duvida. E para a maioria dos utilizadores é aqui que o LG G4 tem de brilhar. E brilha! A focagem é rápida, a qualidade das cores é boa, consegue “ver bem no escuro”, sem necessidade de flash e a definição das linhas e detalhes é excecional.

LG G4 interface camara

Interface no modo básico do LG G4

Na nossa opinião, este modo pede 5 aspetos fulcrais:

Algumas destas características podem ser mais, ou, menos importantes dependendo do tipo de fotografia que captura. Onde o LG G4 falha é na Exposição. Este valor pode ser facilmente alterado em programas de edição de imagens básicos. Apesar dessa possibilidade, para pegar, olhar e capturar, é um problema que a LG devia corrigir.

O contraste dinâmico é quão longe consegue ir o LG G4, no que diz respeito à apresentação de sombras escuras e luzes claras. Não percebeu? Capture uma foto onde em alguma parte dela, haja uma sombra, essa sombra apresenta imediatamente uma cor preta? Sem que possa ser possível ver algum detalhe na sombra? Não, o G4 porta-se muito bem neste ponto. É possível ver vários detalhes em locais pequenos e escuros. Ainda assim não é o melhor smartphone neste ponto. Existe um dinossauro que se chama Nokia PureView 808, e neste aspeto, este Symbian é imbatível. Este pormenor é muito procurado no vídeo, permitindo assim melhores colorações de cenas, sem perder os detalhes. É algo difícil de alcançar até para algumas câmaras dedicadas. O Nokia PureView 808 é por esse motivo um dos smartphones usados (para venda) com maior valor, mesmo sendo um smartphone totalmente ultrapassado.

Câmara do LG G4

Foto capturada de noite sem recurso a flash.

O Samsung Galaxy S6 possui um contraste muito elevado nas cores, mas possui a tendência de representar os brancos mais aquecidos (amarelados), enquanto que o LG G4 consegue apresentar brancos mais reais, embora por vezes exponha em demasiado as zonas claras. Já nas zonas escuras, o ideal é que nas sombras consigamos notar detalhes, e não apenas preto. Neste ponto o LG G4 é claramente superior, pois o contraste elevado entre cores do Galaxy S6, meio que mata os cinza, tornando os pretos muito escuros, onde não conseguimos notar o detalhe. O iPhone 6 possui um desempenho semelhante ao do LG G4.

Devido à focagem fácil, a câmara do LG G4 é capaz de focar objetos com muita facilidade. É perfeito para capturar pequenos detalhes. A abertura da lente de 1.9 f.stop permite capturar mais luz, o que em capturas de proximidade, onde a câmara do LG está muito próxima do alvo, permite capturar mais luz, que por vezes, pode ser menor, devido a estarmos muito próximo do objeto.

Apesar disso, a abertura de lente é mais importante em fotos noturnas. Em nenhum outro smartphone tivemos tanta facilidade em capturar boas fotografias à noite. O LG G4 foi sem duvida o melhor neste ponto. Aliás, grande parte dos testes de fotografia que fizemos ocorreram durante a noite, pois o G4 assim o permitiu.

LG G4 camara

Problema da exposição do LG G4 fez com que o céu ficasse totalmente branco. Possível de corrigir no modo manual.

A fidelidade de cores não é algo que preocupe muito os utilizadores dos modos automáticos. Por vezes, cores muito vivas, não reais, até acabam por agradar mais ao utilizador, como os vermelhos e azuis fortes que os smartphones da Samsung costumam apresentar. O LG G4 segue outra via, e tenta apresentar cores mais reais, e menos vibrantes. Para nós é preferível esta abordagem da LG, mas por outro lado a LG dá um detalhe muito forte nas sombras e linhas, é uma estratégia para destacar mais a focagem, mas também sai um pouco do contexto real.

Todos já tivemos aquele momento em que perdemos uma grande fotografia porque simplesmente a nossa câmara demorou demasiado tempo a disparar. O LG G4 não é perfeito nesse ponto, mas é facilmente o melhor smartphone a capturar boas imagens, da forma mais rápida. Para o ajudar tem dois fatores muito importantes. O foco via lazer presente na câmara traseira, que é capaz de medir distancias, e a abertura boa que permite colocar de lado o flash em certas fotos.

Vamos terminar esta avalização dos modos automáticos do LG G4 com uma excelente opinião sobre o LG G4, mas o melhor ainda está para vir.

LG G4 modo manual

Interface do modo manual do LG G4

O modo manual marca a diferença na câmara do LG G4, mas vai usa-lo?

A câmara do LG G4 é boa só por si, mas é o modo manual que marca a diferença quando a comparamos com as câmaras dos smartphones rivais. A câmara do LG G4 não é a única a possuir modo manual, mas é a que possui o melhor e mais completo modo manual.

Este modo não é para todos os utilizadores, pois nem todos percebemos sobre fotografia. Muitos utilizadores de maquinas DSLR fotografam em modos automáticos, por isso o número de pessoas que procura uma smartphone para capturar em modo manual deverá ser muito reduzido, mas é uma possibilidade que permite criar resultados melhores.

O LG G4 torna-se também um excelente dispositivo de introdução ao modo manual das câmaras fotográficas, embora não possua todas as opções. Por exemplo, não vai poder controlar a abertura das lentes do G4. Isso é uma opção que depende da objetiva e não da câmara. E nos smartphones não pode trocar de objetivas, sendo que a objetiva do G4 está fixa nos 1.8 f.stop. É um número excelente, a objetiva que vem na maioria dos kits de câmaras não possui esse numero tão bom. Apesar disso, por vezes queremos capturar menos luz, sem mexer na velocidade, nem ISO, por isso diminuir a abertura seria útil. Nenhum smartphone possui esta capacidade.

O modo manual da câmara do LG G4 permite controlar:

Vamos começar por falar no grande destaque deste modo manual, o controlo da velocidade. É uma opção que não encontra no modo manual do rival S6 da Samsung por exemplo. Esta opção não só permite controlar a velocidade do obturador, como também por consequência da velocidade, controla a quantidade de luz que capturamos. Este aspeto tanto influencia a cor, como a quantidade de luz. Uma velocidade mais rápida é ótima para dias de sol intenso, onde não queremos que as fotos fiquem demasiado claras por exemplo. Quando optamos por uma velocidade mais lenta, conseguimos capturar mais luz, o que é bom para ambientes mal iluminados. Em conjunto com outras opções, conseguimos fotos como as de baixo. Onde com uma velocidade de 4 segundos, valores de ISO no mínimo, e o smartphone totalmente parado num tripé, conseguimos criar este efeito de raios de luz, com o movimento dos carros. A foto poderia fica melhor se estivessem a passar mais carros, mas fazer isto num smartphone é algo notável para o LG G4.

LG G4 Foto velocidade

Capturada com velocidade nos 4 segundos e sem tripé, com o smartphone pousado numa ponte de peões.

Um dos fatores que mais embeleza fotos de retratos, ou com alvos bem definidos é depth of the field. Existem vários fatores que te permitem aumentar esse efeito, ou conseguir melhores resultados nesse ponto. Um deles é a abertura, f.1.8 é excelente! Outro é a focagem automática. Com a capacidade de decidires onde queres focar exatamente, dá-te uma grande vantagem para criar um desfoque maior nos objetos de fundo, ou, que não interessam. Apenas apontamos um defeito neste modo manual do G4, e especificamente na focagem. Quando estamos a focar manualmente, a zona de foco devia fazer zoom, principalmente em distancias mais longas.

LG G4 camara abertura

Muro totalmente desfocado com a flor a receber todas as atenções.

Alguns fotógrafos profissionais tem horas especificas do dia para trabalhar em fotos exteriores. São elas a manha e o anoitecer ao final da tarde. Isto porque o angulo dos raios solares provoca uma cor diferente nos objetos das cidades. A rotação da terra e o sol são fatores que não controlamos, mas podemos controlar a tonalidade das cores, através do equilíbrio de brancos. Podemos escolher uma cor mais quente, ou, mais fria, dependendo do que procuramos. Conseguimos passar a ideia de que uma foto foi capturada no final da tarde, quando essa foi capturada ao meio dia, no pico da iluminação solar. O equilíbrio de brancos é um excelente filtro para as cores que pretendemos atingir numa foto. E como já dissemos, pode controla-lo na câmara do LG G4.

LG G4 equilibrio de brancos

3 fotos capturadas no mesmo momento pelo G4, apenas alteramos o equilíbrio de brancos.

A exposição permite controlar a forma como a câmara do LG G4 vai interpretar a luz, de uma forma mais intensa, ou, menos intenção. Tal como os valores de ISO, são métodos que pessoalmente não gosto de utilizar, pois acabam por prejudicar mais do que ajudam, ao nível da definição de imagem. No entanto, para quem necessitar, eles estão disponíveis no modo manual da câmara do LG G4.

Para quem não se quer aventurar de cabeça nestas definições, a LG possui um botão que adapta de forma automática todos esses valores para as “medidas” mais adequadas. É uma boa ideia para quem ainda está a aprender.

Capacidade de gravar em .RAW é um grande ponto a favor.

Outro pormenor muito importante é que a câmara pode gravar as imagens em .RAW (JPG), ou, em . JPG. O formato .RAW permite que a câmara salve a imagem no smartphone com as informações sobre as definições e valores com que ela foi fotografada. Isto permite que numa possível pós edição possa alterar esses valores sem danificar a foto, ou, perder qualidade.

Foto capturada pelo LG G4

Foto capturada pelo LG G4 no modo manual, sem problemas de exposição em demasia.

Aliar estes controlos à excelente qualidade da câmara fotográfica, fazem da câmara do LG G4 a melhor para fotografia com o smarthpone. O estabilizador ótico que equipa a câmara do smartphone é também um ponto a favor para uma foto bem capturada. Apesar desta nossa opinião, o LG G4 e a sua câmara possuem alguns pontos fracos, onde a câmara não é tão boa, como é o caso do vídeo.

Gravação de vídeo é a desilusão do G4.

Começamos por dizer que o modo manual não está disponível da gravação de vídeo, com muita pena nossa. Os controlos de gravação de vídeo são simples, mas deste tipo de captura não está relacionado com a aplicação de captura. Notamos que em objetos em movimento a câmara tem a tendência para perder o foco. É algo normal para uma câmara num smartphone. A parte boa é que a focagem é rápida, mas impossibilita uma gravação de qualidade em objetos em movimento.

O estabilizador da câmara não funciona muito bem no vídeo. Quando nos movemos segurando a câmara funciona bem, mas quando movemos a câmara durante esse movimento as coisas complicam-se, possui mesmo resultados desastrosos, ao estilo do que acontece com o “estabilizador” do Youtube.

Para piorar, o áudio capturado pela câmara do LG G4 fica aquém do que conseguimos fazer com os rivais.

LG G4 tmanho real

LG G4 foto em tamanho real.

No final das contas, é a câmara do LG G4 a melhor?

Na nossa opinião é. A câmara é tanto boa para quem não percebe de fotografia, como para quem percebe. O estabilizador ótico ajuda nas fotos, mas para gravar vídeo só estraga. Se procura um smartphone para gravar muitos vídeos, é melhor escolher outro. Apesar de conseguir gravar em 4K, o resultado ficou um pouco abaixo do que já se consegue fazer em smartphones. Para fotografia, para já ainda não há melhor.

Categoria:Reviews
Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *