Moontera
OSMC Raspberry Pi

Instalar o OSMC no Raspberry Pi 3 (Mediacenter Kodi)

Por Tiago Araújo a 07/Abr/2016

OSMC é um sistema operativo baseado no media center Kodi, é ideal para instalar em computadores simples, como o Raspberry Pi 3, pois é bastante leve como sistema.

OSMC é a sigla para Open Source Media Center. É uma distribuição Linux baseada na distro Debian. O OSMC é bastante utilizado em computadores mais simples, como por exemplo o famoso Raspberry Pi 3, bem como em versões anteriores. É especialmente utilizado para levar o Kodi para o Raspberry Pi de forma fluída, pois todo o sistema e interface são dedicados ao mediacenter.

No Raspberry Pi 3 o OSMC corre que nem uma luva. E neste tutorial vamos explicar como instalar o OSMC no Raspberry Pi 3. Para quem não conhece o Kodi, é um media center muito famoso, que evoluiu do XBMC. O OSMC altera ligeiramente a interface do Kodi, mas não drasticamente. Na minha opinião torna-a mais simples e mais elegante. No Raspberry Pi 3 esta distribuição funcionou de forma bastante fluída. Podes também utilizar a interface clássica do Kodi com o OSMC.

Outras utilizações do Raspberry Pi:

Antes de avançarmos no tutorial, o que necessitas de possuir para instalar o OSMC no Raspberry Pi 3?

  • Cartão microSD com pelo menos 1GB de espaço;
  • Raspberry Pi 3, ou, versões anteriores;
  • Internet e um computador para instalar o OSMC no cartão microSD;
  • Leitor de cartões se o computador não possuir um de fabrica;
  • 8 minutos;
Raspberry pi 3 cartão microSD

Podes alterar de sistema operativo no Raspberry pi 3 bastando apenas trocar de cartão microSD.

Passo a passo, como instalar o OSMC no RBPi 3:

Primeira ponto essencial é visitares o site da OSMC. Navega até à secção de download do sistema. Nesta secção encontras a informação dos dispositivos suportados pela distribuição Linux. Apple Tv, Viro e os Raspberry Pi 1, 2, 3 e Zero. Descendo um pouco na página encontramos os sistemas operativos onde vamos configurar o cartão microSD, ou seja, o computador que utilizamos para aceder ao site. Se estiver num Mac, e a correr o sistema operativo da Apple, então escolhe a opção OSx. Se estiver num computador Windows, a opção é óbvia e se estiveres numa distribuição Linux certamente não precisas da minha explicação. Baixa o executável.

Imagem da instalação do OSMC no Pi 3

Mensagem de boas vindas da instalação do OSMC no Pi

Assim que acabares o download do instalador, começa o segundo ponto para instalares o OSMC. Coloca o cartão microSD no leitor de cartões que possuis. Carrega no instalador duas vezes se estiveres no Windows. Vai abrir uma janela de instalação, como acontece nos programas normais. Segue agora estes passos:

  1. Escolhe o idioma da instalação, Inglês;
  2. Escolhe onde vais instalar o sistema, neste tutorial é o Raspberry Pi 3;
  3. Avançando o programa pede para escolheres a versão do sistema operativo, escolhe a mais recente.
  4. Avança novamente. Agora tens de escolher onde vais instalar. No nosso caso é num cartão SD, aplica-se aos microSD também;
  5. Agora escolhe que tipo de conexão vais usar no Raspberry Pi para acederes à internet. No meu caso é Wired, por cabo.
  6. Agora escolhemos o cartão onde vamos instalar;
  7. Aceitamos e avançamos;
OSMC no Raspberry Pi 3

Passo final da pré-instalação do OSMC no Pi 3

Esperamos que o o programa faça download e instale o OSMC no cartão microSD. No final desta operação, avançamos para a configuração no Raspberry Pi 3. Assim que colocares este microSD que utilizamos nos processos anteriores no teu Raspberry Pi, podes ligar este ultimo à tua TV e coloca-o a funcionar. Tens de possuir conexão à internet. No primeiro iniciar do Pi, o computador vai executar algumas instalações do OSMC de forma automática. Assim que concluídas, o sistema deverá entrar no modo de configuração, onde escolhes pormenores como linguagem, região e aceitar novamente a licença do OSMC.

OSMC no Raspberry Pi 3

Exemplo da interface do OSMC no Raspberry Pi 3

Pronto, já temos os OSMC instalado no Raspberry Pi 3. Funciona como já dissemos, no 1, 2 e Zero também. Este sistema é totalmente gratuito. Está baseado no Kodi, mas como já deves ter notado, o design é ligeiramente diferente, mas os teus add-ons favoritos do Kodi funcionam todos de forma igual e com instalação igual.

Categoria: Hardware

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *