Moontera
Sony Xperia Z5

Diferença entre um smartphone com resolução 2K e um com resolução 4K

Por Tiago Araújo a 08/Set/2015

A Sony anunciou o primeiro smartphone com ecrã 4K, trata-se do Sony Xperia Z5 Premium, e possui um ecrã de 5.5 polegadas, vamos notar diferença para os smartphones com ecrã de 2K?

A Sony anunciou ao mundo o que o mundo já esperava que chegasse a qualquer momento, um smartphone com resolução 4K. A questão não é se é possível, porque todos sabemos que é, a questão que colocamos é se se notará a diferença para uma resolução 2K num ecrã tão pequeno.

A duvida está nos PPI, que em português significam Pixel por polegada. Um smartphone de 5.5 polegadas com resolução 2K possui um valor de 538ppi aproximadamente, por exemplo, o LG G4. Já o mesmo ecrã com resolução 4K terá uma definição de imagem de 806ppi. À partida os números chegariam para esclarecer as duvidas, entre qual seria a diferença das duas resoluções em tamanhos de tela mais pequenos, a questão é se o olho humano consegue notar a diferença dos 500ppi do 2k, para os 800ppi do 4k.

Sony Xperia Z5 Premium

Sony Xperia Z5 Premium

Existem várias vertentes neste aspecto. Algumas identidades afirmam que o olho humano é capaz de distinguir os pixeis até aos 900ppi, mas não revelaram em que condições. Em certa altura a Apple afirmou que olho humano possuía uma barreira nos 300ppi, os tais ecrãs de retina. Esta ideia foi ultrapassada nos últimos tempos. Segundo a DisplayMate, a uma distancia de 30cm, o olho humano consegue distinguir até 477ppi sensivelmente. A mesma fonte afirma que se aproximar-mos 10cm (20cm) o ecrã do smartphone, o olho humano será capaz de distinguir cerca de 716ppi.

Na nossa experiência, os números defendidos pela DisplayMate batem certo. Se aproximar-mos um ecrã 2k de 5.5 polegadas à zona vista, conseguimos ver os quadrados dos pixeis, mas numa utilização normal, já não.

Ou seja, temos aqui 2 pormenores interessantes a ter em conta, a distancia e o tamanho do ecrã. Algumas marcas nem apostaram no 2K, tal como o OnePlus 2, ou, o HTC One M9. Ecrãs de 5 polegadas com resolução Full HD possuem aproximadamente uma definição na casa dos 440ppi, um valor muito próximo dos 477ppi, o limite do olho humano a 30cm de distancia. Uma distancia normal de utilização do smartphone do dia a dia. Uma resolução de 2K seria mais do que perfeita nesse tipo de utilização, mas se usarmos o smartphone a 20cm, quer o Full HD, quer os 2K, são insuficientes!

ppi

Diferença entre ppi para o mesmo tamanho.

Quando usamos o smartphone a 20 cm dos olhos?

Segundo a nossa experiência, costumamos utilizar os smartphones a mais de 30cm de distancia. Quando jogamos, ou vemos vídeos, a distancia encurta-se para os 30/20cm, mas nunca chegamos a uma distancia tão próxima como 20cm. Existe contudo uma excepção, os óculos de realidade virtual. Quando utilizamos o Google Cardboard, ou, outro tipo de óculos de realidade virtual, baseados no smartphone, estamos a coloca-los a uma distancia inferior a 20cm.

É neste ponto onde o Sony Xperia Z5 Premium pode fazer a diferença. E apenas neste ponto. Um área onde a Sony já investiu, mas não através de smartphones. Se não fizer uso desta tecnologia, os 4K dificilmente marcarão a diferença para uma resolução 2k, por exemplo.

4k

Diferença entre resoluções.

Para quem ainda não está a par das resoluções 2K e 4K.

Não são propriamente novas resoluções, pelo menos para 2015. Já as vimos em portáteis e principalmente em TVs. São também conhecidas como QuadHD (2560 x 1440px) e UltraHD (3860x 2160px). Existe uma ligeira diferença entre o 2K e o QuadHD, bem como o 4K (4096 x 2160px) e UltraHD, mas muitas vezes estes termos são muito misturados e confundidos. QuadHD deve ser utilizado apenas quando a resolução é 4 vezes maior que o HD, ou seja, 2560 x 1440px. O 2K deve ser utilizado quando a resolução horizontal está entre os 2000 e 3000, não incluindo os 3000.

No UHD e 4K passa-se o mesmo. O 4K apenas deve ser utilizado se o tamanho de pixeis horizontais estiver entre os 4000 e os 4999px. Já o UltraHD (UHD) é uma resolução 4 vezes superior ao Full HD, ou seja, 3840 × 2160px).

Categoria: Hardware

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *