Moontera
samsung gear s2

Review ao Samsung Gear S2, o smartwatch assumido

Conheça as características e especificações do Samsung Gear S2, nesta review onde levamos o Tizen ao limite para perceber se é um sistema capaz de lidar com as exigências do melhor smartwatch.

Por Tiago Araújo a 26/Nov/2015

A Samsung tem lançado vários smartwatches com sistema operativo Tizen, mas todos eles têm escapado da imagem tradicional de um relógio. O Samsung Gear S2 principal não vai de encontro a essa imagem de relógio, mas utiliza o repertório utilizado até agora na concepção de relógios clássicos, para conseguir desenhar o primeiro smarwatch que realmente parece um!

As linhas do Samsung Gear S2 são bastante elegantes e modernas, mas é no interior que habita a característica principal deste smartwatch, o Tizen. O Tizen é um sistema operativo desenvolvido pela Samsung, até agora, todos os relógios e pulseiras com Tizen eram apenas compatíveis com smartphones Samsung, algo que este Gear S2 vai descontinuar, mas não por muito.

O Gear S2 possui uma lista limitada de smartphones Android com os quais pode funcionar. Nos nossos testes utilizamos um Huawei P8 para emparelhar o relógio e receber notificações do mesmo. Tal como se passou em outros produtos Tizen, será possível contornar as limitações da Samsung, mas terás limites nas funcionalidades.

Este smartwatch foi-nos enviado para testes pela loja Megatronica.

Design, onde a virtude não está no meio, mas sim na moldura.

Pessoalmente, adorei o design do Samsung Gear S2. É um relógio com linhas modernas, perfeitamente enquadradas com o que se espera de uma peça tecnologicamente avançada. O modelo que recebemos para review do Samsung Gear S2 foi o que vê na imagem principal deste artigo. Existe ainda uma versão classic, com um visual mais tradicional.

A face do relógio é redonda, como assim deve ser. Esta parte do relógio foi concebida em aço inoxidável. Possui um desenho limpo de padrões, mas com o contacto exterior com oxigénio e dedos, pode ganhar umas tonalidades diferentes ao longo do corpo. Algo que sai com facilidade e que apenas se nota quando examina o Samsung Gear S2 com atenção.

A moldura que serve para controlar o Tizen está bem conseguida. Conseguimos ser precisos, bem como rápidos durante o controlo do sistema operativo. Dá a sensação que a parte interna da moldura é trincada, permitindo assim uma excelente precisão no controlo do Tizen.

Já a bracelete é o lado mais fraco do relógio, no que diz respeito ao design. O modelo principal vem com 2 pares de braceletes, todas de plástico e da mesma cor. O problema desta parte não está no tipo de material utilizado, mas sim no sistema proprietário de encaixe da Samsung. Terás dificuldades em encontrar braceletes compatíveis com o Gear S2, o melhor será mesmo encomendar alguns pares no momento da compra. O modelo Gear S2 Classic já não possui este problema, pois as braceletes utilizadas são compatíveis com as tradicionais de 22mm.

Samsung Gear S2

Samsung Gear S2

Tizen é o ponto fraco, será vital?

O sistema operativo Tizen é o ponto negativo deste relógio. Se o Samsung Gear S2 fosse um Android Wear, seria facilmente o melhor smartwatch da actualidade. O Tizen é um travão nas aspirações de quem quer explorar um relógio como quem explora um smartphone, ou seja, carrega-lo de aplicações. E neste ponto, a Samsung Portugal possui um peso enorme na nossa opinião negativa sobre o relógio.

O site da Samsung Portugal destaca 9 aplicações disponíveis para o Samsung Gear S2. Até aqui, nenhum problema. O problema surge quando 4 dessas 9 não estão disponíveis em Portugal para todos os smartphones de todas as marcas. O Alipay, que gostávamos de poder testar para efectuar pagamentos via NFC do Gear S2 foi uma dessas aplicações. Este será um problema momentâneo certamente, ou uma exclusividade de smartphones Samsung? Tendo em conta que smartwatches Tizen já são vendidos à vários meses em Portugal, parece-nos um erro primário.

O mesmo se passa quando comparamos a lista de aplicações do Android Wear com o Tizen. O primeiro possui um leque muito mais vasto. Neste aspecto, o que nos resta é esperar que a Samsung trabalhe o Tizen para relógios como o trabalhou o Tizen para TVs, onde a lista da aplicações é melhor do que a que vais encontrar inicialmente neste relógio.

Samsung Gear S2

Samsung Gear S2 no pulso

A questão que se coloca é, precisamos assim de tantas aplicações?

Depende do que quiseres fazer. Acredito que a maioria dos utilizadores não quer usar o smartwatch como usa um smartphone. O Tizen é capaz de receber notificações das aplicações que possuis instaladas no smartphone Android. Em algumas delas serás capaz de interagir, com respostas, ou leitura integral do conteúdo. Outras conseguem interagir com aplicações que possuis, quer no smartphone, quer no Gear S2. É dessas que o sistema mais precisa.

CNN, ESPN e Bloomberg são algumas dessas aplicações relacionadas com noticias que permitem interagir entre a aplicação do relógio, com a do smartphone. Gostamos como o Flipboard foi integrado no Gear S2, permitindo continuar a leitura do conteúdo através do browser do smartphone. Destas aplicações de noticias retiramos bons exemplos, de como os meios portugueses podem ser implementados no relógio. A leitura no ecrã de 1.2 polegadas não é a mais confortável, mas é um bom local para ganhar interesse e posteriormente ler no smartphone.

Nativamente o Samsung Gear S2 vem com várias aplicações, entre elas o calendário, calculadora, alarme, contactos, musica, GPS, SHealth, entre outras. É uma excelente lista de aplicações, o que atenua a ausência de apps na loja. Nestas aplicações destacamos algumas funcionalidades:

Samsung Gear S2

Botões do Samsung Gear S2

Os ambientes principais do relógio podem ser alterados com facilidade, de forma a possuíres as aplicações que mais usas à distancia de um simples rodar da moldura. O sistema operativo foi na grande maioria das tarefas 100% fluído. O controlo do Tizen através da moldura foi o melhor método de controlo que já experimentamos, rápido, intuitivo e fluído. Também podes utilizar o dedo para navegar na interface, mas este tapa-te o ecrã enquanto navegas. Os rivais com Android Wear apenas possuem esta ultima hipótese.

As faces do relógio podem ser alteradas e personalizadas através do Samsung Gear S2, ou, através do smartphone.

Especificações e características do Samsung Gear S2.

O ecrã deste relógio Samsung é a parte mais importante do relógio. Não só pela interactividade do ecrã AMOLED de 1.2 polegadas, mas também por ser aqui que habitam todas as especificações do Samsung Gear S2.

Começando pelo ecrã, as 1.2 polegadas caíram muito bem no pulso. Tendo em conta que podes controlar o Gear S2 com a moldura, deixando o ecrã visível durante a iteração, o tamanho foi suficiente. A resolução de 360x360px assentou muito bem, sendo o ecrã muito definido ao nível da qualidade de imagem. O ecrã está protegido por uma camada Gorilla Glass 3 e durante os nossos testes, não notamos nenhum risco no ecrã.

Samsung Gear S2

Carregador do Samsung Gear S2

O brilho é controlado por uma barra acedida com um deslize do dedo a partir de cima. O brilho é elevado o suficiente para dias de sol intenso. Até pode servir de lanterna para zonas mal iluminadas de noite. Podes manter o ecrã sempre ligado através de um ecrã de relevo. Se optares por esta funcionalidade, a autonomia diminui para metade.

Por falar na autonomia, conta com 2 dias de utilização se deixares o ecrã desligado quando não o estás a utilizar. Se optares pelo ecrã de relevo a autonomia desce para 1 dia. Podes acordar o Gear S2 com o gesto de levar o pulso para cima, ou através da moldura e botões laterais.

O Gear S2 é resistente a agua e poeiras segundo o certificado IP68.

Internamente, conta com um processador Qualcomm S4, um modelo de 2013 que irá controlar um processador DualCore de núcleos Cortex A7 de baixo desempenho. São componentes já com alguma idade, mas não notamos qualquer quebra de desempenho. Para completar as especificações ao nível do desempenho, conta ainda com 512MB de memória RAM e 4GB de espaço interno, onde poderás armazenar imagens, musicas e outros dados.

O Samsung Gear S2 possui Bluetooth v4.1, NFC e Wi-Fi. O modelo 3G conta ainda com dados moveis e GPS. Esse modelo ainda não está à venda na Europa.

Samsung Gear S2

Samsung Gear S2

Vale a pena comprar o Samsung Gear S2?

A Megatronica está a vender o Samsung Gear S2 por 349€. É um preço que o coloca lado a lado com os outros Android Wear. O design de iteração, bem como do próprio relógio, são os pontos fortes da proposta da Samsung. Para já, pormenores inalcançáveis pelas outras marcas, e um relógio vence por estes pormenores, afinal de contas, é um produto encarado por muitos como uma jóia.

As aplicações presentes no relógio são suficientes para a maioria dos utilizadores, mas se queres uma exploração mais avançada, não optes pelo Tizen, nem pelo Samsung Gear S2. Se isto não for importante para ti, e a um bom design quiseres adicionar um relógio funcional, rápido e fluído, o Samsung Gear S2 é a tua melhor opção.

E se o meu smartphone não for compatível com o Samsung Gear S2?

Se possuis um Windows Phone, ou, iPhone, não vais conseguir ligar e configurar o Gear S2, para isso precisas de um Android compatível. Se inicialmente configurares o relógio com um Android compativel, para depois usares com um Windows Phone, ou, iOS, vais perder o emparelhamento com o relógio, podendo usar apenas algumas aplicações independentes do smartwatch. Também não vais ser capaz de instalar novas aplicações.

O mesmo se passa para os Androids que não são compatíveis, mas nestes ainda poderás instalar de forma não oficial as 3 aplicações necessárias para controlar o Gear S2.

Categoria:Reviews
Tags:

4 comentários a “Review ao Samsung Gear S2, o smartwatch assumido”

  1. Alessandro diz:

    Nos comentários acima, foi dito que pode ditar resposta de mensagem pelo S-voice que suporta o português brasil, mas no meu Gear S-2 não consigo ditar resposta de mensagem. Qual será o problema?
    OBS.: Estou no Brasil.
    Obrigado

  2. Natan Gomes diz:

    Sou usuário de um Lumia 930, será que não dá para monitorar atividades físicas, ver o progresso do exercício e escultar musicas armazenada no próprio Gear S2 com fones sem fio tranquilamente só com ele, sem necessidade de levar o celular?? Se não, alguma previsão qaundo haverá compatibilidade com Windows Phone ou 10?

    • Moontera Staff diz:

      A Samsung não revelou, até agora, nenhuma compatibilidade com o Windows 10, ou, Windows Phone. Para teres o Gear S2 a funcionar de forma independente, como descreves, precisas de o configurar inicialmente com um Android compatível. Depois dessa configuração, as actividades que referes, funcionam de forma independente como queres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *