Moontera
website x5 profissional 11

Review ao WebSite X5 Professional 11

Conheça a nossa Review ao WebSite X5 Professional 11, as vantagens do programa e desvantagens. Ganhe um desconto para a compra do WebSite X5 Professional 11 e faça download da versão gratuita.

Por Tiago Araújo a 31/Ago/2015

Como programador, olho para programas como WebSite X5 Professional 11 com alguma nostalgia. Faz muito tempo que não tenho nem a necessidade, nem a vontade de recorrer a este tipo de programas de criação de sites. Não por eles serem maus, ou, bons, mas porque prefiro criá-los manualmente.

Tenho de recuar quase 9 anos para me colocar na cabeça de não saber programar. Onde ferramentas idênticas ao WebSite X5 Professional 11 faziam parte do meu ideal para criar um site.

Para escrever a review ao WebSite X5 Professional 11 tive de me colocar além da programação, pelo menos numa fase inicial. Abri o programa e imediatamente na interface inicial gostei de 3 pormenores. O WebSite X5 Professional 11 trabalha com a empresa de alojamento A2Hosting, com a qual já trabalhei profissionalmente e gostei. Oferecem 12 meses de hospedagem grátis, o que é muito interessante e valioso. Gostei da comunidade do WebSite X5 Professional 11 possuir um destaque na interface de arranque, bem como as imagens de qualidade oferecidas pela ferramenta.

Criação do site:

Criar um site por criar, não tem lógica. Apesar disso, quando comecei a criar o site a primeira coisa que queria ver era o código. Já tinha analisado uma versão anterior do WebSite X5, e não gostei do que vi, por isso estava muito ansioso para ver nesta versão Profissional e mais avançada. Só que criar um site para ver o código é perder a parte mais importante, a criação, a possibilidade de escolha e edição de todos os pormenores visuais de uma página web.

O WebSite X5 Professional 11 oferece-nos 3 possibilidades, utilizar um modelo Padronizado, um modelo já existente na Biblioteca do utilizador, ou começar do 0. Dentro dos modelos padronizados vai encontrar uma grande variedade de templates. Uns melhores que os outros, mas notei que os modelos que seguem as tendências mais recentes do webdesign não estão presentes. No entanto, a lista de tamplates é elevada e a grande maioria é gratuita.

WebSite X5 Professional  11

Interface de criação do website no WebSite X5 Professional 11

Após seleccionado o template, o WebSite X5 Professional 11 vai permitir que altere algumas das opções do desing. Localização do menu, rodapé, tipo de letra, links e botões são apenas algumas das coisas que vais poder colocar ao teu gosto. Até popups podem ser concebidos durante este processo.

O passo seguinte é a gestão e criação de paginas. Decidir como serão e que conteúdo vão ter as principais páginas do site. Gostamos especialmente da organização e gestão do conteúdo, embora em situações mais complexas. onde o conteúdo é bastante, o WebSite X5 Professional 11 não ofereça uma solução credível, a não ser que parta para o Blog, ou, criação de lojas.

Gestão de projectos:

Esta etapa foi um ponto muito positivo para a nossa opinião sobre o WebSite X5 Professional 11. Aqui pode gerir e criar conteúdo para um blog, criar e gerir base de dados, gerir publicidade no site, bem como adicionar e configurar ferramentas como Google Analytics, ou, uma aplicação mobile para o seu website. É a ultima etapa da criação do site.

O passo seguinte é colocar o website vivo. Pode adicionalo a uma conta de alojamento, verificar se possui algum erro de configuração, ou simplesmente guardar no seu computador. Durante todo o processo é possível prévisualizar o estado do site, através do menu superior do WebSite X5 Professional 11.

WebSite X5 Professional  11

Optimização no WebSite X5 Professional 11

Guardamos o nosso projecto numa pasta dentro do servidor localhost Wampserver, para podermos gerir o site sem que este esteja publico.

Sempre que quiser editar, ou acrescentar algo, esta interface será importante. Gostamos da facilidade de criação de galerias, ou conteúdos mais complexos com poucos cliques.

Resultado final ao nível da programação:

Criar um site todos os programadores criam. O mesmo de aplica a um bolo, todas as pastelarias fazem bolos. No entanto, existem uns bolos que valem mais do que outros. O mesmo de aplica aos sites e não é no aspecto do bolo que o cliente que visita o seu site está interessado, mas sim na qualidade do sabor do mesmo. Se o seu site for lento, ou mal programado, mesmo que tudo apareça no sitio, a experiência de utilização será negativa.

A principal critica que fiz à anterior versão foram os estilos “inline”. Desta feita este problema está corrigido. O numero de estilos aplicados inline diminuiu consideravelmente, o que é sinal de uma boa programação. Ainda assim estão lá, e se modificasse o template dentro do próprio WebSite X5, mais eles seriam. Neste tipo de situação seria melhor utilizarem um <style></style> por cada vez que o utilizador modificasse o estilo original, em vez de usar um Style=”” dentro de uma tag.

Ainda assim, o WebSite X5 Professional 11 criou 6 pedidos de estilos (.css) e 7 pedidos de Javascript (.js). São muitos pedidos para um site tão simples que criei, que mais não era do que um esqueleto. A parte boa é que 5 dos Javascripts estavam localizados na parte de baixo do código, permitindo assim ao browser carregar o conteúdo, sem a necessidade de interromper a estruturação do site com o “loading” dos JavaScript. Felizmente todos os JS e CSS foram alojados em conjunto com o site, o que é positivo.

WebSite X5 Professional  11

Aplicação mobile WebSite X5 Professional 11

O WebSite X5 Professional 11 criou também automaticamente o Sitemap, o que é algo muito positivo. Infelizmente não criaram um robot.txt onde poderiam indicar aos motores de pesquisa a existência do Sitemap, seria muito positivo para SEO.

Ainda no desempenho, notamos que os estilos do CSS não são criados consoante a personalização do site. O site criado por nós era bastante simples, não usamos mais de 60% dos estilos dos CSS, mas ainda assim nos 6 ficheiros de estilos, existiram classes e ids que nunca foram utilizados. Ocupando espaço e tempo desnecessário. O ficheiro de estilos principais, style.css, chegou a possuir 90% de código inútil num dos projectos que criamos. Seria interessante que o WebSite X5 Professional 11 eliminasse esse código, consoante o projecto. Se um projecto não usa determinado tipo de tag, ou letra, não deviria constar no .css a estilização desse tipo de tag.

Não foram criados processos de caching. O que é mau para a velocidade do website.

WebSite X5 Professional  11

Sou programador, o WebSite X5 Professional 11 é me útil?

Sim, o programa apesar de não criar um website perfeito, é uma boa plataforma de gestão de páginas e de conteúdo. O software possui já vários templates, mas como programador, podes criar um à tua imagem, com o teu código e utilizar o programa para gerir e criar websites diferentes consoante as tuas necessidades. Terás sempre de criar os passos finais, no que toca à optimização do site.

Não sei programar, é o WebSite X5 Professional 11 ideal para mim?

Se queres criar um site de forma rápida, o WebSite X5 Professional 11 é bastante bom nisso. Não vais necessitar de programar em nenhuma parte do processo. A edição e gestão do projecto é simples e o alojamento que te oferecem durante 12 meses vale quase o valor do programa.

Pontos fortes do WebSite X5 Professional 11!

Permite a gestão de projectos como lojas, galerias, blogs e websites de forma bastante simples. É rápido e possui vários recursos interessantes como o alojamento na A2Hosting, comunidade de utilizadores, e vários templates gratuitos. Algumas páginas criadas possuem links “não humanos” que são prejudiciais ao nível de SEO, paginas do Blog são um exemplo. O suporte técnico do software que é feito através do WebSite X5 Answers ,  uma plataforma complementar ao programa, que está totalmente focada nos usuários. Uma vez que os usuários se registram lá é criado um perfil que dá acesso a um suporte técnico personalizado que responde as perguntas em menos de 48 horas, podem conferir uma galeria de sites que foram criados por outros usuários com o programa, baixar novas templates, conferir dicas, FAQ, tutoriais, trocar informação com outros usuários, também disponibilizam ofertas, podem conferir informações sobre sua licença, fazer downloads das versões mais atuais do programa e manuais do usuário. Tudo isso, centralizado nessa plataforma nesta plataforma de suporte ao usuário.

Pontos fracos do WebSite X5 Professional 11!

O código criado possui material que muitas vezes é desnecessário. Não existem processos de caching de data, nem optimização do conteúdo dos .css e .js automaticamente gerados. Tudo isto resulta em sites com fraco código de programação.

Vale a pena comprar o WebSite X5 Professional 11?

Sim, dentro dos programas de criação de websites é dos mais fáceis de trabalhar. A versão que testamos possui um preço de 199€, para quem percebe de HTML, CSS e JS, recomendamos que opte por esta versão mais avançada. Existem ainda outras versões mais baratas, principalmente úteis para quem quer apenas criar um website.

Ganha 30% de desconto na compra do WebSite X5 Professional  11!

Se pretende experimentar o site antes de comprar, o WebSite X5 possui uma versão Gratuita, o WebSite X5 Free. Ao baixarem esta versão possuem logo um desconto de 30% na versão do WebSite X5 Professional 11, o que vale muito a pena aproveitar.

Categoria:Reviews
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *