Moontera
Sony a7R II

Sony a7R II a review à melhor híbrida do mercado

Por Tiago Araújo a 20/Abr/2016

Conheça ao pormenor esta nova Sony a7R II, uma das melhores opções de câmara fotográfica para fotógrafos profissionais. Conheça as vantagens e desvantagens da melhor câmara Sony para fotos.

A segunda geração da gama Sony a7 está muito bem definida, com 3 tipos de câmara, a Sony a7R II para fotografias de alta resolução, a Sony a7S II para vídeo e a Sony a7 II como entrada de gama profissional. A câmara que analisamos neste artigo é a Sony a7R II, é ideal para quem procura fotografia de elevadas resoluções, permitindo compor fotos com bastante facilidade, mas também possui um bom potencial no vídeo, gravando agora 4K a 100Mbps, com opção para um super 35mm, ou, o a utilização do sensor full frame.

Tal como a Sony a7 II que já analisamos, esta R II conta com o estabilizador de imagem incorporado na câmara e não nas objectivas. O sensor é do tipo BSI, ou seja, é retro iluminado, sendo o primeiro sensor Full Frame retro-iluminado a chegar ao mercado. Outro ponto de grande destaque na Sony a7R II é a focagem automática híbrida, esta câmara foca por contraste e por fases, sendo que este ultimo tipo de focagem foi melhorado, ao ponto de a Sony a7R II funcionar bem com objectivas de outras marcas.

Em 2015, a câmara a7 II ganhou um EISA Award, será esta R II capaz de superar a relação preço/qualidade do modelo inferior?

Nota: Todas as fotos foram criadas com uma compressão de 60% para serem publicadas neste artigo.

Qualidade de construção profissional, pensada para tal!

A Sony a7R II é uma câmara profissional pequena. Prémios como os EISA Awards costumam considerá-la uma compacta profissional. No mundo real, e em Portugal, a palavra compacta é normalmente utilizada para definir as câmaras para consumidores, sendo uma definição totalmente diferente. Esta R II é na verdade uma híbrida, também conhecidas como mirrorless. E por norma, este tipo de maquina é sempre mais pequeno do que uma DSLR. Quando comparamos a Sony a7R II com uma DSLR equivalente, podemos considerar a R II pequena, mas quando a comparamos com outras híbridas, a R II é grande. Grande e pesada.

Sony a7R II viewfinder

Viewfinder da Sony a7R II é o melhor que já experimentamos

O corpo compacto desta Sony a7R II é resistente a várias condições meteorológicas, e nos nossos testes, testamos esta câmara várias vezes à chuva. O único ponto que gostávamos de ver melhorado é o ecrã. Ele é articulado, mas a sua articulação é bastante limitada. Sendo apenas útil para quando queremos fotografar com a câmara perto do chão. Se te quiseres filmar a ti próprio, vais ter de recorrer à tua intuição, ou, a um segundo ecrã, que pode muito bem ser o teu smartphone, através da aplicação dedicada da Sony para tal. O publico alvo desta a7R II não é o pessoal dos vlogs, daí não ser um problema grave.

O corpo conta com 4 botões personalizáveis, onde podes escolher a sua função com bastante facilidade. Na nossa utilização preferimos utilizar 3 botões para a definição do ponto de focagem e do tipo de focagem, de forma a possuir uma alternância do ponto mais rápida, tal como acontece nas câmaras Canon que possuem 2 botões dedicados para tal.

Sony a7R II botoes

Ao todo são 4 botões personalizáveis da Sony a7R II

Para finalizar a qualidade de construção, destacamos o principal, o excelente Viewfinder presente nesta Sony a7R II. Excelente definição e uma amplitude de visão também excelente, só poderia resultar numa utilização excelente. É o melhor viewfinder que já testamos. O responsável por todos estes excelentes é a magnificação de 0.78x do viewfinder.

Qualidade de imagem da Sony a7R II:

Um sensor fullframe e 42 megapixeis são valores de líder para a categoria das híbridas. O combate aqui é com as DSLR da Canon e Nikon. Canon 5DS R e Nikon D810 para ser mais especifico. São ambas câmaras com grandes sensores e grandes resoluções. Quando fotografamos em JPEG em condições de excelente iluminação é difícil ver as diferenças entre as 3 câmaras. Até mesmo quando as comparamos em tamanho real. A escolha nestas condições será sempre dependente de pequenos detalhes, por vezes, de gosto pessoal, variando da forma como as marcas lidam com as cores, ou, padrões de cores.

42MP da Sony a7R II

Os 42MP permitem uma composição muito vasta, como podem ver nesta imagem capturada pela a7R II

A diferença começa a acentuar-se quando o controlo da iluminação é reduzido. À medida que a luz desaparece, o grande potencial da Sony a7R II vêm ao de cima. A forma como esta câmara lida com os valores de ISO elevados é notável. Temos fotos capturadas com valores de ISO 6000/8000 que são perfeitamente utilizáveis, sem qualquer edição. Um JPEG a 12800 de ISO é utilizável nesta Sony a7R II, sem edição, embora note-se algum ruído se o visualizarmos em tamanho real. Já no formato .raw é necessário um primeiro pós-processamento, como seria de esperar a estes valores de ISO. E não nos esqueçamos que o .raw é o formato cru, é esperado que assim seja.

Principais características da Sony a7R II:

  • Sensor BSI Full Frame;
  • Resolução máxima de 42MP;
  • Processador Bionz X;
  • Valores de ISO 100-25600;
  • Estabilizador de 5-eixos no corpo da câmara;
  • 399 pontos de focagem com o foco automático híbrido;
  • Velocidade de captura mínima de 30 segundos;
  • Velocidade de captura máxima de 1/8000 segundos;
  • Captura continua a 5fps;
  • Vídeo 4K a 60, ou, 100Mbps, com opções de 30p, 25p e 24p;
  • Vídeo em Full HD a 50Mbps com opções de 60p, 60i, e 24p;
  • Ecrã articulado de 3 polegadas;
  • Viewfinder com magnificação de 0.78x;
ISO Sony a7R II

Características da captura: ISO 4000; Velocidade 1/50s; Abertura F/2.8; Dist.Focal 28mm;

ISO Sony a7R II

Características da captura: ISO 6400; Velocidade 1/50s; Abertura F/2.8; Dist.Focal 28mm;

ISO Sony a7R II

Características da captura: ISO 12800; Velocidade 1/50s; Abertura F/2.8; Dist.Focal 28mm;

A grande maioria dos nossos testes de fotografia e vídeo da Sony a7R II foram realizados de noite. A tradição desta gama de câmaras Sony assim o exige. E o resultado foi muito positivo. Foi com facilidade que capturei imagens com excelentes definições em cenários mal iluminados. A responsabilidade deste desempenho positivo recai não só na forma como a Sony lida com os valores ISO, mas também no sensor BSI, que tem no aproveitamento da luz do cenário, a sua principal vantagem neste sensor full frame a a7R II.

Foto premiada na Semana Santa em Braga 2016

Foto premiada na Semana Santa em Braga 2016. Características: ISO 3200; Velocidade de 1/100; Abertura de F/2.0; Dist.Focal de 28mm;

O estabilizador incorporado na câmara é outro ponto importante no que diz respeito ao desempenho da Sony a7R II à noite, ou, em cenários mal iluminados. A estabilização permite utilizar velocidades mais baixas, sem perder na definição que umas mãos mais agitadas podem provocar. Ainda assim, na maioria dos casos não tivemos necessidade de reduzir a velocidade de 1/100s, pois a Sony a7R II possuiu um desempenho muito positivo com ISOs elevados.

Pontos fortes da Sony a7R II:

  • Estabilizador incorporado no corpo da câmara;
  • Pouco ruído em valores de ISO elevados;
  • Viewfinder de excelente resolução e tamanho;
  • Desempenho excelente em fotos nocturnas;
  • Capacidade de funcionar bem com foco automático em objectivas Canon;
  • Gravação de vídeo 4K a 100Mbps;
  • Modo silencioso;
  • Alcance dinâmico das sombras com o Slog2;
via sacra nocturna na semana santa de braga

Características: ISO 8000; Velocidade de 1/100; Abertura de F/2.0; Dist.Focal de 28mm; Foto de uma via sacra nocturna na semana santa de Braga.

De realçar ainda que a câmara possui um modo silencioso, permitindo ao fotografo passar totalmente despercebido em eventos que assim o exijam. No meu caso, fotografei sem flash e em modo silencioso, em templos religiosos, sem incomodar as pessoas nesse local. Este tipo de captura utiliza um .raw de 12bits em vez de 14bits.

Semana santa foto sony a7R II

Características da captura: ISO 2500; Velocidade 1/100s; Abertura F/2.0; Dist.Focal 28mm; Foto da semana santa em Braga 2016

Objectivas Canon na Sony a7R II!

Normalmente quando utilizamos objectivas não concebidas para as câmara Sony, estamos limitados a utilizar foco manual, ou, a utilizar a focagem automática por contraste. Algo que não é uma experiência muito positiva para quem procura um desempenho de topo. Com a Sony a7R II e a forma como a marca japonesa implementou a focagem automática por fases, é possível utilizar lentes Canon nas Sony a7R II com o adaptador certo. Fazendo uso de uma focagem automática boa e utilizável profissionalmente.

O único senão desta utilização é que no modo de disparo continuo, a a7R II baixa dos 5fps para os 3fps. Ficando assim consideravelmente abaixo da rival da Canon que já citamos neste artigo. Podes claro, usar uma objectiva pensada para a Sony a7R II de forma a continuar a disparar a 5fps. Como dissemos no vídeo da review em português à Sony a7R II, podes e deves utilizar as tuas lentes Canon nesta Sony a7R II para trabalhar profissionalmente, menos em desporto, onde a velocidade de captura continua é essencial, e onde uma lente Canon no corpo da Sony a7R II te dará um desempenho pior, do que uma objectiva pensada para esta Sony.

semana santa de Braga de 2016

Características da captura: ISO 3200; Velocidade 1/50s; Abertura F/2.8; Dist.Focal 28mm; Foto capturada pela a7R II na semana santa de Braga de 2016;

Outra utilização em que não vais tirar partido de uma objectiva Canon nesta Sony, é no vídeo. Onde a focagem automática continua limitada ao foco por contraste.

Pontos fracos da Sony a7R II:

  • Bateria é fraca;
  • Ecrã podia e devia ser mais articulado;
  • Não possui 2º slot para cartão de memória;
  • Focagem assistida não está presente no vídeo;
  • Necessita de um cartão Class 10 UHS-I U3 para gravar 4k a 60Mbps;

Esta é uma excelente vantagem, para quem é fotografo faz muitos anos e possui várias lentes Canon que não quer perder, porque mudou para uma câmara Sony. É também um excelente ponto para quem está a começar agora na fotografia, pois possui um leque de objectivas compatíveis muito grande.

Foto capturada com a Sony a7R II

Foto capturada com a Sony a7R II nas seguintes condições: ISO 1250; Velocidade 1/50s; Abertura F/2.8; Dist.Focal 28mm;

O adaptador para a Sony a7R II que faça o mesmo para lentes Nikon tem data de lançamento para Abril de 2016.

Qualidade de vídeo da Sony a7R II é boa, mas não é esse o foco!

A Sony a7R II possui excelentes capacidades na captura de vídeo. Como dissemos no inicio desta review, existe uma câmara da Sony para quem quer gravar vídeo, é a linha a7S, que também já possui a Sony a7S II. É uma melhor opção se o teu foco for o vídeo. Se 70% do teu uso for para vídeo, então desiste desta R II, e avança para uma a7S. Não que o vídeo seja mau, longe disso, mas a este preço, existem melhores.

Ainda assim, para quem está no meio de dois mundos, fotografia e vídeo, a Sony a7R II é provavelmente a melhor opção. Vais ficar contente de saber que suporta o perfil de imagem Slog 2, bem como a gravação de vídeo em 4K a 60, ou, 100Mbps. Tal como vídeo em Full HD a 50Mbps. Isto, usando o formato XAVC da Sony. Podes utilizar bitrates mais baixos se utilizares o clássico AVCHD. Ambos os formatos utilizam o codec altamente comprimido H.264.

É aqui que entre o Slog 2. Este perfil de imagem tenta criar as possibilidades de edição de vídeo em .raw. Permitindo a quem colorir o vídeo, ir de um visual flat, para um visual altamente contrastante se assim o pretender. Criando uma versatilidade elevada para quem irá decidir que emoção pretende dar uma cena/imagem.

O ponto forte do vídeo, está na gravação a 50Mbps em Full HD, e a 60, ou, 100Mbps no 4K. Sendo que para gravar a estas velocidades, necessitas no mínimo, de um cartão SD de 64GB. Para gravar em 4K, é necessário um cartão Class 10 UHS-I de nível 3. Na gravação em Full HD, apenas é necessário um cartão UHS-I de nível 1. Estes são requisitos da Sony. Existem câmaras que permitem gravar a 70Mbps com cartões normais de classe 10. Ainda assim, são excelentes especificações para vídeo.

De notar que a qualidade do vídeo é excelente, ainda assim, o principal ponto fraco no que diz respeito à gravação de vídeo, é a ausência da focagem assistida quando utilizamos a focagem manual no modo de vídeo.Algo que é possível evitar, se não gravares no modo de vídeo. Vê aqui como usar a assistência de focagem para vídeo na Sony a7R II.

A Sony a7R II possui a capacidade de cortar o sensor no vídeo, utilizando-o em modo APS-C. Notamos nesta utilização que em resoluções 4K, a qualidade do vídeo aumentou consideravelmente.

A autonomia é péssima, a bateria dura muito pouco, mas a Sony a7R II pode ser utilizada enquanto carrega, até com uma powerbank.

Vale a pena comprar a Sony a7R II?

Sim, sem duvida. É uma excelente câmara para fotógrafos. É mais pequena que as DSLR na mesma gama, mas possui um desempenho equivalente, ou, até melhor em algumas áreas. Por ser mais pequena, mas possuir um desempenho igual, esta Sony a7R II perde algumas funcionalidades que podem ser decisivas para alguns profissionais, como por exemplo a bateria fraca, ou, a ausência de um 2º slot de cartões externos.

Como pontos fortes está a capacidade de captura de fotos em ambientes de baixa iluminação. Os valores ISO são muito bem trabalhados pelo sensor Full Frame. O viewfinder é excelente, o corpo com estabilização é um excelente extra para o vídeo, e para a captura de fotos com baixa velocidade. A capacidade de utilizar objectivas Canon com o foco automático a funcionar bem, é o grande ponto de destaque da a7R II para os fotógrafos profissionais.

O preço de 3154€ está dentro do que as rivais praticam, sendo a a7R II uma das melhores opções do mercado.

Categoria: Reviews

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *