Moontera
Microsoft Lumia 950

Microsoft Lumia 950, a review ao 1º topo de gama com Windows 10

O Microsoft Lumia 950 tem a difícil missão de ser o primeiro topo de gama com Windows 10 a chegar ao mercado, muitos meses depois do ultimo smartphone Windows com características de topo.

Por Tiago Araújo a 08/Jan/2016

Já faz algum tempo que não víamos um smartphone Windows novo. E o Microsoft Lumia 950 chega acompanhado por um modelo XL, e por um modelo menos poderoso, o Lumia 550. O ultimo Windows Phone que nos tinha chegado às mãos fora o Microsoft Lumia 640. Muita coisa mudou desde então. Principalmente no sistema operativo Windows 10.

O Microsoft Lumia 950 é o primeiro Windows 10 Mobile a chegar ao mercado. A missão deste Lumia não nos parece ser a de convencer novos utilizadores a entrarem no mundo Windows, mas sim em manter os actuais. Até Dezembro, se querias comprar um smartphone Windows, estavas limitado a opções de gama média e gama média baixa. O 950 chega ao mercado com especificações de topo, preço de topo, mas será o Windows 10 um sistema operativo de topo? É o que vamos perceber nesta review.

Qualidade de construção básica, mas com pontos muito interessantes.

Não é pela qualidade de construção do Microsoft Lumia 950 que a Microsoft vai fazer deste o melhor smartphone de 550/600€. O corpo do 950 é todo ele em plástico. Ainda assim, a qualidade de construção desse plástico é positiva. É confortável ao toque e firme no segurar.

Felizmente, este plástico é motivo para 2 pontos muito positivos. Podes remover a capa, podendo assim personalizar o smartphone ao teu gosto. Pelo que vimos online, existem variações da capa disponíveis com acabamento em pele, lembrando-nos muito o LG G4. A outra parte muito positiva é uma consequência da primeira, podes retirar a bateria, bem como podes colocar cartões microSD.

Bateria removível e suporte a cartões microSD são dois pontos que gostamos de ver, mas não são desculpa para um corpo totalmente de plástico. Quanto às linhas do Lumia 950, gostamos de o ver fora da caixa, mas com o desgaste de uma utilização normal, fica pouco elegante, devido a marcas de dedos.

Conectividade muito completa!

Este é um ponto onde o Microsoft Lumia 950 não falha. É um smartphone 4G, outra coisa não seria de esperar. Possui Wi-Fi, suportando a norma mais recente 802.11 ac, que para quem possui equipamentos com esta norma é um ponto a ter em consideração. Conta também com os habituais Bluetooth, Rádio FM e GPS. A estes acrescenta ainda NFC e uma porta USB-C.

Em relação à porta USB-C, a Microsoft fornece um cabo de dados para o ligar a uma porta USB tradicional. A par do carregador que fornece energia à bateria de forma mais rápida.

Microsoft Lumia 950

Microsoft Lumia 950 de frente.

O desempenho é bastante positivo, mas existem loadings a mais.

O Microsoft Lumia 950 está equipado com uma plataforma Qualcomm Snapdragon 808. Este chipset vai controlar um processador de 6 núcleos e 3GB de memória RAM. São números idênticos aos que encontramos no LG G4. O desempenho é bastante positivo, a interface do Windows 10 corre de forma muito fluída e as aplicações não demonstraram qualquer falta de fluidez, quando abertas.

Onde notamos alguma lentidão, foi no recorrente tempo de espera que encontramos em algumas partes da interface, bem como no abrir de algumas aplicações. Os loadings foram constantes, algo que apontamos as culpas para uma possível alteração no método de leitura do Windows Phone 8.1, para o Windows 10. Não aconteceu em todas as aplicações, mas aconteceu em algumas da Microsoft, como na loja de aplicações.

Microsoft Lumia 950

Costas do Lumia 950 com grande destaque para a câmara

Olhando agora com maior pormenor para os componentes relacionados com o desempenho do Microsoft Lumia. O processador de 6 núcleos é já um conhecido nosso. Possui 2 núcleos de elevado desempenho e 4 de baixo consumo e por isso, baixa capacidade de processamento. Estamos a falar dos dois Cortex A57 e dos quatro Cortex A53 presentes neste Snapdragon 808. Esta plataforma foi criada para evitar o aquecimento que se estava a notar na plataforma 810, que possui mais 2 núcleos Cortex A57 que a 808. A 810 consegue um desempenho maior, mas não melhor. Devido ao aquecimento de que sofre, existe uma perca de desempenho em longas durações. Algo que não acontece no Lumia 950, que possui a 808.

A aposta num desempenho mais constante é assertiva. Até mesmo quando pensamos em utilizações futuras, onde pode ser requerido mais poder de fogo a estes Lumia 950. Olhando para o passado dos Qualcomm, bem como do Windows, esta plataforma 808 será capaz de se manter rápida e fluída durante pelo menos os próximos 2 anos.

Microsoft Lumia 950

Bateria removivel do Microsoft Lumia 950 e as ranhuras para o cartão microSD e nanoSIM

Autonomia em espera é capaz de aguentar vários dias.

O Windows Phone 8.1 já possuía esta características. Um smartphone com Windows Phone consegue aguentar vários dias com bateria, se for pouco utilizado. O Windows 10 mantém esta excelente gestão de bateria. Se fores um utilizador capaz de passar 1 dia quase sem tocar no smartphone, nesse dia o Microsoft Lumia 950 não irá consumir quase bateria nenhuma.

Claro que com uma utilização mais comum, o Lumia 950 fica-se pelo dia e meio, o que para os dias de hoje, é uma bom número. Em utilizações pesadas tens de o carregar todos os dias. Como já dissemos, o carregamento é rápido, em pouco mais de 3 horas carregas a bateria de 3000mAh por completo. E podes sempre possuir uma bateria suplente.

Microsoft Lumia 950

Microsoft Lumia 950 com controlos inseridos no ecrã

Windows Continuum

O Windows Continuum é uma das novidades do Windows 10. Está presente no Microsoft Lumia 950 e no 950 XL. Esta funcionalidade permite adaptar a interface do Windows 10 Mobile para uma interface idêntica à do Windows 10 para computadores, quando ligas o Lumia 950 a uma monitor, ou, a uma TV. Podes ligar o smartphone via Miracast (sem fios), ou, através do adaptador da Microsoft, onde além de acrescentar uma porta HDMI ao Lumia 950, acrescenta também 3 portas USB para ligares rato e teclado com fios.

Enquanto usas o Windows 10 Mobile através do Windows Continuum o smartphone continua utilizável para outras aplicações. As aplicações que se adaptam ao ecrã de maiores dimensões são as aplicações universais. Actualmente nesse leque da aplicações universais constam nomes como Edge, Word, Excel, Power Point, Facebook, Outlook, Photoshop Express e mais algumas. O número de aplicações deverá aumentar à medida que cheguem mais smartphones capazes de suportar o Windows Continuum.

Os programas tradicionais não estão disponíveis para serem instalados no Lumia 950. Ainda assim, esta é uma funcionalidade a ter em conta, principalmente para o mundo profissional, onde por vezes temos a necessidade de carregar um portátil todos os dias para o trabalho, com o objectivo de efectuar tarefas básicas, que o Lumia 950 pode resolver facilmente se possuíres um ecrã, teclado e rato disponíveis no local de trabalho.

Microsoft Lumia 950

Porta USB-C do Microsoft Lumia 950

Windows Hello ainda em BETA.

A par do Windows Continumm, o Windows Hello é outra das novidades do Windows 10. Esta funcionalidade está presente em alguns computadores com Windows 10. No caso do Microsoft Lumia 950, não só é o primeiro Windows 10 Mobile com a tecnologia, como o primeiro smartphone com tal. É uma tecnologia idêntica ao reconhecimento fácil do Android, mas muito mais segura. O Windows Hello é um leitor da iris dos olhos.

Notamos que possui uma certa dificuldade quando usamos óculos de ver. Ainda assim, não é esse o maior problema da tecnologia, mas sim a necessidade de colocar o smartphone muito próximo da cara. A leitura ocorre mesmo em situações de muita má iluminação, mas como já dissemos, requer que leve o smartphone a 15/20 cm da cara, o que não é uma posição normal. A necessidade aproximar o Microsoft Lumia 950 à cara ocorre sempre, e não só quando estamos em situações de má iluminação.

Para já, preferíamos que o Lumia 950 tivesse um leitor de impressões digitais, pois é mais prático, apesar de ser menos seguro.

Microsoft Lumia 950

Windows 10 no Lumia 950

Windows 10 e a ausência de evolução…

O Windows 10 Mobile possui o grande ponto fraco na quantidade e qualidade das aplicações. Com o a chegada desta nova versão apenas piorou. Algumas aplicações do Windows Phone não são compatíveis com a nova versão do Windows 10. Não são muitas, mas são significativas no pequeno ecossistema de aplicações da loja Windows.

Ainda não é possível instalar aplicações Android no Windows 10, mas sabemos todos que essa capacidade existe. Se vai existir nos próximos meses? Não conseguimos garantir. O que podemos garantir é que as aplicações do Windows 10 são escassas. Dentro da escassez, e olhando de uma forma mais pessoal, sinto bastante a falta das aplicações do Google, tal como Youtube, Studio, Chrome, Analytics e Drive. Sim, existem alternativas, mas eu quero estas! Acredito que este pensamento é comum a muita gente. E eu (Tiago Araújo) tive como smartphone principal um Windows Phone durante 4 anos, de 2010 a 2014.

Ao nível do design, a simplicidade de utilização do sistema apenas tem vindo a piorar. As opções de definições do Windows 10 Mobile pareciam menos confusas que o Windows Phone 8.1, mas não são. A Microsoft colocou a desarrumação por debaixo do tapete, literalmente. Foi raro encontrar de caras o menu correto para a definição que queria alterar. Mesmo depois de me “habituar”.Por que de resto, a interface do Windows 10 continua a possuir a suavidade e elegância que sempre gostei deste sistema operativo.

A barra de notificações melhorou, possuindo a capacidade de se expandir nos atalhos. é também possível eliminar notificações de forma especifica, não ficando limitado a grupos de notificações. Outlook, calendário e galeria de imagens também receberam alterações no design, todas elas positivas. A listagem de aplicações instaladas é capaz de destacar as apps que foram instaladas recentemente na parte superior.

Microsoft Lumia 950

Lateral do Microsoft Lumia 950

Ecrã e som acrescentam qualidade.

O ecrã de 5.2 polegadas possui uma resolução QuadHD, o que resulta numa excelente qualidade/definição de imagem, 564ppi, o que é um número bastante elevado, mas comum na faixa de preço do Microsoft Lumia 950. É um prazer navegar pela interface detalhada deste Lumia. É uma pena que a visualização de vídeos em alta qualidade online não acompanhe este ecrã, devido à ausência de reprodução em 2k nas aplicações do Youtube disponíveis.

A saída de som, localizada atrás, não é abafada devido ao relevo que a câmara possui. Não é melhor som que já ouvimos num smartphone, nem está perto disso, mas possui boa qualidade. Neste ponto destacamos o volume que consegue atingir.

Especificações do Lumia 950:

Câmara é excelente, mas esperávamos uma top 3, e é “apenas” uma top 5/10.

O número de Megapixeis pode ser enganador para quem analisa uma câmara, mas todas as outras especificações também. Quando olhamos pela primeira vez as especificações da câmara do Microsoft Lumia 950 esperávamos coloca-lo no top 3 das melhores câmaras de smartphones. Tal não é possível, pois LG G4, LG V10 e Samsung Galaxy S6, S6 Edge, S6 Edge Plus capturam fotos melhores. A diferença entre estas câmaras está na captura de fotos em situações de má iluminação.

O sensor de grande dimensão (para smartphone) de 1/2.4 polegadas, a abertura de f.1.9 e a o estabilizador óptico de imagem indicavam uma câmara capaz de competir lado a lado com as que estão presentes no top 3. E compete, mas perde nas fotografias nocturnas. Os 20MP podem ter atrapalhado c câmara do Lumia 950, pois tornam os pixeis mais pequenos, que os 16MP do G4, num sensor de dimensões idênticas (1/2.6″). A qualidade do video das lentes também pode influencias, mas em smartphones, não temos a capacidade de avaliar este pormenor.

O que estamos até agora a “discutir” é a incapacidade de o Lumia 950 se colocar no top 3. O que é bom, pois significa que possui uma câmara de excelente qualidade. Os resultados são muito positivos, e consegue gravar vídeo em UHD, com boa qualidade.

Numa pequena comparação com o Nokia 808 Pureview, este smartphone Nokia continua a possuir a melhor câmara num smartphone para quem percebe de vídeo, ou, de fotografia. É capaz de capturar muito detalhe em sombras, o que para vídeo é muito útil. Como já é um smartphone ultrapassado, normalmente não o considerámos nos top de câmaras de smartphones. Este 808 possui um sensor de 1/1.2 polegadas, o que para um smartphone, é fantástico!!!

Vale a pena comprar o Microsoft Lumia 950?

Não. O Windows 10 ainda conta como ponto negativo. E olhando somente para as especificações do hardware, o preço de 550/600€ está 100, a 150€ acima do valor real praticado pelos concorrentes com Android, com especificações idênticas. Tendo em conta que o Android neste momento é um sistema operativo superior ao Windows 10, o Lumia 950 coloca-se numa posição complicada para ser recomendado. E isto escrito por um fã do sistema Windows.

O Microsoft Lumia 950 parece-me um smartphone desenvolvido para manter os fãs actuais do sistema operativo, mas compensará o preço elevado? Se fizeres uso do Windows Continuum, talvez, pois se possuis um bom Windows Phone, vais notar pouca diferença de um para outro, assim que o Windows 10 Mobile chegue ao teu Lumia.

E o leitor da iris? Ainda está em fase beta, e nesta fase preferíamos um leitor de impressões digitais, pois é mais prático. Pode melhorar? Sim, esperamos que sim, até lá um leitor de impressões digitais não era mau pensado.

Categoria:Reviews
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *