Moontera
Sony MDR AS800BT

Sony MDR AS800BT review aos fones intra-auriculares bluetooth

Não percas a nossa review aos Sony MDR AS800BT, uns fones de ouvido do tipo intra-auricular que se conectam através de Bluetooth. Ideais para actividades desportivas, ou, para quem procura portabilidade.

Por Tiago Araújo a 13/Jan/2016

Durante o mês de Dezembro analisamos vários headphones, auriculares de várias marcas, com especial destaque para Sony, onde testamos estes Sony MDR AS800BT, além de outros headphones Sony. O destaque destes fones intra-auriculares recai na excelente qualidade de som que emitem. São também uns fones bluetooth, o que significa que os poderás usar sem problemas em actividades desportivas.

Não bastasse a conectividade Bluetooth os Sony MDR AS800BT, estes possuem também NFC, que te permitem emparelhar estes fones bluetooth com o teu smartphone apenas com um toque. A tag para o NFC está localizada na zona central dos MDR AS800BT. Assim que colocas os fones, esta tag fica localizada na parte de trás do pescoço, por isso, para fazer uso do NFC, é bom que trates disso antes de os colocar nos ouvidos. A não ser que sejas bom nos alongamentos.

Design bem concebido, apesar dos AS800BT serem consideravelmente grandes.

Nesta situação preferíamos a conectividade NFC nas extremidades dos auriculares. E no caso dos Sony MDR AS800BT, até existe espaço, pois são consideravelmente grandes. Ao nível da construção não existem muitas criticas a serem feitas a estes fones bluetooth. São elegantes, estão disponíveis em várias cores e possuem vários ajustamentos ao nível dos tamanhos das almofadas e asas.

Sony MDR AS800BT asas

Asas e logo da Sony nos Sony MDR AS800BT

A asas presentes nestes fones intra-auriculares são muito bem vindas. Devido à dimensão considerável das extremidades dos auriculares, ligeiramente acima da média, são as asas que tem um papel fundamental para manter os Sony MDR AS800BT “colados” aos ouvidos. Mesmo em actividade desportiva, onde é facilmente destacada a portabilidade destes fones. Para quem esteja preocupado com o abanar da tag NFC nas costas, durante corridas, a Sony colocou na embalagem um fita para prender os cabos na parte de trás do pescoço.

Na embalagem existe também uma pequena caixa para guardares estes fones de ouvido Sony. O único reparo no design que fazemos está relacionado com a identificação dos auriculares, qual é o esquerdo e qual é o direito. Não é nada de grave, pois com um utilização continua vais identificar os lados pelo botão de ligar que diferencia os auriculares.

Sony MDR AS800BT identificação

Identificação escondida dos Sony MDR AS800BT

São resistentes a salpicos de agua segundo o padrão IPX4.

Como emparelhar os Sony MDR AS800BT com o smartphone?

  1. Certifica-te que possuem bateria carregada;
  2. Se não é a primeira utilização, carrega no botão iniciar durante 7 segundos;
  3. Após esses 7 segundos, as luzes do MDR AS800BT ficam a piscar constantemente;
  4. Neste momento podes emparelhar os fones com o teu smartphone;

Qualidade sonora é excelente!

Este é o aspecto onde não temos nada a apontar. A qualidade é muito boa. Os Sony MDR AS800BT possuem uma excelente qualidade de som até mesmo nos volumes mais elevados. O destaque nesta qualidade cai sem duvida na reprodução de musicas ricas em Bass, onde o desempenho é muito positivo. Outra coisa não seria de esperar proveniente de uns fones com grande aptidão para as actividades desportivas.

NFC do Sony MDR AS800BT

Tag NFC dos Sony MDR AS800BT

Ainda assim, a reprodução de musicas mais clamas, ricas em voz, é também muito positiva. Gostamos bastante de ouvir o piano e voz de Benjamin Clementine através dos Sony MDR AS800BT. É neste ponto um produto de elevada qualidade, capaz de competir com os rivais mais cobiçados do momento.

Já o microfone presente nestes fones, podendo tratar estes Sony como headset, fornecem uma qualidade apenas suficiente.

Sony MDR AS800BT

Sony MDR AS800BT de lado

Autonomia é o derradeiro ponto fraco

Apesar de possuir uma porta microUSB para carregar, os Sony MDR AS800BT não carregam com qualquer cabo. Apenas os conseguimos alimentar com o cabo da Sony que vem na embalagem. Algo que já nos aconteceu no passado com outros produtos Sony, e que odiámos! Para a autonomia que fornecem, cerca de 4/5 horas, demorar 3 horas para carregar é algo difícil de perceber.

microUSB Sony MDR AS800BT

Porta microUSB para carregar os Sony MDR AS800BT

Para piorar este ponto, a autonomia de pouco mais de 4 horas é muito abaixo do que os rivais fazem. Com destaque para os Jaybird X2 que fazem quase 8 horas. Também são consideravelmente mais caros. No entanto, o modelo X1, possui também uma autonomia a rondar as 8 horas, pelo mesmo preço destes headphones bluetooth da Sony.

Vale a pena comprar?

Sim, o preço de 91€ (mais barato que encontramos na Amazon UK) vai de encontro à qualidade oferecida pelos Sony MDR AS800BT. São muito portáteis, fáceis de transportar e personalizáveis ao tamanho dos teus ouvidos. O único ponto negativo recai na autonomia, que te pode comprometer longas actividades desportivas, ou, te obriga a carrega-los com frequência.

TAg NFC dos Sony MDR AS800BT

Tag NFC de costas

Pontos fortes dos Sony MDR AS800BT:

Sony MDR AS800BT

Sony MDR AS800BT deitados

Pontos fracos destes fones de ouvido Sony:

Quais são as alternativas, dentro dos fones intra-auriculares?

Como já referimos, os Jaybird X1 e X2 são boas alternativas. No caso dos Jaybird X a vantagem recai na autonomia que duplica, num patamar de preço muito próximo. E com características e design idênticos.

Categoria:Reviews
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *