Moontera
iPhone 6S Plus

Review ao iPhone 6S Plus, o melhor e maior até à data

Todos os anos vemos chegar ao mercado 1 a 2 novos iPhones da Apple, este ano é ano de "s" e o iPhone 6S Plus é a melhor opção se procurar pelo iPhone com melhor câmara e melhor desempenho.

Por Tiago Araújo a 05/Nov/2015

A Apple tem vindo a diversificar a sua linha de smartphones, o iPhone 6 Plus foi o primeiro smartphone de grandes dimensões da empresa, e agora o iPhone 6S Plus vem dar continuação ao primeiro modelo apresentado em 2014. Em 2015, o S no nome do iPhone significa que o design manteve-se praticamente o mesmo, mas existem algumas alterações ligeiras.

As grandes novidades estão ainda assim visíveis a olho nu, mas indistinguíveis face à versão anterior. São duas grandes novidades, o 3DTouch presente no ecrã e a câmara de 12MP atrás, e de 5MP à frente, ambas com resoluções maiores do que o modelo anterior.

Internamente o iPhone 6S Plus também possui novidades, estando mais rápido e poderoso que a versão anterior, graças ao novo Apple A9. Conheça todas as novidades nesta review ao novo iPhone 6s Plus.

Design está maior, infelizmente, mas tem um lado positivo.

A Apple aumentou a espessura e altura do iPhone 6S Plus, quando comparado com o 6 Plus lançado no ano-passado. A diferença não é muita, mas nota-se. O modelo deste ano possui uma espessura de 7.3mm, enquanto que o modelo anterior contava com 7.1mm. O peso também aumentou de 172 gramas para 192 gramas.

Estas alterações sentem-se na mão, mas uma mudança que normalmente seria 100% negativa acabou por possuir 2 pontos positivos. O facto do iPhone 6s Plus não escorregar tanto na mão é a principal. Para quem usa calças apertadas, o 6s Plus já não dobra como o 6 Plus dobrava. Não só pelo aumento de espessura, mas também pelo novo material utilizado, um alumínio mais duro.

Se para ti isto é tudo novo, e ainda não conheces a gama 6 Plus da Apple, este 6s Plus possui uma qualidade de construção boa, utilizando alumínio na parte de trás, conseguindo um toque bastante requintado no smartphone.

iPhone 6S Plus

Espessura do iPhone 6S Plus é 2mm maior que a do modelo anterior

3D Touch a grande novidade?

O ecrã de 5.5 polegadas com resolução Full HD é o mesmo da versão anterior. Possui uma boa definição de imagem, mas sobretudo, boas cores. O iPhone 6S Plus é considerado demasiado grande para o ecrã que possui. Por exemplo, o Nexus 6 com 5.9 polegadas possui o mesmo tamanho que este 6S Plus de 5.5 polegadas.

No entanto este ecrã esconde a principal novidade do iPhone. O 3DTouch, uma tecnologia que permite que este seja capaz de sentir a pressão do toque. O iOS está a tirar partido desta tecnologia para várias coisas. A principal é para criar atalhos nos ícones das aplicações. Por exemplo, ao clicar no icone do email com alguma pressão, vai aparecer um pequeno menu com algumas opções, que permitem ir directamente para determinadas funções dentro da aplicação.

iPhone 6S Plus base

Saidas de som, jack de 3.5mm e entrada para cabo se docks.

Neste aspecto, o 3D Touch está a funcionar como o segundo botão do rato nos PCs. Internamente (na apps), o 3D Touch não está a ser tão bem utilizado na nossa opinião. Na maioria das aplicações que já fazem uso desta tecnologia, dentro das aplicações a mesma está ser utilizada para criar previsões de links, ou, emails por exemplo. Sendo que uma 3º pressão abre esse mesmo email, ou pagina web, no caso da app de email e no Safari, respectivamente.

Se possuis um iPhone 6 vale a pena trocar por causa do 3D Touch? Não, para já a funcionalidade ainda está a ser pouco utilizada por aplicações de terceiros. É preferível esperar pelo iPhone 7, onde nessa altura as aplicações principais do iOS já devem possuir uma melhor implementação da tecnologia.

iPhone 6S Plus

iPhone 6s Plus informação sobre o modelo, a maior diferença visível face ao modelo anterior.

Nova câmara de 12MP, a melhor câmara num smartphone?

Qualquer iPhone que chegue ao mercado é um candidato a melhor câmara num smartphone. Tem sido assim nos últimos modelos, onde a Apple conseguiu bons resultados na fotografia. É assim no iPhone 6S Plus, que até possui uma câmara melhor que o 6s, mas será o suficiente para ser a melhor? Não, a câmara do LG G4 e do Samsung Galaxy S6 são melhores.

Apesar disso, não deixa de ser uma câmara de excelente qualidade. O aumento da resolução veio trazer a capacidade de gravar vídeo em 4K. E no que ao vídeo diz respeito, a qualidade de gravação é muito boa, neste aspecto é melhor que a câmara do LG G4. O iPhone 6S Plus não perde o foco e a definição das cenas é muito boa. O problema será a gravação de vídeo em locais mal iluminados, onde o iPhone irá sentir maior dificuldade, devido ao sensor pequeno que possui e à abertura de f/2.2, que não sendo uma abertura má, longe disso, é uma abertura inferior ao f/1.8 e F/1.9 que os rivais possuem.

iPhone-6S-Plus-foto

Foto com 60% da qualidade original

Nas fotos o cenário é idêntico, em situações de má iluminação o iPhone possui alguma dificuldade. A parte boa é o estabilizador óptico que o 6S Plus possui, permitindo assim que as fotos não fiquem tão tremidas nestes cenários onde a câmara demora mais algum tempo a focar e capturar, consequência da iluminação fraca.

Em boas condições de iluminação a qualidade das fotografias é muito positiva. Definição é excelente, mas é ainda mais excelente a gama de cores que o iPhone 6s Plus consegue capturar. Conseguindo resultados muito interessantes nessa área, com cores muito elegantes.

iPhone 6S Plus foto

Foto com 60% da qualidade original

A nova câmara frontal de 5MP dos 6S

É na câmara frontal onde os iPhone 6S ficam mais atrás dos rivais. A qualidade fica muito à quem do que hoje já é possível, de noite, nem o flash activado no ecrã salva o iPhone 6S, pois a definição de imagem é muito pobre.

As Live Photos …

A Apple introduziu ainda as Live Photos, um tipo de fotografia mais dinâmica. É uma espécie de pequenos vídeos, ou, pequenos GIFs, que na nossa opinião não têm muito impacto nesta área, pois apenas podem ser visualizadas no iPhone 6s, ou 6s Plus, devido a serem activadas com o 3D touch. Quer a câmara frontal, quer a traseira suportam as Live Photos. Este tipo de captura ocupa mais espaço que as fotos normais.

Desempenho do iPhone 6S Plus não se mede aos números

O Apple A9 é composto por um processador Dual Core, 2GB de memória RAM e uma GPU PowerVR GT7600. Olhando para o processador Dual Core poderíamos pensar que o iPhone 6S Plus é mais fraco ao nível do poder de processamento que um OctaCore, ou, QuadCore, mas não é bem assim. O processador que marca presença no Apple A9 é bastante rápido, e muito potente. Os jogos rodam liso no iPhone 6S Plus, que também é capaz de editar e renderizar vídeo em 4K, de forma bastante fluída, coisa que muitos OctaCores não conseguem.

O iOs 9 está bastante rápido, bem como a navegação web, ou iteração com as aplicações. O sistema simplesmente é bastante fluído, e isso é muito bom! Os 2GB de memória RAM mal se notam em relação às versões anteriores que possuíam menos memória RAM, pois continua tão rápido quanto os modelos anterior, mais rápido é complicado.

Falando em velocidade, conte ainda com mobilidade 4G, com velocidades elevadas e conectividade Bluetooth 4.2 e Wi-Fi compatível com as normas 802.11 a/b/g/n/ac.

iPhone 6S Plus e leitor de impressões digitais

Botão principal do iPhone 6S Plus e também leitor de impressões digitais

Nas especificações o lado menos positivo recai no espaço para armazenamento, onde os 16GB continuam a ser o valor mínimo. Acrescentando esse factor ao não suporte a cartões microSD, a versão de 16GB pode ser curta caso queira filmar muitos vídeos em 4K.

Ainda no desempenho, temos de falar da autonomia. Por norma o modelo Plus da Apple consegue melhores resultados que o iPhone mais pequeno. Neste iPhone 6S Plus conseguimos um resultado perto das 24 horas de utilização, se usarmos o iPhone de forma intensa durante o dia.

Importante referir ainda que o leitor de impressões digitais está mais rápido e que funcionou em quase 100% das vezes que tentou ler a impressão digital para desbloquear o ecrã.

IPhone 6S Plus

Parte de trás do iPhone 6S Plus

Vale a pena compara o iPhone 6S Plus?

A Vodafone está a vender o iPhone 6S Plus por 859€, a este preço o iPhone devia ser o melhor em tudo o que faz, mas não é. Por exemplo, o Lg G4 com um preço 430€, possui uma câmara que é consideravelmente superior à do iPhone 6S Plus.

No entanto a Apple tem como argumentos o excelente desempenho que este novo iPhone possui, o excelente leitor de impressões digitais e a garantia de que este modelo será actualizado de forma rápida para as próximas versões do iOS, assim que cheguem ao mercado.

A qualidade de aplicações disponíveis na AppStore é também um ponto muito positivo. Algumas dessas aplicações são exclusivas do iOS da Apple.

Categoria:Reviews
Tags:

Um comentário a “Review ao iPhone 6S Plus, o melhor e maior até à data”

  1. Rafaelleld diz:

    Depois estive a experimentar o 5 plus. Ja tinha estado momentaneamente com ele nas maos no fim de semana passada. As apps ficam melhor num ecran maior, mas acho demasiado grande. Pensei que seria pior, mas mesmo assim e grande.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *