Moontera
Nexus 5X

LG Nexus 5X review em português ao terminal Google

Por Tiago Araújo a 16/Mar/2016

Tudo o que precisas de saber sobre o novo LG Nexus 5X nesta review em português ao smartphone Google de gama média que chega ao mercado 2 anos após o ultimo Nexus da LG.

O LG Nexus 5X é uma actualização do já antigo Lg Nexus 5, lançado em 2013. Foi o ultimo Nexus de gama média a ser lançado, e este 5X vem preencher novamente esse lugar, mostrando-se capaz o suficiente para competir no desempenho com as melhores propostas no mercado, mas poupando na qualidade de construção.

Com um preço de 346€ o LG Nexus 5X vai entrar em confronto com outros smartphones da LG, também de elevada qualidade, como é o caso do LG G Flex 2, mas com as vantagens de ser um Nexus. E estas vantagens estão todas relacionadas com a velocidade de actualização do software, mais precisamente na versão do Android da Google.

Nesta review em português ao LG Nexus 5X vais perceber os pontos fracos e pontos fortes deste LG Nexus 5X, também conhecido como Google Nexus 5X.

Android 6 Marshmallow é o primeiro ponto forte do Nexus 5X!

O LG Nexus 5X está nativamente equipado com a versão 6.0 do Android Marshmallow. Assim que o configuras o sistema vai informar-te que já existem actualizações disponíveis para a versão mais recente do Android, neste caso, Android 6.0.1. Se fores alguém com interesse na área, no momento em que escrevo esta review ao Nexus 5X até já é possível instalar a versão Developers Preview do Android N, que será conhecido como Android 7.0 assim que for lançado oficialmente.

Neste ponto é importante focar que o Nexus 5X irá receber as próximas 2 actualizações no mínimo, ou seja, até ao Android 8.0. Algo que não é garantido para a grande maioria dos rivais. A par desta “garantia”, o facto de ser um Nexus garante também que vais ser o primeiro a receber estas actualizações, se não for no dia de lançamento oficial, será na semana de lançamento. Smartphones que não são Nexus, como é o caso do LG G4, demoram entre 2 a 4 meses a receber estas actualizações, quando as recebem.

LG Nexus 5X ecrã

Ecrã do LG Nexus 5X.

Esta vantagem é útil, para quem gosta de explorar. Para quem gosta de informática, ou, tecnologia. Se não é o teu caso, um Nexus e esta vantagem, até podem nem ser um ponto de relevo importante. Algumas marcas como LG, Samsung, Sony, entre outras, possuem interfaces desenvolvidas sobre a interface nativa do Android. E em alguns destes casos, até possuem funcionalidades exclusivas que a versão nativa não possui. Por exemplo, a câmara do LG G4 possui um software superior ao deste Nexus 5x. Outro exemplo, a LG já permite a divisão do ecrã em alguns smartphones desde do Android 4.4. Nos Nexus só vai chegar no Android 7.0.

Percebem o que quero aqui dizer? Um Nexus é bom para quem gosta de explorar. As actualizações rápidas permitem por vezes apanhar novidades importantes no Android, como é por exemplo o Doze, uma tecnologia responsável pela gestão da bateria que fez uma grande diferença na autonomia do aparelho, e que nenhum fabricante conseguiu implementar nas interfaces proprietárias anteriores.

Qualidade de construção é um dos pontos fracos.

O Lg Nexus 5X é um smartphones todo de plástico. Não é por esse ponto que não gostamos da sua qualidade, mas sim por ser um plástico que se suja com facilidade, e que não se limpa com a mesma facilidade.

Após vários dias de utilização notamos que o 5X possui várias marcas de utilização, principalmente nas laterais da capa traseira. Estas não eram as típicas marcas de dedos que saem com um simples pano. Eram marcas mais complicadas de sair, e fruto de uma utilização normal.

LG Nexus 5X

Costas do Nexus e as marcas nas zonas laterais.

É importante dizer que o smartphone está disponível em várias cores. A versão desta review em português é a preta, que é provavelmente a que está mais sujeita a este tipo de problemas. De resto, o smartphone é leve e fácil de manusear com a mão.

A capa traseira não é removível, tal como a bateria. O cartão SIM é colocado através de uma ranhura localizada na lateral. Não existe suporte a cartões microSD. E por isto tudo, nem parece um LG.

Leitor de impressões digitais é uma excelente adição!

Na parte detrás do LG Nexus 5X encontramos uma leitor de impressões digitais. Não é o mais rápido, nem o mais preciso com que já lidámos, mas é bom! O leitor de impressões digitais é um acréscimo na segurança, mas também de comodidade. É mais fácil colocar o dedo no leitor, do que escrever um código, ou, desenhar um padrão.

LG Nexus 5X

Leitor de impressões digitais.

A localização na parte traseira é a nossa posição favorita para os leitores de impressões digitais.

Câmara de excelente qualidade completa os destaques da traseira do Nexus 5X.

Esta nova geração de Nexus, composta por este 5X e pelo Nexus 6P partilham da melhor câmara que alguma vez um Nexus possuiu. Não só ao nível da evolução, como ao nível da comparação com o que existe no mercado. A aposta de um sensor de elevado tamanho é uma aposta certa. 1/2.3 polegadas começa a ser o tamanho indicado para as câmaras de smartphones de topo.

Os 12MP num sensor deste tamanho resultam em pixeis maiores, com maior capacidade de capturar luz. A abertura de lente de f/2.0 é também um bom número. Este par vai permitir que captures fotos aceitáveis de noite. Notámos que a câmara não consegue apanhar os tons mais escuros, mas não pretos, como sombras e derivados, mas consegue imagens nocturnas com pouco grão, o que é positivo.

O software é que não é grande coisa. Culpa de ser um Nexus, pois a LG é boa neste ponto, mas como é um Nexus, a marca Sul Coreana não pode adicionar os seus extras à interface.

No vídeo conta com gravação em 4K e em HDR. Podes também gravar em câmara lenta, mas em resolução HD. Já na frente encontras uma câmara de 5MP com boa qualidade.

Desempenho do LG Nexus 5X é elevado, mas no futuro será médio alto.

A LG equipou o Nexus 5X com a mesma plataforma do LG G4, ou seja, Qualcomm Snapdragon 808. Ainda assim existe uma diferença na memória RAM.

Começando pelo inicio. A plataforma 808 da Qualcomm foi concebida para possuir um desempenho de longa duração idêntico à da plataforma de topo 810. E possui. Esta equivalência ocorre porque o 810 aquece consideravelmente, e por esse motivo vai reduzindo a capacidade para arrefecer. Já o 808 não aquece tanto, e consegue manter o desempenho. Ou seja, o desempenho do 810 vai convergindo até se encontrar com o desempenho de 808 que é mais consistente.

Especificações do LG Nexus 5X:

  • Ecrã LCD LED de 5.2 polegadas com resolução Full HD;
  • Android 6.0.1;
  • Qualcomm Snapdragon 808;
  • CPU de 6 nucleos (4xCortexA53 + 2xCortex A57);
  • 2GB de memória RAM;
  • 16GB/32GB de espaço;
  • Não suporta cartões microSD;
  • GPU Adreno 418;
  • 4G LTE;
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac;
  • Bluetooth v4.2;
  • aGPS;
  • NFC;
  • USB-C;
  • Câmara traseira de 12.3MP;
  • Câmara frontal de 5MP;
  • Bateria de 2800mAh;
  • 136 gramas de peso;
  • 7.9mm de espessura;
  • Leitor de impressões digitais;

Este 808 conta um processador de 6 núcleos. 4 destes núcleos são de baixo desempenho, enquanto que os outros 2 são de elevado desempenho. Já o 810 possui mais 2 núcleos de elevado desempenho. Actualmente não existem diferenças notórias. No futuro também não vão existir, para tarefas de longa duração.

LG Nexus 5X

LG Nexus 5X na mão.

Quando falamos em futuro, o problema do Nexus 5X está na memória RAM. 2GB de RAM é um número bom para os dias de hoje, como era 1GB faz 2 anos atrás. Hoje 1GB é pouco, insuficiente para as versões mais recentes do Android, ao nível de um desempenho fluído e uma utilização pesada. Vai-se passar algo semelhante com os 2GB de memória RAM dentro de 2 anos. Não será um valor insuficiente, mas será um valor que não permitirá um desempenho de topo.

Tendo em conta que o Nexus 5x não suporta cartões microSD, a versão de 16GB de espaço também pode ser curta. A parte boa é que existe uma versão de 32GB de espaço. Se pretende usar o Nexus 5X durante vários anos, recomendamos que opte pela versão de 32GB para não ter que gerir com frequência as aplicações instaladas no Android. A não ser que seja um utilizar de serviços Cloud/Streaming, onde nesse caso os 16GB servem perfeitamente.

Conectividade no ponto!

Na conectividade o Lg Nexus 5X adoptou o que há de mais recente. Possui uma porta USB-C. O que significa que alguns acessórios que usem conexões microUSB não vão funcionar neste smartphone. A porta usa a versão 2.0 do USB.

LG Nexus 5X

Vista de frente do Nexus.

Conta com o suporte às normas mais recentes do Wi-Fi, como é o caso da 802.11 ac, tal como as mais antigas. Suporta NFC e conta com Bluetooth v4.2. Não possui Rádio FM.

Ecrã é bom, o som nem por isso.

O Lg Nexus 5X irá ostentar um ecrã de 5.2 polegadas com resolução Full HD. O que significa que irá apresentar o Android 6.0 Marshmallow com uma definição de 423ppi, o que é um excelente número. A tela LCD IPS possui boa qualidade de cor. Conta também com uma camada de protecção Gorilla Glass 3.

Quanto ao som, acreditamos que é um problema de software. O 5X passou de um volume baixo, para um volume demasiado alto e estourado de forma muito rápida. A qualidade de som não é grande coisa, e está mesmo abaixo da média. Só possui uma saída de som frontal, embora pareça possuir duas (visualmente).

Na embalagem não encontras auscultadores.

Autonomia em modo de espera é o destaque!

Esta é uma novidade do Android 6.0, e não é exclusiva do Nexus 5X. O Doze é uma tecnologia de gestão de bateria que está implementada nesta versão do Android. Permite que quando coloquemos o smartphone em repouso, com a tela desligada e sem o usarmos durante algum tempo, horas, o Android consiga poupar a bateria de tal forma que se não mexeres no smartphone, ele aguente até 3/4 dias sem necessitar de ser carregado.

Esta tecnologia irá melhorar no Android 7.0. Quanto a uma utilização comum, o Nexus 5X será capaz de aguentar até 2 dias. Já com uma utilização pesada, dificilmente passará das 24 horas.

Vale a pena comprar o Nexus 5X?

Sim. Encontras a versão de 16GB por um preço de 299€, o que é um excelente preço. Leitor de impressões digitais, bom desempenho, excelente câmara e um bom ecrã para o preço. O ponto de destaque recai, claro, na velocidade de actualização da gama.

No lado menos bom encontramos a fraca qualidade de construção, até mesmo para a gama. Bem como a qualidade som. Os 2GB de memória RAM podem ser curtos, principalmente com rivais como os já referidos neste artigo, da própria LG.

Vantagens do LG Nexus 5X:

  • Rápida actualização;
  • Longevidade nas actualizações;
  • Excelente câmara traseira;

Desvantagens do LG Nexus 5X:

  • Qualidade de construção não é a melhor;
  • Fraca qualidade de som;
  • 2GB de memória RAM pode comprometer no futuro;
Categoria: Reviews

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *