Moontera
Raspberry Pi 3 com Moonlight

Streaming de jogos do PC para o Raspberry Pi 3 com Moonlight

Por Tiago Araújo a 07/Abr/2016

Aprende a instalar o Moonlight no Raspberry Pi 3, ou, 2, podendo assim fazer streaming de jogos do PC para o Pi, utilizando a tecnologia Nvidia GameStream.

Neste tutorial vamos demonstrar como o Raspberry Pi 3 com Moonlight instalado é capaz de se transformar numa das mais baratas Nvidia GameStream, bem como numa Steam machine, capaz de fazer streaming de jogos do PC para a sua TV ligada ao Raspberry Pi 3 com Moonlight instalado.

Para quem não conhece o Raspberry Pi 3, esta é versão mais recente de um leque de 4 versões de um dos computadores mais pequenos e mais simples que podemos comprar. Apesar das pequenas dimensões, o Raspberry Pi 3 é capaz de um grande leque de utilizações, entre elas, a criação de um Steam machine, ou, de uma Nvidia GameStream para fazer streaming dos jogos do PC para o Pi 3, ligado a uma TV.

Eis o que vamos precisar para configurar um Raspberry Pi 3 com Moonlight:

Explicando um pouco os requisitos necessários para instalar e configurar o Raspberry Pi 3 com Moonlight. A placa Nvidia é um ponto obrigatório, só os modelos Nvidia GeForce GTX650, ou, superiores é que suportam esta tecnologia de streaming que vamos utilizar com o Moonlight.

Para a placa gráfica funcionar nesta configuração do Moonlight é importante que tenhas o sistema de gestão da Nvidia para as placas gráficas. Este sistema chama-se GeForce Experience, e é neste que podemos configurar os jogos que queremos fazer streaming.

Raspberry Pi 3, ou, o Raspberry Pi 2 são os modelos que já foram testados com o Moonlight, e podemos afirmar que funcionam e suportam o streaming de conteúdo. Os modelos 1 e zero não testamos.

O Putty é facultativo, mas será a nossa forma de comunicar com o Raspberry Pi 3. Este software permite controlar o Pi 3 a partir do nosso computador, escusando assim levar um teclado para a divisão onde está o Pi. No nosso caso na sala.

Pronto?

Instalar o Moonlight no Raspberry Pi 3!

Passo número 1 é configurar o Putty no teu PC Windows, de forma a que seja possível comunicar com o Raspberry Pi 3. Para tal precisas de saber qual é o IP do Raspberry Pi 3 na tua rede. Basta pousar o rato sobre o icon da rede do Raspbian, para saberes o IP do Pi na tua rede.

Outra alternativa para saberes o IP do Pi, é acederes ao painel de administração do teu router, podes aceder através do ip base 192.168.1.1. Necessitas de saber os dados de login do teu router, se não as alterastes, encontras para MEO, NOS e Vodafone os dados nativos na internet, ou, nos manuais do router. Também podes saber o IP através da linha de comandos do Windows. Basta digitar na linha de comandos “net view”, para saber os dispositivos que estão ligados à tua rede. Após clicares ENTER a linha de comandos irá listar todos os dispositivos ligados à tua rede, onde se encontra o Raspberry Pi 3, com o nome que lhe atribuíste. Após a listagem concluída digita “ping nome_do_teu_Raspberry_Pi”.

putty

Configuração do Putty para o meu Raspberry Pi 3.

Nota: Para não teres a necessidade de verificar sempre qual é o IP do Raspberry Pi, vê o nosso tutorial de como atribuir um IP fixo a uma dispositivo.

Passo número 2 é entrares na consola do Pi 3 através do Putty, e actualizares o sistema operativo que está no cartão microSD do teu Pi. Para fazeres isto necessitas de entrar com o nome de login e password do teu Raspbian. Se não alteraste nenhum deles, os valores de fabrica são “pi” para username e “raspberry” para password.

Agora que já entraste remotamente no Raspberry Pi, vamos verificar se existem actualizações e actualizar em caso disso, o Raspbian. Para tal, coloca estas duas linhas de comandos, uma de cada vez:

  • sudo apt-get update;
  • sudo apt-get dist-upgrade;

Passo numero 3 é instalar o Moonlight no Raspberry Pi 3. para tal necessitas de adicionar uma linha no ficheiro sources-list, que te vai permitir instalar o Moonlight com maior facilidade. Acede ao modo de edição desse ficheiro através do comando.

  • sudo nano /etc/apt/sources.list;

Agora escreve a seguinte linha: “deb http://archive.itimmer.nl/raspbian/moonlight jessie main“; Faz Ctrl-X, escreve Y (Sim) e após isso carrega Enter para guardar as alterações. Atenção que neste caso, estamos a instalar o Moonlight num Raspberry Pi 3 com a versão Jessie. Para a versão Wheezy a linha é outra “deb http://archive.itimmer.nl/raspbian/moonlight wheezy main"

Vamos ter a necessidade de actualizar novamente o nosso Raspbian após acrescentar esta fonte de software. Depois, vamos finalmente instalar o Moonlight na nossa maquina, para tal temos de aplicar estes 2 passos, um de cada vez:

  • sudo apt-get update;
  • sudo apt-get install moonlight-embedded (Em caso de perguntas respondam sim (Y));

Agora já possuímos o nosso Raspberry Pi 3 com Moonlight instalado!

Configurar Raspberry Pi 3 com Moonlight já instalado:

Passo numero 1 para configurar o Moonlight com o teu PC Windows. Sem sair do Putty, escrevemos o seguinte comando:

  • moonlight pair 192.168.1.4; Este IP tem de ser o IP do teu computador na tua rede. Na linha de comandos do PC Windows escreve “ipconfig” para obter o teu IPv4 Address.

No Putty após colocares o comando em cima vais receber um código. Este código é para colocar na janela pequena em emparelhamento que irá aparecer no teu PC com o programa Nvidia GeForce Experience.

Moonlight Nvidia GeForce

Janela de emparelhamento com o Moonlight

Uma vez emparelhado, não necessitas mais de repetir este passo.

Realizar o streaming de jogos do PC para o Raspberry Pi 3:

Agora com tudo configurado, podes continuar a utilizar o Putty para enviar o streaming para o Raspberry Pi. Também podes fazer estes, e os anteriores processos que realizaste no Putty, directamente na linha de comandos do Raspbian. Utilizamos o Putty, porque achamos mais cómodo escrever estes comandos a partir do PC, e enviar tudo para o Pi, que no nosso caso, está na sala ligado a uma TV, apenas com o gamepad ligado como acessório.

Se entrares no Nvidia GeForce Experience, encontras um separador que diz Preferências, carrega. No lado esquerdo encontras alguns menus, abre o que diz Shield, agora encontras a lista de jogos que possuis para stream. Podes adicionar outros a partir do botão “+”.

Nvidia Experience

Nvidia Experience com os jogos que tenho instalados para Streaming.

Como vês na imagem, apenas possuo um jogo instalado neste PC. Para realizar o streaming para o Raspberry Pi, tenho de utilizar o Putty. Neste coloco o seguinte comando:

  • moonlight stream -app FarCryPrimal;

O comando em cima é o comando básico. Se usas muito a Steam, podes colocar o nome Steam, em vez de FarCryPrimal, e nesse caso, o Raspberry Pi 3 com Moonlight irá abrir a interface para TVs da Steam, que é bastante interessante para este projecto, transformando assim o Pi 3 numa das Steam Machine mais baratas do mercado.

Através deste comando podes acrescentar definições. Como resolução de frames por segundo. Imagina que pretendes fazer um streaming em Full HD e a 60fps para o Raspberry Pi3, o comando em cima seria substituído pelo seguinte:

  • moonlight stream -1080 -60fps -app FarCryPrimal;

Por defeito o Moonlight irá transmitir com uma resolução de 720p HD e a 60 fps. Esta é a lista de comandos completa do Moonlight:

  • -720 (Utilizar a resolução 1280x720px);
  • -1080 (Utilizar a resolução 1920x1080px);
  • -width (Definir um valor especifico para a largura);
  • -height (Definir um valor especifico para a altura);
  • -30fps (Rodar o jogo a 30 frames por segundo);
  • -60fps (Rodar o jogo a 60 frames por segundo);
  • -bitrate (Especificar um valor de bitrate em Kbps);
  • -packetsize (Especificar o valor máximo de cada pacote de envio);
  • -nosops (Impedir que a GeForce Experience modifique as definições do jogo);
  • -mapping (Utilizar um mapeamento especifico para o gamepad);
  • -localaudio (Utilizar as colunas do PC para saída de audio, e não as do Pi);

Nesta lista de comandos é importante dar relevância a 1. Que é o mapeamento do gamepad. O Moonlight funciona bem com os comandos que possuem um desenho idêntico aos comandos da Playstation. Se não for o teu caso, é importante realizares um mapeamento do comando. Para tal necessitas de aplicar este comando na linha de comandos do Pi, que pode ser através do Putty, mas neste caso recomendo que faças no próprio Raspbian, principalmente se o Pi estiver longe do PC.

  • moonlight map nomedomapa.map;

Terás de clicar nas teclas que te vão solicitar na linha de comandos.

Para iniciar um jogo já com o mapa tens de aplicar o seguinte comando:

  • moonlight stream -mapping nomedomapa.map -app FarCryPrimal;

Fim. O teu Raspberry Pi já deve conseguir fazer o streaming dos jogos que estão no teu PC. Estes comandos de lançamento do Moonlight não são muito complicados de decorar, mas se não quiseres esquecer, podes sempre guardar esta páginas nos teus favoritos, ou, partilhar no teu perfil, pois saberás sempre onde encontrares estes comandos, caso esqueças.

Este é o processo base para streaming de jogos num Raspberry Pi 3 com Moonlight. Vamos actualizar este artigo à medida que surjam novidades neste ponto, bem como formas de facilitar este processo.

Erros comuns durante o processo:

RTSP OPTIONS request failed: 11

Este erro acontece quando possuímos uma versão do Nvidia GeForce Experience incompatível com o Moonlight. Para resolver este problema podes remover a versão do Drive da Nvidia, e colocar a anterior.

Voltar a actualizar o Moonlight pode resolver o problema. Para tal basta voltares a realizar o comando:

  • sudo apt-get update;
  • sudo apt-get install moonlight-embedded;

Moonlight Can’t connect

Este erro pode ter várias origens. Pode ser a firewall do teu Windows que não permite que a Nvidia Experience comunique com o Raspberry Pi. Pelo que tenho verifico, este problema também pode ser referente à falta de espaço no cartão microSD que está a utilizar. Dependendo da forma como configuraste o teu Raspberry Pi, o cartão pode não estar a ser totalmente utilizado. Se for este o teu caso, tens aqui um tutorial que te será sempre útil:

Usar todo o espaço do cartão microSD no Raspberry Pi

O mesmo erro podem também afectar o desempenho do Kodi no Raspberry Pi.

Categoria: Hardware

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *