Moontera
Codec H265 HEVC

Converter H265 para H264 e para ProRes (HEVC)

Por Tiago Araújo a 28/Mar/2016

Saiba como converter os seus vídeos com o codec H.265 para outros formatos mais fáceis de trabalhar. Neste tutorial explicamos como converter H.265 em H.264 e em ProRes

O mundo dos codecs é um mundo limitado temporalmente, aprenda como converter H265 para H264, ou, para o codec ProRes. Parece que foi ontem que vimos a implementação do codec H264 nos vídeos online, colocando na altura um fim no flash. Em 2015 conhecemos as primeiras câmaras a gravar em H265, e em 2016 vão chegar muitas mais.

A vantagem do H265 até nem está na gravação de vídeo, mas sim na reprodução. O codec H265 consegue comprimir ainda mais o vídeo, ao mesmo tempo que consegue oferecer uma qualidade de imagem superior ao H264, ou seja, faz mais com menos. Claro que a implementação deste codec no mundo dos vídeos depende bastante de sites como o Youtube, que ainda não suportam a tecnologia.

Antes de chegar ao Youtube, o H265 tem de ser aceite pelos criadores de conteúdo. E aqui é que está o problema actual, alguns dos programas de edição de vídeo não suportam, ainda, o codec H265. Por esse motivo é que criamos este tutorial super simples em como converter H265 para H264. Como estamos a falar na vertente criativa, é importante também demonstrar como converter este formato altamente comprimido num formato mais fácil para editar, como é o ProRes.

Do que precisamos para converter H265 em H264:

  • Programa RockyMountains Movie Converter (48MB);
  • Um PC Windows, ou, Mac OSx;
  • Um vídeo em H265 (HEVC);

O RockyMountains Movie Converter pode ser encontrado neste site. É um programa bastante simples de funcionar como vamos poder ver em baixo.

Primeiro passo é abrir o programa, depois do o teres instalado no Windows, como qualquer outro software. Também existe para computadores Apple com OSx. Assim que abrires o RockyMountains Movie Converter vais encontrar uma interface bastante simples, tornando o converter H265 para H264 um processo também simples, no entanto, apesar de simples, o processo exige bastante do processador do computador, sendo que se tiveres a executar algo pesado em simultâneo, podes sentir alguma falta de fluidez.

Converter H265 para H264

Imagem do programa para Converter H265 para H264, ou, ProRes

Como já deves ter percebido pela imagem, basta adicionar os vídeos que queres converter para H264, ou, para ProRes. Podes adicionar vários ao mesmo tempo. Basta arrastar os vídeos para o espaço branco em Source File(s), ou, encontra-los na pasta através do botão “Add File(s)“.

O programa solicita ainda o local onde irá colocar o novo vídeo convertido após a conversão. Podes escolher a pasta em Output Folder. No caso desta imagem, a pasta é a G:/Vídeos/Huawei/Mate S/ProRes.

Converter H265 para H264

Algumas opções base que o programa permite.

Na parte inferior da janela do conversor de H265 para H264, ou, ProRes, encontramos algumas definições para a conversão. O programa tanto permite converter H265 para H264, como para ProRes. No exemplo em cima, estamos a converter para ProRes 422, com qualidade máxima e com a mesma resolução que o vídeo inicial. É possível diminuir a qualidade do vídeo, permitindo assim criar um vídeo ProRes que não ocupe tanto espaço, bem como podemos alterar a resolução do vídeo final.

Passa-se o mesmo para o codec H264, mas com a adição da velocidade do processo de conversão. A opção mais rápida aumenta o tamanho do vídeo final. No caso do codec H264, a qualidade é medida por números, onde “0” é o valor com maior qualidade, e “10” com menor.

Assim que carregares no botão “Star Process” o teu PC irá abrir uma nova janela com fundo preto, muito idêntica a uma janela de linha de comandos, não te assustes, pois é assim que o programa converte H265 para H264, ou, para ProRes. Dependendo do tamanho do vídeo, bem como das capacidade do teu PC, o processo pode ser mais, ou, menos rápido. Se converteres o vídeo para ProRes, tem especial atenção para o espaço disponível no disco, pois o PreRes vai descomprimir todo o vídeo, para que seja mais fácil edita-lo em programas de edição de vídeo como o Premiere Pro, entre outros.

H265 é o codec, também conhecido como HEVC. O formato do vídeo pode continuar a ser o MP4.

Categoria: Vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *