Moontera
Raspberry Pi 3

Configurar o Raspberry Pi 3 como PC (Também 2, 1 e Zero)

Por Tiago Araújo a 07/Abr/2016

Aprenda a utilizar e configurar o Rasoberry Pi 3 como PC. Neste tutorial simples vamos explicar os primeiros passos a ter quando compramos um novo Pi. Passos compatíveis com RBPi zero, 1 e 2.

Este tutorial é bastante simples, ideal para quem está a começar com o Pi, e pretende configurar o Raspberry Pi 3 como PC pela primeira vez. Esta configuração é compatível com outras versões do Raspberry Pi, tal como a zero, 1 e 2. Neste pequeno computador é possível instalar distribuições Linux, bem como o sistema operativo da Microsoft, Windows 10 versão IOT (Internet of Things/Internet das coisas).

Neste artigo vamos instalar a distribuição Linux Raspbian. Que é o sistema oficial do Raspberry Pi. Este sistema é baseado na distribuição Linux Debian. Neste tutorial, a configuração do Raspbian no Pi será directa, pois não vamos utilizar o NOOBS, um sistema operativo que permite de forma fácil, instalar outros sistemas no Raspberry Pi. Se pretendes instalar o Windows 10 no Raspberry Pi 3, ou, outro sistema, vê a nossa lista de tutoriais em baixo. No final do artigo encontras muitos projectos com Raspberry Pi 3 que te podem interessar.

Outras configurações do Raspberry Pi 3:

Antes de configurar o Raspberry Pi 3.

Antes de começar-mos a instalar o sistema no Pi, é importante verificar se possuímos tudo o que é necessário para esta configuração. Primeiro ponto, necessitamos de possuir a imagem do Raspbian no computador. Podes fazer download do Raspbian no site oficial do Raspberry Pi. Neste tutorial utilizamos a versão Raspbian Jessie, ocupou cerca de 1.3GB de espaço. Por isso vamos também precisar de um cartão microSD com pelo menos 4GB de espaço, recomendamos que tenha pelo menos 8GB e que seja rápido. Quanto maior a classe do cartão, mais rápido será o sistema configurado no Rapsberry Pi 3. No meu caso, usei um microSD de 8GB Classe 10. Existem cartões mais rápidos, se quiseres obter um desempenho máximo, no RBPi 3, opta por um cartão Class 10 UHS-II U3.

No total, vamos precisar disto para configurar o Raspberry Pi 3:

  • Computador para preparar o microSD;
  • Cartão microSD com 4GB de espaço (mínimo);
  • Leitor de cartões microSD, ou, adaptador para leitor SD;
  • Imagem do Raspbian no computador (link para download em cima);
  • Programa Win32DiskImager (windows);
  • O Raspberry Pi 3;
  • Monitor/TV, cabo HDMI para ligar o Pi ao mesmo;
  • Fonte de energia, pode ser uma porta USB da TV, ou, um carregador de smartphones microUSB;

Pronto para começar?

Depois de acabar o download do Raspbian e de ter instalado o Win32DiskImager, coloque o cartão microSD no seu leitor de cartões. Primeiro passo para configurar o Raspberry Pi 3 é muito simples, extraia o ficheiro zip que contem o Raspbian.

configurar o Raspberry Pi 3

Esta é a imagem do Raspbian extraído que vamos utilizar.

Segundo passo para instalar o Raspbian no microSD é abrir o programa Win32DiskImager. Neste escolhemos a imagem que extraímos no passo 1. E apontam para o nosso cartão microSD, no meu caso é a letra F, pode não ser o teu. Tem cuidado para escolher a letra correta que aponta para o cartão microSD onde queres instalar o Raspbian.

configurar o Raspberry Pi 3

Imagem da aplicação que irá instalar o Raspbian no cartão microSD

Agora já podes tirar o cartão microSD do teu computador e coloca-lo no Raspberry Pi. Os próximos passos já necessitam que ligues o Pi à tomada e a um monitor. Também vais precisar de rato e teclado para configurar o Raspberry Pi 3 como PC.

Raspbian

Ambiente de entrada do Raspbian,

A configuração do Raspberry Pi 3 que falamos é ao nível de password, rede Wi-Fi e derivados, pois assim que ligares o teu Pi 3, ele inicia logo no sistema Raspbian. Para ligares à tua rede Wi-Fi, possuis o símbolo da internet no canto superior direito da interface do Raspbian. Já para configurar uma password, necessitas de abrir o menu do sistema, localizado no canto superior esquerdo. Todos estes passos são opcionais.

Um passo interessante, mas opcional, é libertar o espaço completo do cartão microSD no Raspberry Pi.

Categoria:Hardware

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *