Moontera
espaço do cartão microSD no Raspberry Pi

Usar todo o espaço do cartão microSD no Raspberry Pi

Por Tiago Araújo a 07/Abr/2016

Tutorial muito simples que te irá permitir usar todo o espaço do cartão microSD no Raspbian do Raspberry Pi.

Este devia ser um dos primeiros passos após configurar o Raspberry Pi, libertar todo o espaço do cartão microSD no Raspberry Pi, independentemente do sistema operativo que utilize. Quando instalamos o Raspbian, ou, outro sistema no cartão microSD, o processo irá criar uma partição com o tamanho quase exacto do sistema. Se utilizar um cartão microSD de 8GB, o sistema só irá necessitar de 2/4GB, o restante ficará inutilizado. Sem poder armazenar lá nada.

Este pequeno pormenor pode causar vários erros durante a instalação de novas aplicações, ou, funcionalidades ao Raspberry Pi. A parte boa é que o processo de configuração é bastante simples, resolvendo o problema em menos de 1 minuto e sem perder nada.

Passo número 1 para utilizar todo o espaço do cartão microSD no Raspberry Pi, abra a consola de comandos do Raspbian, ou, controle o Raspberry Pi via SSH de forma a aceder à linha de comandos remotamente pelo seu PC favorito.

Imagem do painel de controlo do Raspbian no Pi 3

Painel de controlo de definições do Raspberry Pi no Raspbian

Na linha de comandos vai escrever o seguinte código que irá abrir o painel de controlo do sistema Raspbian:

  • sudo raspi-config

Ao clicar ENTER irá para um painel que antigamente aparecia durante a primeira configuração do Raspbian no Pi. Eis o passo numero 2 para configurar correctamente o cartão microSD.

Não tem nada que enganar agora, o que está a vermelho (ver imagem em cima) é o menu que está seleccionado. Pode andar para baixo e para cima, mas neste caso, para utilizar todo o espaço do cartão microSD no Raspberry Pi, é logo na primeira opção.

  • Expand Filesystem
  • Reinicie o Raspberry Pi

Depois de expandir o Raspbian para utilizar todo o espaço do cartão microSD, podem aparecer algumas informações, clique OK. Para que este processo faça efeito, necessita de reiniciar a maquina.

Raspberry Pi configurações

É necessário reiniciar o Raspberry Pi para aplicar as alterações.

Pronto, este tutorial foi muito fácil. Como já dissemos, por vezes, a falta de espaço pode causar determinados erros em aplicações, ou, funcionalidades que queremos acrescentar ao Raspberry Pi. Por exemplo, este foi um erro que obtive quando tentei instalar o Moonlight no Raspberry Pi, para criar uma Steam Machine, ou, uma Nvidia GameStream.

Também pode provocar alguns erros em sistemas utilizados para Stream, como os sistemas Kodi para Raspberry Pi.

Categoria: Hardware

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *