Moontera
Windows 10

Devo instalar / actualizar para o Windows 10?

Por Tiago Araújo a 28/Jul/2015

A cada nova versão do Windows esta questão levanta-se. devo, ou, não, instalar, ou, actualizar a nova versão, neste caso, do Windows 10 no meu computador?

O Windows 10 possui data de lançamento para os computadores já no próximo dia 29 de Julho. A nova versão do Windows vai estar disponível para actualização gratuita para muitos utilizadores, embora a disponibilização não seja imediata para todos, devido ao tráfego que esta operação necessita. A Microsoft já afirmou que alguns utilizadores podem apenas encontrar o a actualização disponível para o Windows 10 alguns dias depois do lançamento.

Para quem quiser comprar o Windows 10, os preços das duas principais versões já foram revelados. No caso da compra, o Windows 10 estará disponível de imediato, assim que o compre. A versão para smartphones não será lançada neste mês de Julho, por isso se possui um Windows Phone 8.1 que pretende actualizar para o novo Windows 10 Mobile, vai ter de aguardar mais algum tempo.

Para quem possui um PC que cumpre os requisitos mínimos do Windows 10, e já possui o Windows 7, Windows 8, ou, Windows 8.1 a questão levanta-se, valerá a pena actualizar para o Windows 10? Neste artigo deixamos algumas vantagens e desvantagens de actualizar para o Windows 10, ou de instalar o Windows 10 no seu computador principal.

A actualização para o Windows 10 é gratuita, apenas durante 1 ano! (Vantagem).

Se sabe que mais cedo, ou, mais tarde irá querer avançar para o Windows 10. Saiba que possui 1 ano para o fazer de forma gratuita. A actualização do Windows 10 para o Windows 7, 8 e 8.1 apenas estará disponível de forma gratuita no 1º ano. Atenção não confunda, após a instalação, ou, actualização, o Windows 10 será sempre seu e será sempre gratuito, não terá de pagar nada para o usar! A questão aqui é que a actualização para o Windows 10, apenas será gratuita durante o primeiro ano. Se esperar 400 dias para actualizar o seu sistema operativo actual da Microsoft, terá de pagar.

Pode ver o preço do Windows 10.

Cortana no Windows 10

Cortana no Windows 10

Drivers de componentes, ou, portáteis para o Windows 10 (Desvantagem).

Sempre que actualizamos para novos sistemas operativos, temos os problemas dos drivers. O PC ficou sem som, a gráfica não funciona como devia, ou alguma funcionalidade como Bluetooth, Wi-Fi, leitor de cartões, ou qualquer outro acessório do nosso computador, ou, principalmente portáteis, são os principais problemas destas alterações. Para computadores mais antigos, o problema agravasse. Os drivers do Windows 8.1 podem não funcionar no Windows 10, e terá de aguardar até que o fabricante resolva esse problema.

As ultimas versões do Windows não necessitaram da instalação de muitos drivers.

A parte boa é que ao longo dos últimos tempos, a Microsoft tem incluído uma grande quantidade de compatibilidades nos seus novos sistemas operativos. As placas gráficas não devem possuir problemas, nos computadores de secretária também não deve encontrar muitos problemas com drivers no Windows 10. A questão levanta-se mais nos portáteis, a actualização do 8, para o 8.1 encontrou vários problemas nos gestos dos touchpad, é provável que no Windows 10 este problema volte a acontecer. Os drivers de som não devem ser um problema actual, a não ser que possua uma placa de som dedicada.

Novas funcionalidades do Windows 10 (Vantagem)!

São muitas as novidades nas funcionalidades do Windows 10. O novo menu Iniciar parece finalmente entrar de acordo com os utilizadores mais tradicionais, sem desagradar os que se apaixonaram pela interface metro. A adaptabilidade do Windows é outra grande vantagem, principalmente para quem possui um híbrido. Cortana chega em inglês, mas no futuro terá uma versão em português. É uma assistente pessoal que tem mostrado grandes capacidades. Para quem possui uma Xbox One, a compatibilidade e sincronização com o PC Windows 10 será muita, pode ver essas funcionalidades especificas da Xbox One com Windows 10 neste artigo dedicado. O novo navegador Edge e o novo motor de busca do Windows, são também óptimas novidades nesta nova versão.

Microsoft Edge

Novo browser Microsoft Edge

Jogos terão grande melhoria de desempenho / DirectX 12 (Vantagem).

Além das funcionalidades que a Xbox One pode trazer ao Windows 10, outra grande novidade do novo sistema operativo da Microsoft é o DirectX 12. Esta ferramenta gráfica para jogos vai trazer grandes melhorias para os jogos Windows. O DirectX 12 comunica de forma mais directa com a placa gráfica, permitindo assim melhores gráficos e um melhor desempenho, pois a comunicação entre jogo e gráfica, não necessita de passar por tantos intermediários. A paralelizarão de tarefas que o DirectX 12 permite, vai trazer grandes melhorias no desempenho de jogos, até mesmo para componentes já existentes.

Os jogos actuais não vão tirar vantagens, mas até ao final do ano, a plataforma Windows 10 irá receber vários jogos e programas programados sob a linguagem de baixo nível (mais próxima da gráfica) que vão tirar mais partido do seu componente. Saiba as novidades do DirectX 12 mais a fundo neste artigo. Se gosta de jogar, se lhe interessa o desempenho do seu PC nos jogos, então o DirectX 12 é um bom motivo para actualizar para o Windows 10.

Windows 10 não possui o Windows Media Center (Desvantagem).

Para quem utiliza este recurso do Windows, a actualização para a nova versão não permitirá a instalação desta nova funcionalidade. É um software já com alguma idade, foi passando de Windows para Windows, mas não tem continuidade na nova versão. Para quem utiliza o Windows Media Center, e possui a sua biblioteca de filmes, musicas e fotografias organizada nesta plataforma, a actualização para o Windows 10 é sem duvida algo a evitar. A não ser que encontre uma alternativa ao Windows Media Center para o Windows 10.

Windows 10

Multi-tarefa do Windows 10

Multi-tarefa mais organizada e com mais opções (Vantagem)

Recentemente a Microsoft publicou um vídeo comercial sobre a multi-tarefa no Windows 10. É sem duvida uma das novas vantagens deste sistema, permitindo a criação de multiplos ambientes, a divisão do ecrã em várias formas, bem como o acesso rápido a todos estas formas de controlo das tarefas.

Ficou convencido? Saiba ainda mais sobre o Windows 10.

Se ainda está na duvida sobre se deve, ou, não actualizar para o Windows 10. Veja o nosso artigo das vantagens do Windows 10, ou o nosso artigo totalmente dedicado às novidades do Windows 10, bem como as vantagens do DirectX 12 nos jogos e aplicações, quer para computadores, quer para Smartphones. Espero que este artigo lhe tenha sido útil, encontra vários links ao longo do artigo que lhe direccionam para artigos relacionados, com o intuito de lhe ajudar a resolver a sua questão, ou dar-lhe mais a conhecer sobre o novo sistema operativo da Microsoft, ou alguma funcionalidades especifica desse.

Categoria: Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *