Moontera
Beta do Pokemon Go

Como jogar Pokemon Go, as dicas para quem está a iniciar

Por Tiago Araújo a 20/Jul/2016

Sabe como jogar Pokemon Go com as nossas dicas essenciais para que está a iniciar a sua aventura neste jogo para Android e iOs.

A aplicação para Android e iOS já está disponível em Portugal, mas nem todos sabemos como jogar Pokemon Go logo “de caras”. Neste artigo vamos explicar o básico deste jogo, como funciona a evolução do jogador e dos Pokemons, bem como outras informações e dicas sobre o jogo.

Primeiro ponto, o APK para Android ainda não está a funcionar a 100%. O mesmo se passa com os servidores do jogo. No caso do Android, existem alguns problemas na aplicação, que não existem no iOS dos iPhone. O sistema de pegadas é um exemplo que vamos explicar neste artigo mais à frente. Para já, é importante referenciar que Pokemon Go é uma aplicação totalmente gratuita para Android e iOS. Existem no jogo venda de itens, mas a compra não é obrigatória para a evolução no jogo. Actualização: O iOS também possui o bug das patas nas versões mais recentes.

Pokemon Go Pikachu

Exemplo de uma captura do Pikachu.

Como jogar Pokemon Go, o inicio:

O jogo inicia com a clássica escolha do nosso primeiro Pokemon. Squirtle, Bulbasaur e Charmander, para os escolher basta carregar no Pokemon que desejas. Abrir-se-à uma nova interface, onde irás atirar a Pokebola para o Pokemon. Simples.

Neste ponto temos já 2 dicas para ti.

Dica 1 – Como apanhar o Pikachu no Pokemon Go:

Se não queres nenhum dos 3 clássicos que citamos em cima, tens a opção de escolher o Pikachu logo no inicio do jogo Pokemon Go. Para tal, tens de andar 4 vezes para fora da zona de escolha dos Pokemons.

Dica 2 – Poupar bateria no Pokemon Go:

Se ainda és novo no mundo do Pokemon Go, então ainda não sentiste este problema. O jogo exige que a aplicação esteja constantemente ligada enquanto jogas. E necessita também de uma ligação à internet constante, na maioria das vezes dados moveis, 3G, ou, 4G. A par disso está o GPS – localização – sempre ligada.

A bateria do teu telefone irá desaparecer facilmente. Algo que irá te ajudar a aumentar a autonomia, é desligar o acesso à câmara do telefone. Para isso, quando estás a apanhar um Pokemon, no canto superior direito tens a opção de desligar o AR. Desliga, além de poupares na bateria, o teu smartphone irá possuir um maior desempenho.

Pokemon Go captura

Exemplo de uma captura de Pokemon no jogo.

Capturar Pokemons:

O lançamento da Pokebola tem a sua arte. Assim que encontras o Pokemon que queres capturar, a interface muda. Tens de atirar a Pokebola para o Pokemon. Se já jogaste, reparaste que existe um circulo. Este circulo vai diminuindo a partir do momento em que carregas na Pokebola.

Quanto mais pequeno for o circulo, mais experiência ganhas. No inicio, praticamente todos os círculos são verdes. Consoante o teu nível for aumentando, os círculos vão ficando encarnados. Nessa altura terás de fazer uso das bagas (Razz Berry), para que os Pokemons se afeiçoem emocionalmente a ti. Sendo depois, mais fácil apanhar os Pokemons.

Como jogar Pokemon Go – a interface (Perfil).

A interface do jogo é simples. Os botões importantes estão todos localizados na parte de baixo da interface. Começando pela esquerda, encontras o “Avatar” da tua personagem. Carregando nessa imagem encontras um resumo da tua personagem – Nível – Experiência – Jornal – PokeCoins – Equipa. A parte inferior será composta por medalhas e feitos que alcances durante a tua aventura no Pokemon Go.

Basicamente, o nível está associado à experiência (XP). Quanto mais XP, mais sobes o teu nível e melhores itens recebes.

Como ganhar XP no Pokemon Go (experiência):

  • Capturar um novo Pokemon – 500 XP;
  • Capturar um Pokemon que já tenhamos – 100 XP;
  • Excelente captura com a Pokebola – 100 XP;
  • Óptima captura (Great) com a Pokebola – 50 XP;
  • Boa/Agradável captura (Nice) com a Pokebola – 10 XP;
  • Lançamento da Pokebola de forma curva – +10 XP;
  • Conferir uma PokeStop – 50 XP;
  • Evoluir um Pokemon – 500 XP;
  • Registar um Pokemon na Pokedex – 200 XP;
  • Derrotar um treinador de Pokemons no Ginásio (Gym) – 150 XP;
  • Lutar contra um treinador de Pokemons no Gym – 100 XP;
  • Andar – 500 XP por KM;

Dica 3 – Ganhar mais XP por acção com o Lucky Egg (Ovo da sorte):

Na loja do Pokemon Go – já vamos falar dela mais à frente – encontras um item chamado de Lucky Egg. Este ovo da sorte duplica os pontos de XP (experiência) durante 30 minutos. Ou seja, durante os 30 minutos em que possuis o Lucky Egg activo, todas as tuas acções resultarão no dobro da experiência. Capturar um novo Pokemon irá dar-te 1000 XP, em vez de 500 XP.

Este Ovo da Sorte custa cerca de 80 Pokecoins (Moedas do jogo).

Como ganhar PokeCoins no Pokemon Go?

A forma mais fácil de obter moedas (Pokercoins) é comprando-as com dinheiro real. 2500 Pokecoins custam 20€. No entanto, nem todos queremos gastar dinheiro no jogo. O método para ganhar Pokecoins no Pokemon Go é conquistando e mantendo ginásios (Gyms).

Pokemon go Gym

Imagem de um Pokemon num Gym – De uma luta entre Pokemons no Gym – Sinalização de um Gym no mapa.

Explicando como jogar Pokemon Go – Gyms.

Na tua cidade existem vários Gyms de Pokemons. Cada um deles associado a uma cor, ou, ainda por associar. É nos Gym onde – para já – existem as únicas batalhas de Pokemons.

Quando conquistas um Gym para a tua equipa, podes ganhar 10 Pokecoins e 1000 stardust. A cada 21 horas, podes recolher Pokecoins e stardust, onde por cada presença num ginásio ganhar 10 Pokecoins e 1000 stardust. Se quando decides recolher, estiveres presente em 5 gyms, vais ganhar 50 Pokecoins e 5000 Stardust. Só vais poder recolher novamente após um período de 21 horas.

Quando escolho a minha equipa no Pokemon Go?

No nível 5. Existem 3 equipas, Mística (Azul), Valor (Vermelha) e Instinto (Amarelo). Escolhe consoante o teu objectivo e o domínio de cada equipa na tua área.

Jornal é um registo dos últimos Pokemons que capturaste, bem como de outros feitos.

Como jogar Pokemon go Menus Pokemon Go

Como jogar Pokemon go um dos menus mais utilizados no jogo

Como jogar Pokemon Go – Menu Principal (Pokebola):

Este é provavelmente o 2º menu que mais vais utilizar. Ao clicar na Pokebola que está centrada na interface interior do jogo, encontras um novo menu. Nele vais encontrar o seguinte:

PokeDex: Registo de todos os Pokemons que já viste.

Shop (Loja): Onde podes comprar vários itens, como Pokebolas, incensos, ovos da sorte, entre outros acessórios. É também o local onde recolhes os pontos dos Gyms.

Como jogar Pokemon go Pokemons

Listagem de Pokemons capturados – Perfil de um Pokemon – Pokedex

Itens: É a zona onde irás armazenar tudo o que ganhas e compras, como Pokebolas, incensos, poções, entre outros.

Pokemons: Onde está toda a lista de Pokemons que possuis. Este sub-menu possui ainda um separador que nem todos reparamos à primeira. O separador dos Ovos, no topo direito da interface. Neste separador encontras todos os ovos que tens para encubar. Dentro desses ovos estão Pokemons por nascer.

Vizinhança no Pokemon Go

Interface de vizinhança no Pokemon Go. As 3 pegadas significam que o Pokemon está presente num raio de 200/300 metros. Informação não oficial!

Como jogar Pokemon Go – Menu da vizinhança:

Durante o nosso jogo este foi o menu que mais utilizamos. A função deste menu é dizer-te que Pokemons estão à tua volta. No Android este menu possui um pequeno Bug, relacionado com as pegadas.

O menu da vizinhança apresenta um Pokemon, ou, a silhueta desse mesmo Pokemon, caso ainda não o tenhas registado na Pokedex. Por debaixo dessa imagem do Pokemon estão pegadas. No Android, e na versão disponível em Portugal do Pokemon Go, são sempre 3 pegadas. É um Bug. Actualização: No iOs também está acontecer.

O objectivo das pegadas é indicar-te se estás perto, ou, não muito perto do Pokemon que procuras. É tipo jogar ao jogo do “quente e frio”. Onde 3 pegadas é frio, e estás longe do Pokemon, e 1 pegada é quente e estás próximo da zona onde está o Pokemon que procuras.

Na versão Beta de Pokemon Go o sistema da vizinhança era mais simples, pois indiciava com precisão o local onde Pokemon se encontrava.

Pokemon Go PokeStops

Pokestops são estes sinais azuis que mudam de forma quando nos aproximamos.

PokeStops o que são e para que servem?

PokeStops são normalmente pontos de interesse de cada cidade. São um local que além de XP, dão prémios. Para ganhares os prémios das PokeStops tens de te aproximar de uma, clicar sobre o ícone azul, e rodar o circulo que está centrado.

Normalmente ganhas Pokebolas, Poções, Ovos e Bagas. Consoante aumentas de nível os prémios vão melhorando.

As PokeStops actualizam passado 5 minutos, ou seja, se passares 5 minutos depois da ultima recolha de prémios na mesma PokeStops, podes recolher prémios novamente.

Lure Pokemon Go

Exemplo de um PokeStop com uma Lure. As folhas rosas a cair definem uma zona com Lure.

Como criar uma Lure – zonas em “festa” que atraem muitos pokemons.

Podes criar uma Lure numa PokeStop. Precisas de comprar o item da Lure, ou vários na loja do jogo. Qualquer jogador pode comprar uma Lure. Recebes uma Lure de prémio ao nível 8.

A Lure dura 30 minutos. Lure são zonas onde os Pokemons são mais abundantes.

Incenso Pokemon go

Incenso activo para atrair mais Pokemons

Como atrair mais Pokemons para capturar:

Utilizar o incenso. Começas com 2 incensos no jogo. Utilizar o incenso numa área com poucas PokeStops pode não ser uma boa ideia para quem está a começar, pois, provavelmente, irá apanhar apenas Zubats.

Dica 4 – A combinação ideal será usar o incenso + ovo da sorte numa Lure.

Tal como a Lure, o incenso e o ovo da sorte possuem uma duração de 30 minutos. A junção das 3, vão dar-te mais Pokemons e mais experiência por cada captura, ou, novo registo.

Como evoluir Pokemons?

Tens uma Caterpie e queres evoluir até chegares à Butterfree? Bem, precisas de capturar várias Caterpies. Quando capturas um Pokemon, recebes além de XP, dois tipos itens. StarDust e Candys (doces). O Stardust é geral, mas os Candys são específicos para cada Pokemon. São estes doces (Candys) que fazem evoluir um Pokemon. Normalmente recebes 3 Candys na primeira captura, e 1, ou, 3 por cada outra captura.

Pokemons ovos 10km

Exemplo de um Pokemon que me saiu num ovo de 10km.

Recebes mais um Candy quando transferes um Pokemon para a central. Ou seja, após a primeira captura, cada Pokemon igual vale-te até 2, ou, 4 Candys, se o transferires.

Por exemplo, Para evoluir a Caterpie para Metapod, necessitas de 12 Candys de Caterpie. Do Metapod para a Butterfree são necessários 50 Doces. O valor varia consoante o Pokemon. A Margycarp necessita de 400 doces por exemplo. Ou seja, terás de capturar no pior dos cenários 201 Margycarps para evoluir para o Gyarados.

Como tornar os Pokemons mais fortes?

CP, ou, Combat Power (Poder de combate) é o que define a força do Pokemon. Evoluis esta característica com StarDust e Candys – normalmente 1 Candy por evolução do CP.

Neste nível, já podemos responder a uma das perguntas mais comuns:

Vale a pena capturar Pokemons repetidos?

Sim, sem duvida, para poderes evoluir os mesmos.

Ovo Pokemon go

Exemplo de um Ovo no jogo Pokemon go

Ovos? Como encubar os ovos e ganhar novos Pokemons?

Tens de colocar os Ovos na incubadora e andar. Cada ovo possui uma distância, 2, 5, 10km. Tens de percorrer a pé, ou, de bicicleta essa distância. Carros não contam, a não ser que andes muito devagar. Normalmente, os melhores Pokemons estão em ovos de 10km.

Parques Pokemon Go

Parques são zonas que por norma, possuem muitos Pokemons. Estão assinalados com um verde escuro.

Onde aparece determinado Pokemon?

Não existe uma zona definida para determinado Pokemon. A presença de Pokemons em determinadas áreas depende também dos horários. Isto porque em diferentes alturas do dia, os Pokemons são diferentes em todas as regiões.

O que sabemos é que em jardins, presentes no mapa e assinalados a verde escuro, existem mais Pokemons. Em zonas com folhas a voar, significa que um Pokemon está na zona, pelo menos. Em zonas com rios, lagos, mar, ou, até chafarizes, encontramos mais Pokemons de agua.

Dica 5 – O pack essencial para evoluir Pokemon Go.

Muitos Zubats, Pidgeys, Ratatas, Caterpies, apanha tudo que é muito comum na tua zona. Tem a certeza que esse conjunto de pokemons está pronto para evoluir. Vai para um PokeStop, activa o Ovo da Sorte, activa uma Lure e activa o incenso. Evolui todos os Pokemons prontos para evoluir, os tais Pokemons comuns, e apanha todos os Pokemons que te aparecerem.

Este conjunto de situações irá aumentar rapidamente o teu nível no jogo. Por cada evolução, em vez de receberes 500 Xp, irás receber 1000 XP, por cada captura ganharás 200 Xp, em vez de 100 e por cada novo Pokemon capturado também vais ganhar 1000 Xp, em vez de 500.

Quantos dados moveis gasta o Pokemon GO (3G/4G)?

Pela nossa experiência, o jogo Pokemon Go gasta cerca de 9/10MB por hora de jogo.

Funciona em Wi-Fi?

Sim.

Em jeito de resumo, ficam aqui as dicas para o Pokemon Go:

  • Podes apanhar o Pikachu logo no inicio se andares para fora da zona inicial 4 vezes;
  • Desliga o modo AR para poupar bateria;
  • Usa o Lucky Egg para ganhar mais XP;
  • Captura Pokemons repetidos;
  • Captura Pokemons comuns, para os evoluir com Lucky Eggs;
  • Lucky Egg + Incenso + Lure + Evoluções de Pokemons = a muito XP;
  • Vai para zonas com parques assinalados a verde escuro no mapa;
  • Transfere Pokemons repetidos para ganhar Candys;

Este artigo já está longo. Está aqui toda a informação que necessitas para iniciar o jogo sem duvidas e sem gastar itens onde não deves. Se possuíres alguma sugestão, duvida, ou, dica, não hesites e comenta em baixo.

Categoria: Dicas e Tutoriais

Um comentário a “Como jogar Pokemon Go, as dicas para quem está a iniciar”

  1. Rafaelleld diz:

    O jogo pode ser baixado de graca, mas assim como muitos aplicativos gratuitos, ha coisas para comprar com dinheiro de verdade quando voce ja esta jogando.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *