Moontera
Chrome abre paginas de publicidade

Resolver, Google Chrome abre paginas de publicidade (vírus do chrome)

Por Tiago Araújo a 18/Jun/2016

Sabe como resolver o problema quando o Google Chrome abre paginas de publicidade sozinho, independentemente do site.

O teu Google chrome abre paginas de publicidade sozinho, independentemente do website que visitas? Sabe como resolver este problema de malware. Também conhecido como o vírus do chrome, embora a nomenclatura de vírus não seja a mais apropriada.

Para que esse problema não se repita, é importante perceberes o que se passou para algo te alterar o Google Chrome, ou, outro browser. O caso mais comum é quando instalas um software suspeito, ou seja, um software que além da função que queres que ele faça, ele também altera algumas definições do teu Google Chrome, tais como:

  • Páginas redireccionam para publicidade;
  • Abrem-se janelas de publicidade;
  • Chrome apresenta popups de publicidade e de origem duvidosa;
  • As tuas definições de extensões foram alteradas;
  • A tua página inicial foi alterada;
  • O motor de pesquisa do Chrome foi alterado;
  • Possuis extensões que não instalaste;

Como resolver quando o Google chrome abre paginas de publicidade:

Cada caso é um caso. E existem várias origens para este problema! Por isso vamos colocar aqui várias soluções, pois o malware que te causou o problema a ti, pode ser totalmente diferente do que causou o problema a outra pessoa.

Vamos partir do principio que:

  • Já removeste as extensões que não instalaste de livre vontade;
  • Que desinstalaste o programa suspeito que achas que causou o problema do vírus do Chrome;

Solução 1: Instala a ferramenta de limpeza do Google Chrome, chama-se Cleanup tool e é gratuita. Abre a aplicação como administrador, se estiveres num sistema Windows. A aplicação vai tentar encontrar software malicioso que já tenha sido identificado pela Google. Se não encontrar, a ultima janela de conversa irá perguntar se queres limpar a configuração do teu Google Chrome. Aconselhamos que o faças para resolver o problema de o Google Chrome abrir paginas de publicidade.

Solução 2: Utilizar um software dedicado ao anti-malware. Se a ferramenta do Google não resolveu o problema, é provável que o software que causou o abrir de páginas de publicidade seja recente. Os programas dedicados à protecção de vírus e malware actualizam as suas listas com maior frequência que a solução do Google.

Tens aqui uma lista de programas gratuitos para corrigir o problema do Chrome, entre outros:

Antes de correr um scan ao teu computador com estes softwares, certifica-te que eles estão actualizados com a ultima versão disponível. Abre estes programas como administrador do sistema, caso utilizes o sistema operativo Windows.

Recomendamos o CWShredder, pois o foco deste programa é precisamente o remover de software e malware que causa este tipo de problemas, ou seja, abertura de páginas de publicidade sozinhas, página inicial alterada, motor de busca alterado e até alteração de marcadores dos navegadores.

Solução 3: Se tudo isto não funcionar, para resolveres o problema de o Google Chrome abrir paginas de publicidade, deves restaurar as definições do teu navegador web. Abre o Chrome, e no canto superior direito encontras um menu com 3 traços (menu hambúrguer):

  1. Vai até ao menu de definições do Google Chrome;
  2. Selecciona a opção de Definições;
  3. Em baixo, carrega em Mostrar definições avançadas;
  4. Desce novamente até à secção de Repor definições e carrega no botão com o mesmo nome;
  5. Confirma essa vontade na nova janela que abrir;

Possíveis origens do problema da abertura de publicidade sozinha do Chrome:

O caso que nos tem chegado com maior frequência é referente à remoção da extensão do Adblock, que origina este tipo de publicidade bastante incomoda. Normalmente os utilizadores ficam a pensar que são os sites que possuem esta publicidade agressiva, mas não é o caso. É uma forma de o Adblock se mostrar útil, acrescentando problemas onde eles não existem.

Outra forma muito comum é através da instalação de programas de pouca confiança. Aceleradores de velocidade do computador, ou, da internet. Ferramentas duvidosas de gestão de downloads, ou outro tipo de programas de origem duvidosa.

Sente-te à vontade para comentar, caso possuas alguma duvida, ou, o problema continue.

Categoria: Dicas e Tutoriais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *