Moontera
Sony-a7 II capa

Sony a7 II a review em português à 1º alpha 7 Mark II

A Sony a7 II é a primeira Mark II da gama a7 da Sony a aparecer na lista das câmaras top da marca, por ordem de preço crescente. Será capaz de justificar o nome desta gama?

Por Tiago Araújo a 04/Dez/2015

A gama a7 da Sony está a chegar à segunda geração de câmaras, a Sony a7 II foi a primeira a chegar. Existem 3 modelos distintos, as a7, a7R e a7S. Cada uma delas tem um proposito diferente. A a7 e a7R são focadas na fotografia, sendo a ultima focada no mercado profissional. Já a gama a7S possui o foco no vídeo.

Fazer uma review a uma a7S sem focar no vídeo é como se não fosse uma review. Nesta Sony a7 II o cenário não é o mesmo, mas a qualidade de gravação de vídeo é também um ponto forte desta câmara, tendo em conta a concorrência nas câmaras mirrorless.

Grande parte desta review foi focada na captura de fotos e vídeo à noite. Outra coisa não seria de esperar numa câmara Full Frame com SLog 2.

Qualidade de construção de peso, literalmente!

A Sony a7 II é uma câmara pesada, muito pesada. São aproximadamente 600 gramas. Nenhuma das a7 de primeira geração chegou às 500 gramas. O peso nota-se bastante, principalmente para quem dá o salto proveniente de uma câmara maioritariamente de plástico. Como são as rivais da Canon com sensor APS-C.

O peso é proveniente da enorme qualidade de construção. A Sony a7 II é construída em metal. Agarrar na câmara dá-te logo a sensação de qualidade. A pega é fácil, e capturar fotos com esta câmara é um prazer.

Controlos Sony a7 II

Controlos superiores da Sony A7II

Já para vídeo, a qualidade de construção possui um defeito terrível, o botão para gravar. Não possui relevo e está localizado na lateral, sendo de difícil acesso.

Outro ponto que não gostei na qualidade de construção foi o ecrã. Até a Sony a5000 que analisamos (custa 300€) possui um ecrã mais articulado. Não consegues rodar o ecrã para a frente, nem lateralmente. Apenas na vertical e limitado a ângulos curtos.

Sony a 7II ecra

Ecrã articulado da Sony a7 II

Na qualidade de construção da Sony a7 II é importante referir ainda que para uma mirrorless, é uma câmara grande. No entanto, tendo em comparação a Sony a7, a evolução é positiva. Principalmente na ergonomia, qualidade e disposição dos botões. Esta evolução resultou numa câmara maior.

No corpo da A7 II é importante referir que existem 4 botões programáveis. Podes compensar o erro do botão nativo para a gravação de vídeo, num desses 4 botões programáveis.

Controlos da Sony a7 II

Controlos junto ao ecrã da Sony a7 II

Fotografias na Sony a7 II

A Sony tem-se mexido com passos firmes, desde que criou a gama a7. Criar uma linha de mirrorless com sensores Full Frame foi um dos melhores passos da marca Japonesa. Conseguindo competir em qualidade e preço com as DSLR da Nikon e Canon. Em algumas áreas sendo bastante melhor que as alternativas dessas marcas.

Este ano a Sony acrescentou outra característica à sua mirrorless a7 II. A estabilização na câmara. Normalmente o estabilizador está nas objectivas, a Sony colocou-o na câmara. A consequência negativa desta especificação positiva é que o tamanho aumentou. Tal como já referimos. Para quem procura uma câmara pequena e leve, ou seja, fácil de transportar, a Sony a7 II deixou de ser uma opção.

A parte muito positiva do estabilizador óptico de 5 eixos, presente no corpo do Sony a7 II, está focado em dois pontos. Captura de fotos noturnas e gravação de vídeo. Se os benefícios do estabilizador no vídeo são facilmente reconhecidos, na fotografia pode não o ser para todos. Nós explicamos. Possuir um estabilizador significa que podes diminuir a velocidade de captura (shutterspeed), mantendo a definição de imagem. Ao diminuíres a velocidade de captura, aumentas o tempo a que o sensor está exposto à luz, conseguindo assim capturar mais. Ideal para cenas de fraca iluminação.

Sony a7 II Foto braga

Foto capturada de noite, sem tripé.

É em cenas de má iluminação que as Sony a7 costumam-se destacar da concorrência. O sensor Full Frame é uma especificação importante neste ponto. A forma como estas câmaras Sony lidam com os ISOs elevados também. No caso desta Sony a7 II, os ISOs mais elevados não possuíram uma imagem tão limpa, como estamos habituados a ver nesta gama da Sony. Ainda assim, o resultado é positivo. Fomos capazes de capturar fotos em zonas de total escuridão. Com pequenos focos de luz a mais de 100 metros de distancia. Nota-se o ruído, mas foi capaz de ver, o que outras não vêm.

Sony a7 II ISO max

Com o valor de ISO no máximo o grão nota-se bastante, mas a alternativa seria ver quase nada. O ambiente estava bastante escuro.

Os 24MP são um número adequado para a gama desta Sony a7 II, no meu tipo de utilização (vídeo), até atrapalham. Se precisares de mais Megapixeis, a Sony a7R II é câmara a ter em conta.

Quanto ao auto-foco, nem sempre foi fácil focar. A Sony a7S II possui cerca de 119 pontos de focagem. Estes pontos de foco são facilmente controlados através dos botões da câmara, sem recorrer a menus.

Sony a7 II retrato

Retrato capturado de noite, com pós produção. ISO 2500 – Abertura de F/5.6 – Velocidade de 1/20s.

Ainda assim, foram muitas as vezes em que preferimos recorrer à focagem manual. A principal razão foi a dificuldade de focagem (automática) em determinados cenários. A parte boa é que o modo de foco manual desta Sony a7 II possui a ajuda preciosa do focus peaking.

Sony a7 II pouca luz

Foto em ambiente quase sem luz, com a Sony a7 II. Sem tripé.

Vídeo na Sony a7II

Enquanto que nas fotos a qualidade .raw já se encontra disponível, até em smartphones, no vídeo a realidade é bem diferente. Algumas marcas, com destaque para a Sony, compensam esta lacuna com um perfil de imagem de cores mais planas. Estes perfis são conhecidos como perfis de cinema, e no caso das Sony, é o S Log. A Sony a7 II possui o SLog 2.

O SLog 2 permite capturar detalhes em zonas onde normalmente apenas seria possível ver preto.

Slog 2 Sony a7 II

Exemplo do trabalho de cor que o SLog permite de forma muito simplificada.

Para quem quer apenas apontar, gravar e publicar. O SLog é irrelevante, e será certamente um perfil de imagem que nunca irá usar, pois as cores não são as mais atraentes. No entanto, para quem procura controlar melhor a qualidade do vídeo, ou, para quem trabalha em equipa, o SLog permite capturar a cena com cores planas. Para posteriormente ser possível aplicar a coloração pretendida ao vídeo.

Apesar do SLog ser muito procurado para quem gosta de filmar, o grande destaque no vídeo recai no forma XAVC S que esta câmara suporta. Este codec grava as cenas a 50Mbps, o que resulta numa qualidade de imagem muito superior aos 24Mbps do AVC HD. Para utilizares o XAVC S necessitas de um cartão SDXC.

Nota: O Youtube desce bastante a qualidade. O vídeo foi gravado a 24Mbps, e o Youtube apresenta a 8Mbps.

Outro ponto positivo que a Sony a7 II possui no vídeo é capacidade de iniciar gravação facilmente, em qualquer modo. Basta carregar no pequeno e mal concebido botão de gravação para a câmara saltar para o modo de filmar. A vantagem em gravar no modo de filmes é que os menus do botão FN adaptam-se à gravação de vídeo. Parte negativa, é que no modo de vídeo não consegues capturar fotos. Já nos outros modos consegues capturar fotos e gravar vídeos.

A qualidade do vídeo foi muito positiva. Utilizamos a Sony a7 II para a gravação de vídeo nas reviews do iPhone 6S Plus e da pulseira desportiva Huawei TalkBand B2. Ambos os vídeos das reviews foram gravados em AVC HD, não em XAVC-S, pois para o Youtube não faz muito sentido. Este codec grava a 50Mbps, como já dissemos, e os vídeos do Youtube em Full HD são apresentados a 8Mbps.

Outros pormenores sobre a Sony a7 II

Até agora, gostamos muito quer das fotos, quer dos vídeos, mas o lado negativo da Sony a7 II aparece neste capitulo.

Bateria fraquinha:

A autonomia da câmara é ridiculamente baixa. Pouco mais de 1 hora de utilização com uma bateria. O carregador que vem no kit não permite carregar a bateria fora da câmara. E a câmara não funciona enquanto está a carregar.

Para resolver este problema recomendamos que compres pelo menos 1 bateria extra. E um carregador externo para a bateria que ficar esgotada poder ser carregada enquanto usas a câmara, com a outra bateria.

Comprar carregador externo na Amazon UK.

Outro carregador externo na Amazon Espanha

Aplicação de controlo remoto é irrelevante:

A Sony a7II possui Wi-Fi e NFC. Funciona em conjunto com a aplicação PlayMemories da Sony, disponível para iOS e Android. Esta aplicação é irrelevante, principalmente quando rivais como Canon têm EOS Utility e suportam apps como DSLR Controller.

O PlayMemories da Sony apenas controla a exposição e o zoom. Abertura, velocidade, ISO e foco ficam de fora, ou seja, é quase irrelevante. Na utilização que dei a esta câmara Sony, apenas serviu para confirmar que estava bem enquadrado quando gravei cenas sozinho.

Voltando aos pontos positivos, conta com um visor electrónico, o que para captura de fotos à noite é positivo. Este visor liga-se e desliga-se automaticamente, devido ao sensor de proximidade que possui. A tecla menu ao lado do sensor pode desligar o ecrã quando a sua mão passar por lá, ligando o visor como consequência, nada de grave.

A Sony a7 II é compatível com objectivas do tipo E de forma nativa. Através de adaptadores podes colocar objectivas do tipo A da Sony, ou, objectivas de outras marcas através de adaptadores de terceiros.

Vale a pena comprar a Sony a7 II?

Sim, o perfil de imagem Slog 2, bem como o estabilizador de imagem de 5 eixos são os pontos diferenciadores face a concorrência. O S log2 poderá mesmo marcar uma diferença considerável dependo da utilização que faças desta câmara. Principalmente para vídeo. O sensor Full Frame e os 24MP são bons números para a fotografia. Os valores elevados do ISO não se comportaram como esperávamos, algumas câmaras na mesma gama de preço obtêm resultados melhores.

Encontras o corpo da Sony a7 II por 1674€ na Amazon. O preço fica perto dos 2000€ (1932€) se incluíres a objectiva.

Categoria:Reviews
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *