Moontera
Miracast no Android

Transmitir ecrã do Android para a TV via Miracast (Wi-Fi Direct)

Por Tiago Araújo a 01/Dez/2015

Perceba como pode transmitir o ecrã do Android para a TV, sem fios, utilizando a tecnologia Miracast que funciona sob o Wi-Fi Direct. Funciona com smartphone e tablet Android com pelo menos o Android 4.2.

Transmitir o ecrã do Android para a TV é um processo muito fácil. Para tal conheça o Miracast. A tecnologia Miracast começou a ser implementada na grande maioria dos produtos em 2013. Em alguns casos, produtos de 2012, como TVs, smartphones, computadores e tablets podem já contar com esta tecnologia.

No Android, a Google implementou o Miracast nos smartphones e tablets na versão Android 4.2. Ainda assim, só os smartphones com versão 4.4 KitKat nativa é que possuem pela certa esta tecnologia, que passou a ser “obrigatória” na maioria dos Androids.

Apesar de praticamente todos os smartphones Androids possuírem a tecnologia Miracast para transmitir o ecrã do Android para a TV, sem fios, existem algumas excepções. Por exemplo, o BQ Aquaris A4.5 que analisamos recentemente não suporta esta tecnologia, e possui Android 5.1 Lollipop.

Antes de avançarmos para os passos simples de como transmitir o ecrã do Android para a sua TV via Miracast e Wi-Fi Direct, é importante referir que a tua TV também tem de suportar Miracast. A tecnologia pode não se chamar Miracast nas definições da tua TV. Por exemplo, a LG chama-lhe de Screen Share. Outras marcas usam nomes como Screen Mirroring, AllShareCast, Display Mirroring, entre outros. À partida, todas as TVs com suporte a Wi-Fi Direct suportam esta tecnologia.

Se a tua TV não suporta Miracast, vê aqui o nosso artigo sobre opções para adaptador Miracast.

Passo 1: Ativa o Miracast na tua TV

Antes de avançarmos com os passos no teu smartphone Android, temos de garantir que a tua TV possui o Miracast ativado. Dependendo do sistema da tua smartTV, a aplicação do Miracast pode possuir posições diferentes, bem como nomes diferentes. Procura nas definições de rede, ou, por aplicações com um destes nomes:

  • Screen Share;
  • Screen Mirroring;
  • AllShareCast;
  • Display Mirroring;
  • Intel Wi-Di;
  • Miracast;

Dentro das definições, ou, da aplicação referente ao Miracast, ativa, ou, coloca-a visível, de forma a poder ser detectada.

ecrã do Android para a TV Miracast

Diferentes formas para ativar a transmissão sem fios para a TV

Passo 2: Transmitir ecrã do Android para a TV

Agora no teu Android, desce a barra de notificações com 2 dedos ao mesmo tempo, de forma a encontrares um ecrã idêntico a estes:

Carrega na opção “Transmitir”, ou, “Transmitir Ecrã”. O nome também pode variar consoante a marca do smartphone. Se o teu Android não possuir esta opção, instala a aplicação gratuita Miracast Widget & Shortcut, que é basicamente um atalho para o menu de transmitir o ecrã do Android.

Neste novo menu podemos já ver a nossa TV disponível se estiver ligada. Se não visualizares a tua TV na lista, vai às opções nesse mesmo menu, e ativa a opção “Ativar Display sem fios”. Agora já deves conseguir ver a tua TV na lista.

Problemas comuns:

Para transmitir o ecrã do Android para a TV via Miracast ambos os produtos necessitam de suportar o Miracast. Certifica-te que a tua TV suporta e que possui a tecnologia ligada, ou, visível. Neste aspecto, funciona de forma idêntica ao Bluetooth.

É muito raro um Android recente, com Android KitKat, Andorid Lollipop, ou, Android Marshmallow não suportar.

Quanto à tecnologia Miracast em si, funciona sobre o Wi-Fi Direct. Suporta a transmissão de resoluções até 1080p/Full HD, transmitindo também o áudio com qualidade até 5.1 surround.

Além do Android:

Podes também utilizar esta tecnologia para transmitir o ecrã do Windows Phone para a TV. Tal como transmitir o ecrã do PC para a TV.

Se possuíres alguma duvida podes comentar neste artigo, ou, falar connosco nas redes sociais.

Categoria:Android

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *