Moontera
Windows 10 wallpaper

Como forçar a actualização do Windows 10

Por Tiago Araújo a 29/Jul/2015

A ansiadade para actualizar para o Windows 10 é muita, um pequeno erro no Windows update deu esperanças a muitos utilizadores, ao verem a barra a mexer, mas eram apenas actualizações de aplicações, ou, do Windows 8.1.

Alguns utilizadores mais sortudos já receberam a actualização para o Windows 10 pela via normal. Quem ainda não teve a sorte pode forçar a actualização do Windows 10. Neste artigo vamos explicar como fazer este método, aqui nos nossos computadores, este método fez também que a actualização aparecesse pela via normal num dos nossos computadores, por esse motivo vamos dividir o tutorial em duas partes. Forçar o download do Windows 10 e actualizar o Windows 10 a partir dessa informação.

Antes de avançar-mos deve verificar se possui uma pasta oculta no seu disco principal, normalmente o disco C. Esta pasta oculta chama-se “$Windows.~BT”. Se sim, verifique o tamanho da pasta, se possuir um tamanho de aproximadamente 6GB, pode avançar para a etapa 2. Caso não possua 6GB, espere, está a fazer download do Windows 10 já, vá verificando o tamanho da pasta, até chegar aos 6GB. Caso o tamanho da pasta “$Windows.~BT” não se altere, e não avance dos 4GB, proceda o etapa 0, encontra-o no final do artigo. No final do artigo, também encontra um pequeno tutorial para ver pastas ocultas.

1. Forçar o download

Se não possui nenhuma pasta oculta $Windows.~BT, faça todos as actualizações do Windows Update, encontra-o no painel de controlo, dentro da secção “Sistema e Segurança”. Após actualizar todo o seu Windows,  deve abrir a linha de comandos do seu Windows como administrador, e escrever o seguinte código: wuauclt.exe /updatenow

Feche a linha de comandos e verifique novamente o seu disco principal, para ver se existe a pasta $Windows.~BT. Se sim, espere que atinja o valor de 6GB, verifique o espaço no disco para tal. Por vezes pode demorar alguns minutos até que o Windows inicie o processo de download.

2. Como forçar a actualização do Windows 10.

Para a maioria dos utilizadores, este é o ponto a começar. Se já possui uma pasta $Windows.~BT com 6GB, faça download deste programa ESD-Decrypter. Extrai o programa. Abra a pasta do programa. Agora inicie como administrador o ficheiro “decrypt”.

Vai agora abrir uma janela de comandos, escrava o seguinte “C:\$Windows.~BT\Sources\Install.esd”. Escolha a primeira opção e espere que a criação do ISO acabe.

Assim que a criação do ISO acabar irá possuir o ficheiro de instalação, ou, actualização do Windows 10. Pode criar um DVD, ou, utilizar uma PEN para instalar o Windows 10, recomendamos que actualize o Windows 10, deve facilitar o processo de activação, visto que este método foi forçar a actualização.

Depois é só seguir as instruções de actualização do Windows 10.

0. Andou a testar outros métodos para forçar actualização o Windows 10?

Por vezes a pasta “$Windows.~BT” pode não avançar, porque o utilizador fez algo que parasse o download, ou simplesmente mexeu nos ficheiros da pasta. Para voltar a activar o download do Windows 10 terá de navegar até à pasta C:\Windows\SoftwareDistribution\Download. Atenção que a letra do seu Windows pode não ser a C.

Elimine todos os ficheiros dessa pasta. Agora volte a aplicar o método 1.

Ver pastas ocultas:

Não sabe como ver pastas ocultas? Se está no Windows 8, ou, 8.1 abra a janela do seu disco principal, normalmente C. Na barra de controlo superior, possui um separador com o nome “Ver”, coloque um visto em ficheiros/pastas ocultas.

Se não quiser praticar a etapa 2.

Para nós este método resultou numa das maquinas que demorou mais tempo a receber a actualização. Numa das outras maquinas ao fim do download da pasta “$Windows.~BT” por completo, recebemos a janela de aviso para a actualização do Windows 10. Se não quiser arriscar o etapa 2, faça apenas a etapa 1.

Categoria: Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *