Moontera
sem som no pc

Não tenho som no PC Windows? Saiba como resolver

Por Tiago Araújo a 19/Jun/2015

Não ter som é um problema comum em muitos PCs após formatar o Windows, ou após instalar componentes novos no PC, ou portátil. Saiba como resolver em cada uma das situações.

Existem muitos motivos que podem estar a fazer com que não tenha som no PC com Windows. Vamos tentar ajudar com este artigo simples, enunciando as principais razões para o seu PC não possuir som. As soluções também. Os problemas por vezes são simples demais, e por serem tão básicos, nem reparamos neles. Acontece imensas vezes. Pelo que reparamos, a maior parte das vezes este problema ocorre depois de formar o portátil ou PC.

Vamos começar a dividir os problemas de forma a facilitar a sua pesquisa pelo problema de não ter som no PC/portátil Windows. As primeiras opções é para quem acabou de formatar o Windows e agora não possui som no computador. Depois avançamos para quem ligou, ou, desligou colunas, ou aparelhos de som recentemente. Depois avançamos para a hipotese de ter ligado um monitor via HDMI e por fim apresentamos as hipóteses mais simples para não possuir som no computador.

Formatou o Windows recentemente e agora não tem som?

1. Instale os drivers de som do seu fabricante.

Por vezes o Windows não consegue detectar e instalar automaticamente todos os drivers do seu computador. Isto acontece principalmente em portáteis mais antigos e em versões do Windows inferiores ao Windows 7, como é o exemplo do Windows XP, Windows Vista e Windows Me. Se este problema ocorrer num portátil, vá ao site da marca do seu portátil, pesquise pelo menu de suporte, ou drivers. Neste será encaminhado para a interface onde indicará qual o modelo que possui, e qual a versão do Windows. Agora escolha os drivers de som/audio. Se tiver dificuldades neste passo, comente aqui neste artigo que nós damos uma ajuda.

Se possui um PC Desktop e não tem som. Deverá saber se possui uma placa de som dedicada, ou o som sai da sua motherboard. Na grande maioria dos casos o som é da responsabilidade da motherboad. Se não sabe, veja o nosso artigo sobre como saber se tenho uma placa de som. No caso de ser a motherboard, deverá saber a marca da mesma, se não sabe, nós podemos ajudar neste artigo sobre como saber a marca da motherboard. Se for uma placa de som, também precisa de saber qual é a marca.

Agora que sabe a marca, se não sabe, consulte os dois artigos que indicamos acima. Faça o mesmo que o primeiro caso do portátil, visite o site da marca e procura pelo suporte e pelos drivers de som, indicando o modelo da sua motherboard, ou, placa de som. Se não se sente à vontade a instalar drivers, experimente instalar este programa DriverMax, que procura a instala os drivers que necessita por si.

Ligou um monitor ou projector ao seu Pc recentemente?

2. Defina o dispositivo de reprodução correto.

Por vezes quando ligamos acessórios como monitores e projectores HDMI, o Windows pode, mas não deve, alterar o reprodutor de som se ma nossa permissão. Nestas situações a resolução do problema é muito simples. Vá ao ícone do som, normalmente no canto inferior direito do Windows, se não o vir, clique na seta para cima. Quando localizar o ícone de som, clique com o o botão direito do rato sobre o ícone do som e vá a “Dispositivos de Reprodução” e clique. Se tiver a reproduzir musica, verá as barras verdes e mexer no dispositivo que estiver seleccionado para reproduzir som. Se quer colocar o som nas colunas do PC/portátil tem de escolher a opção Altifalantes, pode ter mais do que uma, depende da sua maquina. Depois de seleccionado, carregue no botão “Predefinir”.

Se pretende ouvir som a partir do seu monitor, deve escolher o dispositivo que tenha, ou o nome do monitor/projector, ou, o nome da placa gráfica, normalmente com os seguintes nomes nas descrições/nome, Nvidia, Intel, AMD, ou, ATi.

Esta solução pode também ser utilizada para colunas bluetooth, ou colunas via USB, por exemplo. O Windows normalmente dá prioridade ao Jack de 3,5mm (porta redonda de cor verde). Pode também alterar essa predefinição neste mesmo menu.

Usa Colunas sem fio?

3. Verifique os dois passos anteriores, pode ser uma de ambos

Se quer ouvir som por colunas sem fio no seu PC, tem de verificar se os Drivers das colunas estão bem instalados no PC. Para isso vá ao “Meu Computador”, ou, no ícone do Windows na barra inferior, e carregue com o botão direito do rato sobre ele, e escolha a opção de gestor de dispositivos. Se tiver algum ícone com um aviso amarelo, o driver desse dispositivo está mal instalado, ou não existe. Faça o passo 1. Se não for o caso, verifique se o Windows tem como predefinido reproduzir som nas suas colunas sem fios. Faça passo 2.

Os problemas mais básicos

4. Verifique os dois volumes!

Verifique no controlador de volume das colunas se não está no mínimo e depois verifique no ícone de som do Windows no PC. Clique com o botão esquerdo sobre o ícone e coloque a seta em valores mais elevados.

5. Colocou na porta correta?

Por norma, as colunas de som com fios, são ligadas via USB, ou, jack de 3.5mm. Este ultimo é a porta redonda com cor verde. Se não consegue ver a cor verde, experimente as várias portas redondas que estão disponíveis.

As colunas podem estar avariadas.

6. Experimente ligar outras colunas ao PC.

O problema pode ser das colunas. Para ter a certeza disso ligue outras colunas ao seu PC, se funcionarem, pode ser o problema das colunas que anteriormente estavam ligadas. Para ter a certeza, ligue as colunas com problemas a outro dispositivo, como smartphone, tablet, leitor multimédia, ou TV, para ver se funcionam. Se funcionarem terá de rever os problemas 1 e 2.  Se todas as colunas que tentou ligar ao PC/portátil não transmitiram som, o problema poderá ser do seu PC. Mas em todas as colunas experimente os passos em cima descritos para ter a certeza.

Categoria: Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *